Tendências tecnológicas para 2022

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 23 de dezembro de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A tecnologia está evoluindo em um ritmo muito rápido. Com ela, muitas mudanças e progressos também avançam aceleradamente.

Com tudo que vem acontecendo nos últimos dois anos, percebe-se que as tecnologias estão se aprimorando e os profissionais de TI precisam estar constantemente reaprendendo.

Por isso, é necessário atualizar-se com as tecnologias emergentes, afinal a ideia é saber quais habilidades serão necessárias para sua empresa no futuro.

Aqui, você confere 4 importantes tendências para o próximo ano!

Inteligência Artificial (IA)

Primeiramente, a Inteligência Artificial (IA) já é assunto presente na última década, mas continua a ser uma das novas tendências tecnológicas graças aos seus efeitos notáveis.

A IA já é conhecida por sua superioridade em aplicativos de navegação, em reconhecimento de imagens e vozes, nos assistentes pessoais de smartphones, em aplicativos de compartilhamento de passeios e muito mais.

Além do mais, a Inteligência Artificial será usada posteriormente para analisar as interações e determinar as conexões e percepções adjacentes. Isso facilita decisões sobre utilização de recursos e detecção de mudanças nos padrões de comportamentos do cliente, sendo capaz de aprimorar experiências.

Inclusive, há indicação de que a IA será a responsável por desenvolver o metaverso, que vem sendo uma aposta de grandes corporações. Recentemente vimos a criação da Meta, que reúne WhatsApp, Instagram e Facebook.

5G

O 5G é uma tendência tecnológica para 2022 e já está em operação em países como China, Estados Unidos e Filipinas. No Brasil, sua implementação começará no próximo ano, porém poderá demorar alguns anos para chegar às maiores cidades.

Nesse caso, enquanto que as tecnologias 3G e 4G permitem a navegação na internet, uso de serviços com base em dados, aumento de largura de banda para streaming e mais, os serviços 5G intencionam revolucionar.

Ou seja, espera-se que essa tecnologia habilite serviços que contam com ferramentas de alta tecnologia, como Realidade Virtual e Realidade Aumentada, além de serviços de jogos em nuvem, entre outros.

A ideia é que as empresas usem o 5G, câmeras HD para melhorar a segurança e gerenciamento de tráfego, controle de rede inteligente, entre outros destinos. É possível que tal tecnologia abra as portas para novos serviços, como carros autônomos e cirurgias remotas.

Segurança cibernética

Em seguida, outra tendência tecnológica para 2022 é a segurança cibernética, que não é uma tecnologia emergente, mas vem evoluindo constantemente.

A cibersegurança pode ampliar as possibilidades de inovação e abrir espaço no mercado, contudo ao mesmo tempo ela cria lacunas e brechas para a atuação de criminosos. E essas ameaças também vão se aperfeiçoando com o tempo.

Os cibercriminosos procuram acessar os dados de maneira ilegal e continuarão encontrando formas de superar as medidas de segurança.

Assim, a segurança cibernética é uma tecnologia em alta porque permanecerá evoluindo a fim de proteger a empresa e os clientes. Mais do que uma tendência, a segurança digital é uma necessidade para 2022, especialmente por conta das exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Leia mais sobre a transformação digital e como reposicionar sua empresa com segurança!

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Da mesma forma, uma tendência tecnológica para 2022 é excepcional: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

A Realidade Virtual imerge o usuário em um ambiente, enquanto que a Realidade Aumentada aprimora o ambiente. Até então, podemos ver tais tecnologias em jogos e treinamentos, porém em 2022 espera-se que elas sejam ainda mais integradas em nossas vidas.

Há um enorme potencial da Realidade Virtual e Realidade Aumentada para as áreas de treinamento, educação, marketing, entretenimento e até na reabilitação após uma lesão.

Podemos usar ambas tecnologias para treinar médicos para fazer cirurgias, oferecer experiências mais profundas em visitas a museus, aprimorar parques temáticos e muito mais.

Conclusão

Juntamente com essas tendências tecnológicas citadas para 2022, podemos citar outros recursos promissores, como machine learning, blockchain, automação e outros.

Em suma, todas essas tecnologias têm muito a oferecer e cada empresa precisa criar estratégias para extrair o melhor delas, ok? 

Sem contar que elas podem contribuir para a retomada econômica, já que vivemos em um cenário de instabilidade desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Como consequência, a maioria dessas tecnologias estimulam a capacitação dos profissionais de TI, sendo necessário assim qualificações e treinamentos para um melhor posicionamento da organização para que consiga acompanhar a evolução e a modernização.

Igualmente, podemos incluir a terceirização do gerenciamento das infraestruturas de equipamentos de TI, o que exige energia, constância e muita disciplina, pois isso interfere diretamente na competitividade e relevância no mercado.

Portanto, estando ainda mais conectados e globalizados, não deixe de ler a relação entre produtividade e tecnologia em 10 fatores. E confira os outros textos do blog para mais conhecimento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

Como aplicar DevOps na prática?

O DevOps vem sendo um assunto muito em alta no setor de Tecnologia da Informação. Analistas comentam com frequência sobre as virtudes dessa cultura e

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *