Faculdade X Certificação em TI: o que vale mais a pena?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 17 de novembro de 2020
Faculdade_X_Certificado

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Faculdade X Certificação em TI: o que vale mais a pena?

O debate sobre faculdade x certificação em TI é um assunto de longa data e provavelmente nunca terá um fim.

Afinal, o mercado é composto por excelentes profissionais com ou sem graduação em uma faculdade, e paralelamente por excelentes profissionais com ou sem certificação em TI.

Além disso, é preciso levar em consideração que vários fatores podem influenciar a decisão de um profissional no momento de escolher por tirar uma certificação em TI ou um diploma da faculdade.

Rapaz lendo livro na biblioteca da faculdade

Além da educação ser fundamental para o crescimento profissional, ela é muito importante para o crescimento pessoal. Foto: Pixabay

Mas, de qualquer forma, é preciso ficar claro para quem está na dúvida: o ideal é que o profissional tenha tanto uma certificação em TI quanto uma faculdade, já que ambas são complementos uma da outra e possuem um objetivo diferente.

Portanto, se você também tem essa dúvida sobre qual caminho escolher, se faculdade ou certificação em TI, fique com a gente e acompanhe o post abaixo que preparamos para você!

Entenda o que cada um representa no mercado de trabalho.

Afinal, o que vale mais a pena, faculdade ou certificação em TI?

Primeiramente, vamos falar sobre a faculdade.

É preciso quebrar o mito de que a faculdade por si só é o que modela o aluno como profissional.

Na verdade, seu principal objetivo é expandir os horizontes e o campo de visão de um aluno (além, claro, de toda experiência de vida que ela proporciona).

👉 PMG Academy INDICA:

Todavia, cabe ao aluno buscar diferentes fontes de conhecimento para somar à faculdade e se moldar como um bom profissional no mercado. Esperar que apenas o professor universitário seja responsável por tal modelação é um pouco de ingenuidade.

Isso porque, determinadas vezes, o que os professores passam aos alunos é apenas a ponta do iceberg sobre determinado assunto.

E, obviamente, é preciso levar em consideração ainda que o conteúdo ensinado possa estar imbuído com as crenças do próprio docente.

E a certificação em TI, qual é a sua importância?

A certificação em TI complementa o estudo que o aluno tem durante seu curso superior, seja uma graduação em bacharel, licenciatura ou tecnólogo.

No entanto, apenas a certificação sem a base de um curso superior pode não ser suficiente para o profissional. Ter o conhecimento de mercado e linhas de pesquisa é essencial para que sua visão não fique limitada.

Computador com chapéu universitário certificado livros e um teste

Certificações são provas reais de que atestam e validam o conhecimento e a experiência de uma pessoa. Foto: Freepik

Mas não existem verdades absolutas. Cabe ao profissional analisar uma série de coisas, como o seu objetivo no mercado de trabalho, o momento de vida em que se encontra, os benefícios e as desvantagens de cada caminho a se seguir, sua situação financeira, etc.

Assim, levando todos os pontos em consideração, é possível realizar uma escolha assertiva de acordo com os objetivos.

Então, por onde começar?

Como dito acima, é sempre importante avaliar o seu contexto atual.

Sendo assim, se levarmos em consideração que você ainda está no início da sua carreira, uma certificação em TI pode ser a melhor escolha.

Isso porque será possível validar rapidamente o conhecimento adquirido no mercado de trabalho e você terá mais tempo para decidir se esse é realmente o caminho que gostaria de seguir profissionalmente.

Além disso, optar pela certificação em TI também permite que o profissional iniciante na carreira obtenha ganhos financeiros de forma mais rápida. Pois, precisamos levar em consideração, que optando por uma faculdade, o tempo mínimo de espera é de 4 a 5 anos.

Veja também: 5 tendências que apontam o futuro da experiência do funcionário

Por outro lado, também é importante salientar que, mesmo que seja escolhida a certificação em TI, não há certificado que substitua o aprendizado de uma instituição de ensino superior.

Uma faculdade não serve apenas para que o aluno aprenda determinado conteúdo, mas também para ganhar experiência de vida e expandir sua visão sobre o mercado.

Porém, independentemente de qual seja a escolha, cabe a cada um escolher o melhor caminho a ser seguido de acordo com os seus sonhos, objetivos de vida e objetivos profissionais.

A verdade é que existe uma fórmula básica para que qualquer profissional tenha sucesso. Ela é composta de estudo, experiência no mercado, autoconfiança, trabalho árduo e aprendizado constante.

Não acredite que ao terminar a faculdade você não precise mais estudar. Pelo contrário: estamos falando de uma pequena fração de tudo o que você ainda tem para conhecer e aprender.

Agora, é com você: já sabe o que vai escolher? Faculdade ou certificação em TI?

Deixe o seu comentário abaixo, eu quero saber a sua opinião!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente