Segunda a ITIL edição 2011, governança de TI: “Assegura que as políticas e as estratégias sejam realmente aplicadas, e que os processos necessários são corretamente seguidos.” Governança inclui definir papéis e responsabilidades, medição e elaboração de relatórios, e tomar medidas para resolver quaisquer problemas identificados.
A governança é a única área abrangente que amarra a TI junto ao negócio, e que os serviços prestados são a forma de garantir que a organização seja capaz de executar a governança.
Governança é o que define o direcionamento comum, a política e a regras que ambos, o negócio e a TI usam para conduzir os negócios da organização.
Muitas estratégias de ITSM falham porque tentam construir uma estrutura ou processos de acordo de como eles gostariam que a organização trabalhasse, ao invés de trabalhar dentro das estruturas existentes de governança.
Governança trabalha para aplicar uma abordagem consistente gerenciado em todos os níveis da organização – o primeiro, assegurando que uma clara estratégia está definida, então, definindo as políticas em que a estratégia será alcançada.
As políticas também definem os limites, ou o que a organização não pode fazer como parte de suas operações. A Governança precisa ser capaz de avaliar, dirigir e acompanhar a estratégia, políticas e planos.
Está gostando do artigo? Conheça também o Top 10 das Certificações de TI
Governança corporativa refere-se às regras, políticas, processos, e em alguns casos, as leis, pelo qual as empresas são operadas, reguladas e controladas. Estes são muitas vezes definidas pela diretoria ou acionistas, ou na constituição da organização, mas eles também podem ser definidos por legislação, regulamento ou grupos de consumidores.
O padrão de governança corporativa de TI é a ISO/IEC 38500. O objetivo desta norma é o de promover o uso eficaz, eficiente e aceitável de TI em todas as organizações. Exemplos típicos de regulamentos que têm impacto de TI incluem: financeiro, segurança, proteção de dados, privacidade, gerenciamento de ativos de software, gestão ambiental e de emissão de carbono.
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses