Artigos » Inovação Digital » Cinco principais definições de uma Cloud Computing
Cinco principais definições de uma Cloud Computing
De acordo com a edição de 2012 da Enciclopédia Britânica, a definição de computação em nuvem (Cloud Computing) é “o método de execução do software aplicativo e o armazenamento de dados relacionados em uma central de sistemas de computação, fornecendo aos clientes ou a outros usuários o acesso a eles através da Internet”.
E ainda, em 2011, conforme a NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos) diz que uma Computação em Nuvem é um modelo que permite permanentemente, e de forma conveniente, o acesso sob demanda da rede para um pool compartilhado de recursos computacionais configuráveis.
Por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços. Isto é, que se tornam muito rápido provisionados e liberados com um esforço mínimo de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços.
Detalhando, temos:
Self-service
Sob demanda dentro de um contrato existente, onde um usuário/cliente pode, por exemplo, adicionar um novo serviço, espaço de armazenamento ou aumentar o poder de computação, sem uma solicitação formal para a mudança.
Amplo acesso a rede
É o que Bill Gates, da Microsoft, previu no final dos anos noventa: “a qualquer momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo”. E, claro, também com uma banda larga suficiente.
Agrupamento de recursos
Na indústria de TI, esta característica é também conhecida como Multilocação, onde muitos usuários/clientes compartilham um tipo e nível variado de recursos.
Rápida elasticidade
Essa característica tem a ver com os aspectos fundamentais da Cloud de flexibilidade e elasticidade.
Como por exemplo, as lojas web realizam uma quantidade padrão de transações durante o ano, mas se faz necessário aumentar próximo à época do Natal.
E é claro que estas lojas não querem pagar para essa capacidade no pico durante o resto do ano.
Medição do serviço
O que significa serviços monitorados, controlados e relatados. Esta característica permite um modelo de serviço de pay-per-use, ou pague pelo uso.
Tem semelhanças com o conceito dos pacotes de serviços de telefonia celular, onde você paga uma assinatura padrão para níveis básicos, e paga um extra para o serviço adicional, sem alterar o contrato.
Notas e dúvidas
Mas e aí, quer alavancar sua carreira?
Então, clique aqui e faça o curso e exame para a Certificação Cloud Computing (único no mundo).
E aqui, você vê uma lista de cursos para Certificações de TI.
Além disso, sabe onde pode encontrar mais conteúdo?
Em nosso Blog! Para acessá-lo, basta clicar aqui.
Enfim, se você gostou do nosso texto “Cinco principais definições de uma Cloud Computing”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.
Afinal, esse tema sempre resgata fatos de muito valor. Aliás, você também pode mostrar a um amigo e trazer suas questões. Vale a pena salvar ou compartilhar com o máximo de pessoas. Não é mesmo?
Mas, se acaso, ficou com alguma dúvida, não hesite me nos perguntar. Assim sendo, comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!
Categorias
Artigos Relacionados
Como passar na prova da ITIL Foundation
Como passar na prova da ITIL Foundation. Veja as boas práticas que irão te ajudar!
Carreiras e certificações na área de Governança de TI
Carreiras e certificações na área de Governança de TI Neste artigo, vou fazer um breve