Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Por que utilizar o Scrum como ferramenta de apoio logístico para os seus projetos?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 13 de novembro de 2020
Scrum

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que utilizar o Scrum como ferramenta de apoio logístico para os seus projetos?

Otimizar processos significa, dentre outras coisas, economizar tempo, recursos e aumento de ROI. E tudo isso pode ser alcançado de uma forma mais simples do que você imagina. Precisamos falar sobre o Scrum!
Diminuir a complexidade de um projeto, agilizar os processos e atender necessidades de clientes são alguns dos principais pilares do sucesso para qualquer negócio, seja ele na área de TI ou não.
Com o método Scrum, gerentes e colaboradores de uma equipe têm muito mais facilidade para otimizar tais processos.
Mas se você ainda não se convenceu, confira algumas vantagens abaixo sobre o uso de Scrum como ferramenta de apoio logístico para os projetos da sua empresa.
Boa leitura!

Mão escrevendo scrum em um postit
Scrum é uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos. Foto: Freepik

Vantagens sobre utilizar o Scrum como ferramenta de apoio logístico:

1- A técnica fornece feedbacks a todo o momento

Feedback não se trata apenas de cumprimentar gestores depois de uma reunião importante.
Feedback é muito mais do que isso. Se precisássemos defini-lo em poucas palavras, diríamos que a transparência vem em primeiro lugar.
Afinal, uma empresa funciona como as engrenagens de um relógio. Se algum integrante do time não está a par do que está acontecendo e não sabe quais ações estão gerando resultados, não há como saber se você está seguindo pelo caminho certo.
Inspecionar os processos utilizados em projetos de TI faz com que a adaptação surja naturalmente. E, pensando em longo prazo, é o que faz a equipe melhorar continuamente.

PMG Academy INDICA:

2- Qual é a sua concepção de liderança?

Você sabe qual é a diferença entre um chefe e um líder?
O chefe é aquele que busca dar ordens e delegar tarefas. Um líder, por outro lado, conquista o seu time através do exemplo.
Através do Scrum (e, nesse caso, podemos até mesmo citar o Scrum Master), não existe uma forma única de liderar a equipe.
Não há apenas um líder. O comando é dado pelo time como um todo. É por isso que quase 90% das equipes que usam o Scrum melhoram a sua comunicação e performance.
O papel do Scrum Master é supervisionar a equipe para garantir que todos os obstáculos sejam removidos durante os processos.
E uma vez que, os próprios integrantes se sintam parte do processo e do sucesso, há um grande fortalecimento colaborativo entre os membros de uma equipe.
Como já dizia o mestre Bruce Lee, “be like water, my friend” – seja como a água, meu amigo.

Colegas de trabalho celebrando conquista por agilidade
O Scrum pode ser utilizado por qualquer equipe de uma organização que tenha um projeto a ser colocado em prática. Foto: Freepik

3- Transparência é a chave para a boa comunicação

Não importa qual seja o projeto em andamento: toda oportunidade que a equipe tiver de envolver o cliente durante os processos é muito bem-vinda.
É claro que, pensando por esse lado, há apenas um ponto desfavorável. O cliente verá o processo em andamento, e não o resultado final.
Todavia, por outro lado, isso abre a oportunidade para que o cliente entenda exatamente quais são os procedimentos adotados pela equipe. Sendo assim, voltamos a bater na tecla: transparência é a chave para a boa comunicação, tanto interna quanto com os clientes.
Resumidamente, podemos designar o Scrum não apenas como uma ferramenta de apoio logístico para os projetos de TI, mas para aumentar a produtividade de uma equipe, fortalecer o espírito colaborativo, melhorar a qualidade do produto, dos feedbacks contínuos e promover uma comunicação mais aberta e clara com os clientes.

Veja também: Como aplicar a Metodologia Ágil em sua rotina

Esse resultado promove um ambiente de alta confiança, baixa possibilidade de atrito entre os próprios colaboradores, suporte e autonomia para avançar nos projetos sem que haja obstáculos no caminho (o que é ainda mais provável com o Scrum Master em ação).
Valor e preço são conceitos bem diferentes no mercado. Da mesma forma, se levarmos isso para os projetos de TI, agilidade não se resume em entregar uma demanda antes do prazo.
Mas, acima disso, entregar valor antecipadamente para o seu cliente. Em termos mais técnicos, o que importa não é a quantidade de linhas de códigos escritas por sprint pelo time de uma empresa, mas sim a escolha correta.
Em síntese, é a escolha do que vai trazer resultados mais palpáveis em menos tempo para o seu cliente. Não se trata apenas de velocidade, mas de sabedoria na hora de fazer as escolhas!

Quer entender melhor como implantar essa estratégia na sua equipe?

Venha bater um papo com a PMG Academy!
Nós te ajudamos entender a utilizar o Scrum como ferramenta.
E fique à vontade para conhecer todos os nossos cursos.
Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *