Existem vários fatores que podem influenciar o sucesso ou fracasso de qualquer projeto de TI. Seguindo essas vai ser possível resolver problemas associados à maioria das falhas e salvar a sua pele ou do seu Gerente de Projetos.
# 1 – Crie Objetivos Mensuráveis
Uma das principais razões para o fracasso de projetos é a incapacidade de medir o progresso e o resultado das atividades. Muitos objetivos são mantidos em aberto, sem finalidade específica, e por isso, gera aquele sentimento de ambiguidade, sem que ninguém saiba o que realmente se pretende atingir. Atenha-se ao básico.
Outra dica importante é desenvolver e mensurar os propósitos do seu projeto através dos princípios SMART.
Específico (Specific) – Mire uma área específica para a melhoria.
Mensurável (Measurable) – Quantificar ou pelo menos sugerir um indicador de progresso.
Atribuível (Assignable) – Especificar quem irá fazê-lo.
Realista (Realistic) – Configurar resultados que podem realmente serem alcançados, dado os recursos disponíveis.
Relacionar com o tempo (Time-related) – especificar quando o resultado (s) pode ser alcançado.
Estamos nos referindo a indicadores específicos, mensuráveis e realistas.
Conforme especificado em princípios de gerenciamento de projetos, as organizações devem gastar 80% do seu esforço no planejamento e análise do projeto.
# 2 – Aprenda a dizer não
A maioria dos projetos no cenário empresarial moderno operam sob uma estrutura fraca. Os gerentes, normalmente têm muito menos energia e são guiados por empresários patrocinadores / gestores. São forçados a trabalhar como coordenador com muito menos controle, mas geralmente acabam tendo que assumir todos os riscos associados com o fracasso das tarefas.
A maioria dos representantes das empresas têm muito pouco tempo de experiência / ou quase nenhum conhecimento em gestão de projetos formais. Eles tendem a impor prazos irrealistas.
É de responsabilidade do gerente de projeto destacar qualquer risco que possa dificultar a conclusão dos objetivos do negócio. Forçe a configuração robusta dos processos na prática, a utilização efetiva de cronogramas realistas e registre os riscos que muitas vezes são ignorados pelos administradores e gestores.
Assim, o seu argumento ao bater de frente com os impostos pela organização ficará mais forte, colocando o seu projeto em uma estrutura viável até o comprimento dos objetivos.
# 3 -Quebrando o projeto em fases gerenciáveis
Sempre que possível, o projeto deve ser dividido em um conjunto de resultados. A entrega é, um produto de trabalho verificável e quantificado.
Esta configuração pode ser referida como uma fase do projeto. As fase dos projeto podem ser concluídas com uma avaliação do trabalho realizado, que trabalho extra é ainda necessário, ou se a fase deve ser considerada fechada.
Tem mais dicas? Compartilhe a sua experiência no comentários.
Para mais conteúdo:
Visite a Biblioteca Digital ou acesse Cursos e Exames para Certificações de TI
Artigos Relacionados