Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Como migrar da ITIL v3 para ITIL 4

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 9 de abril de 2020

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba como migrar da ITIL v3 para ITIL 4 sem maiores dificuldades!

Essa é uma dúvida comum depois do lançamento da ITIL 4. Por isso, neste artigo eu resolvi apresentar, detalhadamente, o esquema de certificação ITIL 4. Assim como, explicar o Módulo de Transição da ITIL v3 para  ITIL 4.

A ITIL 4 foi projetada para ajudar as organizações a atender a crescente demanda do complexo ambiente digital em que vivemos na atualidade.

E o novo esquema de certificação foi pensado com o intuito de simplificar a carreira dos profissionais, fornecendo conteúdo moderno e relevante.

Confira a seguir, os detalhes e diagramas para o novo esquema de certificação e o módulo de transição, assim como as informações de suporte:

01 Esquema Migração ITIL3 ITIL4

1. O Esquema de Certificação ITIL  é Composto Pelos Seguintes Níveis:

  • Foundation;
  • Specialist (3 módulos);
  • Strategist;
  • Leader;
  • Master.

Uma das principais características do novo esquema de certificação ITIL 4 é ser formado por duas linhas distintas: 1. a ITIL Managing Professional (ITIL MP) e a 2. ITIL Strategic Leader (ITIL SL).

Essas linhas têm como objetivo fornecer aos alunos maior clareza sobre como e onde podem melhorar suas habilidades e separá-los dos colegas.

Os dois fluxos são compostos por cinco módulos.

Sendo assim, para se tornar um ITIL Managing Professional (ITIL MP), os alunos finais devem completar os seguintes módulos:

  • ITIL 4 Foundation;
  • ITIL Specialist: 1. Create, Deliver & Support; 2. Drive Stakeholder Value; 3. High Velocity IT;
  • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve*.

Dessa forma, outro aspecto a notar é que diminuímos o esquema de 12 para 6 módulos.

Essa alteração destina-se a remover a complexidade, melhorar as taxas de aprovação e incentivar os profissionais a continuarem sua jornada além do nível Fundamentos da ITIL.

Já para se tornar um ITIL Strategic Leader (ITIL SL), os alunos finais devem completar os módulos: ITIL 4 Foundation; ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve (o ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve é módulo universal que serve para ambos as Streams da ITIL); ITIL Leader: Digital & IT Strategy.

Sendo assim, para ser elegível a tornar-se um ITIL Master, o aluno final deve ter as designações ITIL Managing Professional (ITIL MP) e ITIL Strategic Leader (ITIL SL).

2. Detalhes do Nível Fundamentos da ITIL 4

Essa é a certificação de nível básico, desse modo, ela oferece aos alunos uma percepção geral dos principais elementos, conceitos e terminologia usados na ITIL 4.

É voltada para os profissionais iniciantes na TI, ou seja, aqueles que precisam de um conhecimento básico de ITIL ou que gostariam de progredir para níveis mais altos dentro do esquema de certificação ITIL 4.

Assim, a finalidade da ITIL 4 Foundation é apresentar aos candidatos o moderno gerenciamento de serviços habilitados para TI.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

3. Detalhes do Stream ITIL Managing Professional (ITIL MP)

02 Detalhes do Stream ITIL Managing Professional ITIL MP

A ITIL Managing Professional (ITIL MP) destina-se aos profissionais de TI que trabalham com tecnologia e equipes digitais em todos os negócios.

No caso, a Stream de Gerenciamento Profissional (MP) fornece conhecimento prático e técnico sobre como executar projetos, equipes e fluxos de trabalho de TI, bem-sucedidos.

Agora, veja abaixo as integrações dos três módulos especializados da ITIL Managing Professional:

  • Create, Deliver & Support (Criar, Fornecer e Suportar);
  • Drive Stakeholder Value (Gerar Valor Para as Partes Interessadas);
  • High Velocity IT (TI de Alta Velocidade).

E o módulo ITIL Strategist:

  • Direct, Plan & Improve (Direcionar, Planejar e Melhorar).

Todos os módulos são valiosos, independentemente, mas os 4 devem ser preenchidos para obter a designação do ITIL Managing Professional.

Vale lembrar que os módulos do ITIL Managing Professional exigem a conclusão da ITIL 4 Foundation como um pré-requisito.

Desse modo, depois de obter a designação do ITIL Managing Professional, se o candidato estiver interessado em seguir a Stream do Strategic Leader (Líder Estratégico) da ITIL, ele precisará concluir o módulo de Leader Digital & Strategy (Estratégia e Líder Digital) da ITIL.

4. Detalhes da Stream ITIL Strategic Leader (ITIL SL)

03 Detalhes da Stream ITIL Strategic Leader ITIL SL

O Líder Estratégico da ITIL (Strategic Leader) reconhece o valor da ITIL, não apenas para as operações de TI, mas para todos os serviços habilitados digitalmente.

Tornar-se um Líder Estratégico da ITIL (ITIL SL) demonstra que o profissional tem uma compreensão clara de como a TI influencia e direciona a estratégia de negócios.

Desse modo, o Líder Estratégico da ITIL integra o módulo de Strategic Leader, através do módulo ITIL Strategist Direct, Plan & Improve; e a ITIL Leader, através do módulo Digital & IT Strategy.

E acredite, ambos são valiosos separadamente, mas os dois devem ser concluídos para obter a designação do Líder Estratégico ITIL.

O módulo ITIL Leader Digital & IT Strategy exige 3 anos de experiência gerencial como pré-requisito, assim como a conclusão da ITIL 4 Foundation.

5. Detalhes Adicionais das 2 Streams

Para obter uma compreensão básica dos principais conceitos e princípios do ITIL 4, todos os candidatos devem começar com a ITIL Foundation, antes de iniciar as Streams: ITIL Managing Professional e ITIL Strategic Leader.

Os candidatos podem, então, trabalhar para se tornarem um profissional de gerenciamento de ITIL (ITIL MP) ou um líder de estratégia da ITIL (ITIL SL), concluindo os módulos relevantes.

Se um candidato completar todos os 5 módulos, ganhar as duas designações, das duas streams, ele será elegível para a avaliação, a fim de se tornar um ITIL Master.

6. Detalhes da Transição da ITIL v3 Para ITIL 4

04 Detalhes da Transição da ITIL v3 para ITIL 4

A Axelos reconhece as conquistas dos profissionais que progrediram através do esquema de certificação ITIL v3. Portanto, criou o Módulo de Transição Profissional da ITIL.

Ademais, a conclusão bem-sucedida desse módulo fornecerá ao candidato a designação de ITIL Managing Professional (ITIL MP).

O Módulo de Transição Managing Professional da ITIL foi projetado para candidatos que são ITIL Expert v3 ou que já obtiveram 17 créditos do esquema v3.

Então, depois de alcançar a designação do ITIL Managing Professional (ITIL MP), se o candidato estiver interessado em seguir a stream Strategic Leader ITIL, ele precisará completar o módulo de ITIL Leader Digital & Strategy, para se tornar elegível para o ITIL Master.

Além disso, o módulo de transição cobrirá os elementos principais do fluxo do ITIL Managing Professional. Dessa forma, além do exame, o treinamento é obrigatório, visto que permitirá que os candidatos da v3 transfiram suas designações existentes para o novo esquema de certificação da ITIL 4.

A transição do ITIL v3 para o ITIL 4 está simplificada para que os candidatos possam continuar sua jornada ITIL com mais facilidade.

Os módulos Intermediate (intermediário) e Practitioner (praticante) da ITIL v3 continuam a fornecer conteúdos relevantes e valiosos no Gerenciamento de serviços de TI.

Portanto, a Axelos incentiva os alunos finais a continuarem sua jornada de aprendizado da ITIL, independentemente de quantos módulos já tenham sido executados.

Ao mesmo tempo, o Módulo de Transição Profissional de Gerenciamento ITIL, que é novo na ITIL 4, convida os alunos que já iniciaram sua jornada ITIL, para acumular os 17 créditos necessários para uma transição fácil da v3 para a ITIL 4.

7. ITIL Practitioner

Existem opções recomendadas para todos os níveis de alunos finais que desejem fazer a transição para a ITIL 4. Mas antes de falarmos detalhadamente sobre elas, veremos o que acontecerá com o nível Practitioner.

A ITIL Practitioner não será mais um módulo separado no esquema de certificação ITIL 4, no entanto, seus conhecimentos e princípios serão fundamentais para todos os módulos ITIL 4.

Em suma, os candidatos também podem usar seus créditos da ITIL Practitioner para continuar sua jornada ITIL.

Se um candidato tiver atingido 17 créditos, ele será elegível para realizar o Módulo de Transição Profissional de Gerenciamento ITIL sem fazer o exame MALC.

8. Benefícios da Transição

O novo esquema está alinhado com a ITIL v3 e foi simplificado para incentivar a conversão, além do nível do ITIL Foundation.

Assim, existem alguns caminhos recomendados para os candidatos ITIL v3 fazerem a transição e benefícios nessa migração, como por exemplo:

  • Demonstrar que o candidato tem o conhecimento necessário para navegar no cenário digital moderno
  • Mostrar que as certificações / habilidades do candidato estão atualizadas

As rotas recomendadas permitem que eles façam a transição e, ao mesmo tempo, obtenham as habilidades e os conhecimentos essenciais para entender os principais conceitos da ITIL 4.

9. Se Você é APENAS ITIL v3 Foundation

Se o candidato fez apenas o ITIL v3 Foundation, então a abordagem recomendada é usar a ITIL 4 Foundation como forma de transição para o novo esquema.

Um novo único exame é necessário para avaliar o conhecimento final das novas orientações da ITIL 4 Foundation.

10. Se Você Já Atingiu a ITIL V3 Intermediate (Com 3 ou 4 Créditos)

Profissionais certificados com um número baixo de créditos, além da Foundation, têm duas opções recomendadas para conseguirem a transição, mas isso vai depender também do que desejam alcançar no esquema.

OPÇÃO 1

Obter a ITIL 4 Foundation e um módulo adicional em sua área de interesse preferida, tornando-se um ITIL Specialist ITIL Strategist ou Leader (mas pré-requisitos são exigidos), conforme imagem.

Se o candidato não tem a intenção de buscar a designação da ITIL Managing Professional (MP), ainda há opções a serem oferecidas entre os módulos ITIL Specialist e/ou ITIL Strategist.

Portanto, a rota recomendada para esses eles seria a de focar no módulo mais relevante em sua área de prática / interesse. Isso os permitirá um aprofundamento específico relacionado ao seu campo.

Já se o candidato optar por usar o módulo da ITIL Strategist, ele também teria benefício, pois esse é um módulo universal que serve para as Streams: ITIL Managing Professional e ITIL Strategic Leadership.

05 Se você já atingiu a ITIL V3 Intermediate com 3 OU 4 Créditos

OPÇÃO 2

Obter os 17 créditos da ITIL v3 para se tornar elegível ao módulo de transição do ITIL Managing Professional.

Portanto, se um aluno quiser alcançar a designação do ITIL Managing Professional (ITIL MP) e tiver completado um ou mais módulos Intermediate, da v3, além da ITIL v3 Foundation, então precisará continuar coletando os créditos v3, até que ter alcançado os 17 créditos requeridos.

Dessa forma, o aluno estará qualificado a usar o módulo de transição do ITIL Managing Professional. O benefício disso é que ele se torna elegível a passar rapidamente pelo curso e exame do v3 Managing Across the Lifecycle MALC.

 

06 Se você já atingiu a ITIL V3 Intermediate e Practitioner com 6 ou Mais Créditos além do Foundation

11. Se Você Já Atingiu a ITIL V3 Intermediate/Practitioner (Com 6 ou Mais Créditos, Além do Foundation)

Se você obteve 6 créditos ou mais, desde a v3 Foundation, é de seu interesse continuar coletando os créditos da v3, a fim de prepará-los para uma transição fácil à ITIL 4 e, assim, obter a designação do ITIL Managing Professional.

No entanto, para poder usar o módulo de transição do ITIL Managing Professional, você precisará atingir 17 créditos.

Isso beneficia os usuários finais, pois eles se tornarão elegíveis para passar rapidamente pelo curso e exame do Managing across the Lifecycle (MALC).

12. Se Você já é ITIL V3 Expert

Se você alcançou a ITIL v3 Expert, poderá usar o módulo de transição do ITIL Managing Professional, a fim de obter a designação do ITIL Managing Professional.

Então, depois de obter a designação, se tiver interesse, poderá seguir a Stream de Líder Estratégico ITIL. No entanto, precisará ainda concluir o módulo ITIL Leader Digital & Strategy.

Se você tem interesse em investir na carreira de Gerenciamento de Serviços de TI, este é o artigo certo para você: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI.

Dessa maneira, os candidatos que concluírem as duas Streams, estarão qualificados para ir para a ITIL Master.

Então… essas são formas de transição, espero ter ajudado você a finalmente entender como é feita a migração da ITIL v3 para a ITIL 4.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *