Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 18 de março de 2020
Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI

Neste artigo, vou brevemente contextualizar (não ensinar) a biblioteca da ITIL, pois penso ser um bom ponto de partida para listar possíveis carreiras e as certificações pertinentes para a área de Gerenciamento de Serviços de TI.

Primeiro, porque a ITIL foi a precursora das práticas de gestão, foi escrita por um bocado de pessoas de diferentes empresas e países, por isso ela tem o seu lugar e pode ser considerada como um padrão em qualquer empresa, independente do seu porte.

E, segundo, a sua estrutura acaba, em certo ponto, direcionando para novos conhecimentos, e não só a ITIL 4, mas o VeriSM também, que estão mais focados na transformação digital, com isso, interagindo perfeitamente com a cultura ágil, DevOPS, Lean IT, etc.

Você pode perceber que as melhores práticas da ITIL abrem um leque de possibilidades, por isso eu acho até difícil falar especificamente da carreira em gerenciamento de serviços de TI, porque as boas práticas são a base de conhecimento de qualquer profissional de TI. ITIL é para todos, é padrão, é o mínimo desejável para QUALQUER profissional. Arriscaria hoje ousar em dizer que ITIL está virando commodities.

Mas é lógico, profissionais que desejam certificações que os possibilitem entrar de cabeça nesta carreira maravilhosa, que é a de gerenciamento de serviços de TI, encontrarão outras áreas relacionadas bem promissoras e atraentes financeiramente.

Sem contar, que dentro da biblioteca da ITIL, cada processo poderia ser uma área a ser seguida, seja a de Desenvolvimento, Segurança, Governança, Suporte, Teste, Operação, Atendimento, etc.

Então, ok, bora começar?

Índice:

1. Contextualização do Gerenciamento de Serviços de TI

Em se tratando de carreira e certificação em GSTI – Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM – Information Technology Service Management), o primeiro título que normalmente vem em nossa mente é o da ITIL 4, da Axelos. Hoje o exame é aplicado apenas pelo instituto Peoplecert e comercializado por ATOs (Accredited Training Organization), como a PMG Academy.

Partindo então da biblioteca da ITIL, posso explorar um pouco dos seus conceitos, tais como as Práticas de Gestão, que em grosso modo, representam cada processo executado na TI, como gerenciamento de Incidentes, Problemas, Mudança, Configuração, Liberação, Disponibilidades, etc. E, a partir deles, podemos seguir com maior profundidade nos estudos e em capacitações.

Se a ITIL é tão abrangente assim, podemos então navegar por diversas outras áreas afins, como a Segurança, LGPD, Gerenciamento de Projetos, Organização, Governança de TI, Planejamento, Arquitetura de Informação, Testes, Processos, Práticas da ITIL, enfim…

Percebe que é extenso e complexo esse emaranhado de possibilidades? Então vou tentar não fugir do propósito de listar as possíveis certificações e carreiras relacionadas ao Gerenciamento de Serviços de TI

Abaixo vou listar as esperadas certificações:

2. Formação Básica e Gratuita

Eu tenho três cursos gratuitos que são fantásticos, pois se você não conhece nada sobre a ITIL 3 – Gerenciamento de Serviços de TI, seus problemas acabaram!

ITIL v3 Foundation

Sim, é isso mesmo, disponibilizei o curso da ITIL v3 Foundation gratuitamente! Mas não se engane que ele está desatualizado não. Eu só fiz isso em virtude de terem lançado a ITIL 4 Foundation e de não podemos mais vender o curso sem o exame.

Entre renovar o credenciamento da v3 ou pagar pelo credenciamento da nova v4, resolvi fazer a v4 e disponibilizar a v3 gratuitamente, que foi o curso de maior sucesso na PMG, não só em vendas, mas de maior taxa de aprovação no exame!

Para fazê-lo, clique aqui: Curso Online ITIL V3 Foundation – GRÁTIS

ITIL 4 Essentials – ITSM Best Practice Introduction

Eu só inseri este item porque realmente faz sentido, pois eu montei um curso gratuito com os principais pontos da ITIL 4. Todas as aulas deste curso foram retiradas do nosso curso completo e oficial de ITIL 4 Foundation.

Matricule-se agora: Curso Online ITIL 4 Essentials – ITSM Best Practices Introduction

E não esqueça, temos também simulados gratuitos da ITIL 4 Foundation oficial neste link: Simulado ITIL 4 Foundation – GRÁTIS

ITMP

Este é o meu xodó, pois foi um dos melhores cursos que a EXIN já disponibilizou (não prepara mais para a certificação internacional ITMP), pois ele te dá um norte com mais de 28 estruturas ou Framework de TI, desde normas ISO, Prince, ITIL, CobiT, Cloud, Quality Assurance, PMP, etc. Ele é um curso “completão”, bem curtinho e tem bastante conteúdo. Por isso, vale muito a pena conferir.

3. Principais Certificações de Gerenciamento de Serviços de TI

A maioria das certificações de Gerenciamento de Serviços de TI são focadas na ITIL. Por isso, resolvi inserir os cursos da versão Intermediate e Practitioner da v3, por serem bem representativas nos dias de hoje.

ITIL 4 Foundation

A mãezona (rejuvenescida) das boas e melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI. Posso falar com total segurança e certeza, é a certificação mais importante para QUALQUER pessoa que trabalha na TI, desde um programador .NET, analista de sistemas, suporte à Linux, operador, técnico em campo, atendimento Nível 1, 2, 3, etc. gerente de projetos, CIO, Security Officer, técnico em hardware, etc..

Ou seja, você entendeu: TODO MUNDO DE TI! E sabe por quê? Pelo simples fato de a ITIL abordar todos os principais processos de uma área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, sejam internas ou na nuvem (Cloud)! E outra, não foi a ITIL que criou processos, procedimentos, métricas, etc. isso tudo veio da indústria, do chão de fábrica. Processo e normas sempre existiram, mas a ITIL colocou tudo em alguns livros, só isso!

ITIL v3 Expert ou ITIL 4 MP

Eu poderia descrever a diferença entre as versões, mas não é o objetivo deste artigo. Já escrevi outros posts, inclusive falando da migração de uma versão para outra. A ideia aqui é informar que existem outras formações da ITIL que entram em profundidade em cada prática de gestão.

Na versão ITIL v3, existem formações específicas da linha Intermediate, como a ITIL Intermediate OSA, SOA, PPO, RCV, SS, ST, SO, SD, CSI e a tão temida ITIL MALC. Na versão da ITIL 4 foi simplificada, com os níveis da ITIL 4 DSV, CDS, HVIT, DPI e LDIS.
E a ITIL Practitioner é outra formação que interage bem com as abordagens Lean, DevOps e Ágil, por exemplo, um dos 9 Princípios Orientadores da ITIL é o Observar Diretamente, e é baseado no Gemba, ou seja, um termo do Lean que informa o local onde o valor é criado.

VeriSM Foundation

Não se engane, o VeriSM Foundation é outra certificação em gerenciamento de serviços de TI muito TOP! Ele chegou antes da ITIL 4 e com muita novidade, principalmente com a conexão com DEVOPS, Lean IT, práticas ágeis, como o Scrum, e inúmeras estruturas para a nosso nova era digital. Vale DEMAIS a pena fazer o curso e se certificar

MOF 4.0 Foundation

Outra velha de guerra, bem conhecida no meio dos profissionais que atual com a tecnologia da Microsoft. Eu brinco falando que o MOF é a a ITIL da Microsoft, porque foi ela que a desenvolveu, porém a EXIN fornece o esquema de certificação. Acho muito, muito válido esta certificação, pois te dará uma nova perspectiva dos processos de TI, sob a ótica da Microsoft. Bem interessante e vale a pena!

Normas ISO/IEC 20000 Foundation

Atualmente na versão 2018, é um complemento de quem inicia pela ITIL, pois podemos dizer, a grosso modo é que a ITIL sugere as práticas, a ISO manda! Ela é o padrão, baseada nas praticas tradicionais que são tratadas dentro da biblioteca da ITIL. A versão é bem nova e não muito adotada ainda para quem busca certificar a empresa.

Muito forte e com todo vigor, a versão 2011 vem se sustentando no mercado até os dias de hoje, e sem sinal de dar espaço para novas versões. O interessante desta certificação é a versão Bridge, utilizada para quem já tem a ITIL Foundation, deste modo, bastando fazer um exame mais simples, barato e rápido.

4. Principais Certificações de Governança de TI

Apontar a Governança de TI como uma das carreiras do Gerenciamento de TI faz muito sentido. ITIL e CobIT tem um namoro antigo! Inclusive, se quiser obter mais informações sobre as carreiras de Governança de TI, acesse o nosso artigo onde eu falo sobre essas carreiras .

Certificações na área de Governança seriam um passo adiante depois que se conhece gestão de serviços e gerenciamento de processos. Eu lembro que no primeiro projeto de Governança de TI que trabalhei, o conhecimento obtido em Gerenciamento de Serviços de TI (mas especificamente a ITIL v2), fez com que eu pudesse amarrar toda as pontas, do mais alto nível de processos e indicadores, como o BSC, até aqueles indicadores e processos operacionais, como quantidade de chamados atendidos no Help Desk (Sim. Faz tempo, nem era chamada ainda de Central de Serviços!).

Cobit 5 Foundation

Tirando a versão 2019, que é a mais nova, porém pouco praticada ainda no Brasil, a versão 5 é a mais cobiçada e requisitada no mercado de TI e no processo de seleção. Então, não se engane, ela ainda é bem cotada e sem data de retirada. Sendo assim, se você quer começar nesta área, providencie a sua certificação internacional em CobiT 5 Foundation.

5. Principais Certificações de Cultura e Princípios Ágeis

Esse é um mundo que eu devo tomar cuidado para não sair muito do foco de Gerenciamento de Serviços de TI, pois a ITIL 4 faz uma conexão perfeita com muitas coisas, assim como sobre processos de desenvolvimento de software, análise de negócios, inteligência de negócios, etc.

Se partimos do pressuposto que a ITIL é a principal referência em termos de GSTI, então saibamos que ela adota o gerenciamento ágil de serviços! Pois é! Adequando-se a realidade Lean, Ágil e DevOps, pois serão estas formações fundamentais que irei expor aqui. Sua carreira pode enveredar para uma delas.

Lean TI Foundation

A EXIN, em conjunto com outros institutos e com a LITA (Lean IT Association), criou uma carreira sensacional de Lean, desde o nível Fundamentos até o Kaizen, Leadership e Coach. A ideia aqui é Gerenciamento de Serviços de TI, então, nada mais justo de incluir nesta seleção pelo menos a maravilhosa e cobiçada certificação LITA Lean IT Foundation.

Sabemos que no mercado há outras certificações Lean, ou sua parente mais próxima, o Six Sigma, porém, é importante salientar que foi a LITA que tratou de adaptar conceitos enxutos dentro de um aspecto de serviços de TI. Genial, não?

DevOps

DevOps é outro termo comumente usado dentro da engenharia de software. A palavra DevOps é da junção das palavras “desenvolvimento” e “operações”. Existem alguns institutos também que tratam de certificações, porém, nossa sugestão é partir para a certificação da EXIN, pois já está aderente aos principais frameworks do mercado. Isso evita termos, conceitos e jargões diferentes. Ou seja, está tudo em casa!

Scrum Foundation

Este é complicado falar, não só pela dezena de certificações que existem no mercado, nos mais diferentes níveis e papeis, como o Scrum Master e o Product Owern. Mas minha sugestão, é conhecer o básico da metodologia ágil de gestão de projetos pela formação fundamental, tal como o Scrum Foundation.

Nesse sentido, eu aposto que você vai adorar o Scrum quando assistir nosso curso gratuito chamado Surfando no Scrum. Ele dará um panorama geral do Scrum. Eu duvido que após concluir este curso você ficará sem saber o que é o Scrum!

 

5. Principais Certificações de Cloud

Por que certificações de Cloud Computing é importante? Alguém poderia falar que lidar com a tecnologia e serviços na nuvem faz da ITIL algo inútil! Que sacrilégio! Os processos ganham mais importância, pois agora você não gerencia a tecnologia que está abaixo dos seus pés, mas sim, processos de relacionamento com fornecedor, com o seu negócio, com leis, contratos…. é neste momento que a ITIL é FUNDAMENTAL!

7. Conclusão

Enfim, eu deixo aberto a comentários sobre as possíveis certificações adequadas às carreiras na área de Gerenciamento de Serviços de TI. E lembre-se, este artigo é vivo! Vou alterar sempre que necessário para deixar bem atualizado e aderente à nossa época e realidade.

Abraços a todos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X