Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Coronavírus e gestão de TI: como se adaptar?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 18 de março de 2021
Coronavírus e Gestão de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Coronavírus e gestão de TI: como se adaptar a este “novo normal”. E entenda quais metas mudaram após a chegada do vírus

Em 2020, vivemos um ano atípico, e que pode deixar o seu legado de diversas formas. Em função do coronavírus, a gestão de TI deve passar por mudanças. Assim, você poderá se adaptar ao “novo normal” das relações humanas.

Para resolver isto, especialistas estão a todo momento pensando em soluções que combinem o que já existia e o que há de novo. Nesta publicação, vou resumir em algumas dicas principais. Então, não perca!

Na gestão de TI, o suporte é às pessoas

Homem trabalhando de home office via reunião online para evitar o coronavírus
Devido ao surto da Covid-19, a prática do home office se tornou mais presente na rotina das empresas

Nesta nova forma de relacionamento humano, seu service desk precisa se adaptar. Para isso ser feito com sucesso, é necessário relembrar que ele deve estar focado nas pessoas e na capacidade de trabalho delas, não na tecnologia em si.

Portanto, a gestão de TI com o “novo normal” deve buscar entender o impacto do vírus na produtividade dos funcionários. Por exemplo, lembre-se de que os índices de home office subiram, bem como o distanciamento entre colegas de trabalho.

Por certo, isto traz uma influência particular. Então, a ideia aqui é auxiliar os funcionários a conseguirem trabalhar o mais próximo da normalidade possível, sem contratempos.

Assim, o que a equipe de gestão de TI pode fazer é oferecer os recursos e as ferramentas necessárias. Por isso, mantenha-se sempre à disposição, e busque compreender eventuais atrasos ou dificuldades dos demais.

Este nosso post já explica, por exemplo, como a qualidade de um serviço é avaliada a partir da exigência dos usuários e clientes. Portanto, esteja alinhado a eles.

Aprenda com os feedbacks

Tanto os clientes quanto os seus próprios funcionários são capazes de oferecer feedbacks bastante valiosos. Também com eles você pode aprender algo que, então, poderá ser aplicado à otimização da sua gestão de TI.

Por isso, pense novamente no serviço da central de serviços de TI da empresa e nos recursos que ela possui. Eles refletem e levam em consideração como os seus funcionários e os seus clientes se sentem?

Isto, então, traz até mesmo uma oportunidade de rever alguns aspectos do seu negócio. Isto permite, por exemplo, que você se concentre menos na parte mecânica e mais no aspecto humano, seja do usuário final ou dos colaboradores.

Em um último nível, este aspecto poderá até mesmo auxiliar no desenvolvimento de uma nova métrica de desempenho, aperfeiçoada. Portanto, pense como se fosse uma oportunidade em vez de um problema.

Entenda que metas mudaram com o Covid-19

Homem escrevendo em gráfico uma boa saída para gestão de ti em tempos de coronavírus
O Covid-19 acelerou mudanças que estavam em curso nas empresas

É certo que a pandemia de coronavírus trouxe muitas mudanças no mercado. Isto ocorreu em todos os setores, e não seria diferente quando falamos em TI.

Por isso, ao fazer a sua gestão de TI, leve isto em consideração, e tome um certo cuidado ao considerar expectativas do final do ano passado ou do início deste. Afinal, embora benchmarks sejam úteis, também podem ser perigosos.

Assim, pode ser que o que fosse considerado bom àquela altura, hoje em dia simplesmente não é mais atingível. Inclusive as expectativas dos clientes podem ter mudado, e você precisa entender como se adequar e de que forma avaliar isto.

Leia também: Como a tecnologia do Instituto Butantan tem ajudado cientistas no combate a pandemia de covid-19.

Aliás, não são só as metas que devem ser repensadas. Da mesma forma deve ser com as suas métricas, como falei antes, uma vez que elas representam aquilo que você deseja como boas práticas em tempos de coronavírus na gestão de TI.

Assim, o que era importante antes, talvez já não seja mais agora. Então, o que era um problema (ou uma solução) antes, já não é mais agora. Por isso, entenda as necessidades de cada um e saiba como se adaptar.

Saiba que sua gestão de TI deve mudar

Para finalizar, a última dica é o resultado de tudo que foi discutido até aqui. Como consequência da Covid-19 e do que ela impõe como novo normal, sua gestão de TI não será mais a mesma após 2020.

Isto mesmo, inclusive no futuro, quando tudo isto passar, estima-se que nada vai voltar a ser como antes. Esta previsão ocorre em função das mudanças de expectativas e até mesmo de necessidades que mudaram no mundo durante e pós-pandemia.

Atualmente, a entrega de serviços de TI mudou, e as necessidades de suporte, embora continuem, já não são exatamente as mesmas. Lembre-se de verificar o que o seu cliente e os seus funcionários realmente precisam, considerando sempre o aspecto humano.

Por fim, para entender mais sobre gestão de TI e tudo que ela engloba, leia mais posts do nosso blog! Além disso, não deixe de visitar nosso site para ver os cursos e exames oferecidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *