Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Os valores por trás de uma certificação de TI

PMG Academy

PMG Academy

em 16 de março de 2015
Os valores por trás de uma certificação de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os valores por trás de uma certificação de TI

Uma certificação em TI não significa apenas mais um diploma,  uma sigla a mais no currículo. Embora longe de ter a finalidade substituir ou mesmo concorrer com a experiência, ela revela (e mesmo prova) algumas qualidades. Ou seja, estas, que costumam ser difíceis de atestar apenas lendo o currículo.

Veja 3 desses valores em ser um profissional certificado:

1. Disciplina, foco e gosto pela Tecnologia

Quem estuda por conta própria para se certificar (o que ocorre na maioria dos casos, na qual as empresas não subsidiam os custos de cursos e exames), evolui. Ou seja, põe em prática a disciplina, foco e gosto pela Tecnologia.

Qualidades que, por si só, já são de grande valor para as empresas no cenário cada vez mais competitivo. Este, caracterizando assim um belo diferencial em processos de seleção.

2. Preparado para um mundo globalizado

Num setor onde falta regulamentação, e isso em nível mundial, as certificações tem um papel importante no entendimento do seu perfil técnico por parte de empregadores estrangeiros.

Seu valor acaba sendo reconhecido em todo o mundo sem necessidade de testes de equivalência de conhecimentos, exigidos. Em outras palavras, no geral, quando se fala em equiparação de cursos superiores.

Homem trabalhando com desktop em um mundo globalizado

3. Melhor preparo para responder às demandas dos clientes

Quantas vezes vemos métodos antigos sendo utilizados em novos releases de ferramentas de TI?

Não são raras as vezes em que vemos em clientes, softwares adicionais sendo adquiridos para fazer uma tarefa que na verdade já existe em outro produto da empresa, mas que não foi utilizado porque ninguém a conhecia.

A empresa gasta dinheiro para fazer upgrade dos seus sistemas e ferramentas, mas profissionais de TI despreparados (tudo bem, as empresas também têm parte da culpa) utilizam técnicas antiquadas pelo simples fato de desconhecerem os recursos e vantagens das novas versões adquiridas.

Resultado: produtos com alto custo de manutenção, baixa escalabilidade e performance, além de mais vulneráveis e instáveis.

Mas alguém pode dizer: “Não preciso de certificação para aprender sobre alguma tecnologia, posso comprar livros, pesquisar na internet, etc”.

Sim, sem dúvida! Mas digamos que, na concorrência para uma vaga, existam dois candidatos e que seja exigido deles, conhecimentos em uma determinada tecnologia (veja bem, conhecimentos, não necessariamente experiência).

Leia também! TOP 10 das Certificações de TI.

Um dos candidatos usou meios informais, digamos, para adquirir tal conhecimento, ao passo que o outro candidato tem um certificado atestando seu conhecimento sobre o assunto.

Nesse sentido, não teria o recrutador mais segurança em contratar o profissional certificado, neste caso? Claro, este é só um exemplo.

O fato é que é  fácil acomodarmos em nossa experiência de anos de rodagem e deixar de lado essas atualizações importantes para a carreira profissional na área de Tecnologia da Informação.

Um pecado! Ainda mais nesta área onde todo nosso trabalho pode se resumir numa única palavra: mudança.

Fonte: CSBI

Dúvidas

Enfim, se você gostou do nosso texto sobre “Os valores por trás de uma certificação de TI”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Mas, se acaso ficou alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Assim sendo, comente!

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *