Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Tendências tecnológicas para 2022

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 23 de dezembro de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A tecnologia está evoluindo em um ritmo muito rápido. Com ela, muitas mudanças e progressos também avançam aceleradamente.

Com tudo que vem acontecendo nos últimos dois anos, percebe-se que as tecnologias estão se aprimorando e os profissionais de TI precisam estar constantemente reaprendendo.

Por isso, é necessário atualizar-se com as tecnologias emergentes, afinal a ideia é saber quais habilidades serão necessárias para sua empresa no futuro.

Aqui, você confere 4 importantes tendências para o próximo ano!

Inteligência Artificial (IA)

Primeiramente, a Inteligência Artificial (IA) já é assunto presente na última década, mas continua a ser uma das novas tendências tecnológicas graças aos seus efeitos notáveis.

A IA já é conhecida por sua superioridade em aplicativos de navegação, em reconhecimento de imagens e vozes, nos assistentes pessoais de smartphones, em aplicativos de compartilhamento de passeios e muito mais.

Além do mais, a Inteligência Artificial será usada posteriormente para analisar as interações e determinar as conexões e percepções adjacentes. Isso facilita decisões sobre utilização de recursos e detecção de mudanças nos padrões de comportamentos do cliente, sendo capaz de aprimorar experiências.

Inclusive, há indicação de que a IA será a responsável por desenvolver o metaverso, que vem sendo uma aposta de grandes corporações. Recentemente vimos a criação da Meta, que reúne WhatsApp, Instagram e Facebook.

5G

O 5G é uma tendência tecnológica para 2022 e já está em operação em países como China, Estados Unidos e Filipinas. No Brasil, sua implementação começará no próximo ano, porém poderá demorar alguns anos para chegar às maiores cidades.

Nesse caso, enquanto que as tecnologias 3G e 4G permitem a navegação na internet, uso de serviços com base em dados, aumento de largura de banda para streaming e mais, os serviços 5G intencionam revolucionar.

Ou seja, espera-se que essa tecnologia habilite serviços que contam com ferramentas de alta tecnologia, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada, além de serviços de jogos em nuvem, entre outros.

A ideia é que as empresas usem o 5G, câmeras HD para melhorar a segurança e gerenciamento de tráfego, controle de rede inteligente, entre outros destinos. É possível que tal tecnologia abra as portas para novos serviços, como carros autônomos e cirurgias remotas.

Segurança cibernética

Em seguida, outra tendência tecnológica para 2022 é a segurança cibernética, que não é uma tecnologia emergente, mas vem evoluindo constantemente.

A cibersegurança pode ampliar as possibilidades de inovação e abrir espaço no mercado, contudo ao mesmo tempo ela cria lacunas e brechas para a atuação de criminosos. E essas ameaças também vão se aperfeiçoando com o tempo.

Os cibercriminosos procuram acessar os dados de maneira ilegal e continuarão encontrando formas de superar as medidas de segurança.

Assim, a segurança cibernética é uma tecnologia em alta porque permanecerá evoluindo a fim de proteger a empresa e os clientes. Mais do que uma tendência, a segurança digital é uma necessidade para 2022, especialmente por conta das exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Leia mais sobre a transformação digital e como reposicionar sua empresa com segurança!

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Da mesma forma, uma tendência tecnológica para 2022 é excepcional: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

A Realidade Virtual imerge o usuário em um ambiente, enquanto que a Realidade Aumentada aprimora o ambiente. Até então, podemos ver tais tecnologias em jogos e treinamentos, porém em 2022 espera-se que elas sejam ainda mais integradas em nossas vidas.

Há um enorme potencial da Realidade Virtual e Realidade Aumentada para as áreas de treinamento, educação, marketing, entretenimento e até na reabilitação após uma lesão.

Podemos usar ambas tecnologias para treinar médicos para fazer cirurgias, oferecer experiências mais profundas em visitas a museus, aprimorar parques temáticos e muito mais.

Conclusão

Juntamente com essas tendências tecnológicas citadas para 2022, podemos citar outros recursos promissores, como machine learning, blockchain, automação e outros.

Em suma, todas essas tecnologias têm muito a oferecer e cada empresa precisa criar estratégias para extrair o melhor delas, ok? 

Sem contar que elas podem contribuir para a retomada econômica, já que vivemos em um cenário de instabilidade desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Como consequência, a maioria dessas tecnologias estimulam a capacitação dos profissionais de TI, sendo necessário assim qualificações e treinamentos para um melhor posicionamento da organização para que consiga acompanhar a evolução e a modernização.

Igualmente, podemos incluir a terceirização do gerenciamento das infraestruturas de equipamentos de TI, o que exige energia, constância e muita disciplina, pois isso interfere diretamente na competitividade e relevância no mercado.

Portanto, estando ainda mais conectados e globalizados, não deixe de ler a relação entre produtividade e tecnologia em 10 fatores. E confira os outros textos do blog para mais conhecimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *