Top 5 Mitos Sobre as Certificações de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 2 de abril de 2020
Top 5 Mitos Sobre as Certificações de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Top 5 Mitos Sobre as Certificações de TI

Se você está na área de Tecnologia da Informação, então está familiarizado (a) com o mercado de certificações. Alguns podem questionar a necessidade da certificação para os profissionais de TI ou consultores, mas acreditamos que existe um valor diferenciado nos profissionais certificados.

Algumas pessoas seguem um roteiro planejado de certificações todos os anos; outras insistem que elas não acrescentam valor real para a profissão. Por isso, este artigo tem como objetivo discutir os “5 mitos ​​sobre as Certificações de TI ” que escutamos com maior frequência:

Mito # 1: Certificação Não Mede Habilidades “Práticas”

Muita gente fala isso! Mas não se engane, pois os institutos têm feito grandes avanços nos testes de conhecimento do “mundo real” em seus exames. Por exemplo, muitos exames de certificação da Axelos, Exin e Isaca agora contêm simulações robustas que imitam ambientes reais. Se você não consegue interpretá-los no teste, você não vai passar. Isso é essencial porque a tecnologia muda muito rápido.

Dessa forma, a certificação é um “selo de aprovação” específica do instituto que a concede, para garantir aos profissionais que eles estão no topo da tecnologia e das mudanças. Os profissionais de TI muitas vezes procuram a certificação em suas competências especificas para criar uma especialização mais aprofundada.

Leia também: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI.

Mito # 2: O Ciclo de Vida de Certificação é Curta

Este mito é uma crítica disfarçada. É verdade que os fornecedores podem “rever, reformar ou refazer completamente uma certificação, muitas vezes, e da forma como eles bem quiserem”. Porém, este é um ponto positivo, já que mantém as certificações da indústria “up-to-date” (atualizadas) com as tecnologias emergentes e aplicações realistas.

Os avanços tecnológicos acontecem em um ritmo muito rápido a cada dia. Embora possa ser inconveniente, às vezes, as organizações não irão contratar alguém cuja experiência comprovada, mais recente, é de cinco anos atrás; quando eles podem contratar quem tem uma certificação atualizada e de acordo com a tecnologia mais recente.

Se você tem interesse na Área de Governança de TI, este é o artigo certo para você: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI .

Mito # 3: Certificações Foram Desvalorizadas

Desvalorizadas por quem? Este mito pode ser contestado por provas de que os salários de pessoas certificadas continua a subir a cada ano. A 12ª pesquisa anual-salário, da Redmond Revista, revelou uma crescente nos salários de pessoas com várias certificações.

Da mesma forma, uma “Internetworking Pesquisa Salarial”, realizada pelo TCPMag.com, mostra que as médias salariais para todas as certificações subiram de 2009 a 2012. Na verdade, mais de 39% dos entrevistados falaram que “o fator que teria o maior impacto para melhorar o seu salário atual era a obtenção de uma nova certificação. “

Quer saber mais sobre certificações de Segurança da Informação? Leia: Carreiras e Certificações de Segurança da Informação.

Mito # 4: Faculdade vs Certificação vs Experiência

Haverá sempre essa tensão no mercado sobre o valor e a necessidade de uma graduação em relação à necessidade de uma certificação versus a da experiência. Todas as coisas são iguais, agora é provável que em um ambiente de trabalho competitivo, o empregador escolha o requerente titular de uma certificação como desempate.

Porque, em muitos casos, duas pessoas com a mesma graduação e nível de experiência, que se aplicam para o mesmo trabalho, podem ter como critério “diferenciador” a certificação que um deles possui. Portanto, as certificações demonstram não só um nível mais profundo de conhecimento em uma determinada área, mas a iniciativa do profissional.

Então qual a melhor maneira de completar uma educação do que com a aquisição de múltiplas habilidades? Esta prática proporciona uma experiência de aprendizagem e uma sólida base de conhecimento.

É por isso que a obtenção de mais de uma certificação é tão importante, se não mais importante, do que apenas graduações. Certificações reforçam o grau de especialização que um profissional dispõe.

Mito # 5: Nunca Se Sabe Quantas Certificações São Suficientes

O mito afirma que ninguém sabe quantas certificações você precisa para ser bem sucedido ou quais as certificações que hoje têm mais valor.

Na realidade, o que nós sabemos é que a posse de uma certificação nunca é uma má ideia. Independentemente da quantidade ou assunto, construir conhecimento nunca é um risco.

A certificação é como um ponto de exclamação no final de uma frase, ela adiciona ênfase. É um forte reconhecimento que carimba uma iniciativa, movimentação, conhecimento e habilidade. Ela é um diferencial para as oportunidades de trabalho, promoções e outros ambientes competitivos, e esta é a avaliação de certificação que verdadeiramente importa.

Conclusão

Então, para combater os céticos: a certificação é um benefício? A resposta é “certamente”, não só para o profissional que recebe o certificado, mas para a empresa que o emprega e para os usuários de TI que ele atende.

Bem… espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas a respeito dos principais mitos Sobre as Certificações de TI. Até breve!


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X