Artigos » Segurança da Informação » O que é Criptografia? Entenda o que está por trás das mensagens!
O que é Criptografia? Veja um exemplo e conheça alguns tipos de sistemas!
A criptografia vem do termo em grego e é uma combinação das palavras Kryptos, que significa “oculto“ e Grafo, que significa “escrita”.
Exemplos de criptografia são tão antigos quanto as estrada que levam à Roma. Se bem que, na verdade, os romanos a usaram para transmitir mensagens militares.
Assim sendo, mesmo se a mensagem caísse em mãos inimigas, eles não seriam capazes de obter qualquer informação a partir dela, já que pareceriam uma mensagem sem sentido.
Pesquisar algoritmos é também conhecido por análise de criptografia e é utilizado não só para desenvolver os algoritmos, mas também para quebrar os algoritmos de inimigos. Todavia, a análise criptográfica tornou-se avançada durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Ademais, a criptografia é muitas vezes vista como um meio para manter em segredo as informações.
No entanto, tem outras aplicações, como proteger a confidencialidade, autenticidade e integridade das informações.
PMG Academy RECOMENDA:
Exemplo de Criptografia
Um estudante da Universidade Radboud, na Holanda, conseguiu desenvolver uma máquina que custa apenas quarenta euros. Ela copia um chip de um cartão de transporte público e esse exemplar se pode usar repetidamente como um bilhete de transporte.
O aluno, eletronicamente, receptava o envio da informação entre um cartão original descartável e o leitor de chip em um portão.
Acontece que as informações enviadas pelo cartão descartável não eram criptografadas.
E isso ao contrário da versão enviada eventualmente por assinatura, no qual é registrado sob o nome do assinante. Parece que para a versão descartável, um chip com criptografia era muito caro.
Tipo de Sistemas
Para ser capaz de fazer uso de um sistema criptográfico, o remetente e o destinatário devem ter um algoritmo. Uma característica de um bom sistema de criptografia é que o algoritmo em si é público.
Dessa maneira, em geral, existem três formas de algoritmos de criptografia: simétrico, assimétrico e o caminho único, ou mais conhecido no meio da segurança da informação, como o One-Way.
Leia também: Um provedor de e-mail tem acesso às mensagens trocadas por seus usuários?
A princípio, um algoritmo tem que ser capaz de resistir aos testes e estar aberto. Afinal, quanto mais as pessoas tentam examinar o algoritmo, mais difícil será de penetrá-lo. As chaves são os componentes secreto da criptografia.
O Serviço Público de Transporte na Holanda utiliza um cartão com chip contendo um algoritmo secreto. Mas, para certo número de cartões, isso é uma ameaça à segurança.
E se acaso os especialistas tivessem controlado o desenho do chip, ela nunca teria ido ao público de tal forma.
Gostou? Então deixe o seu comentário que nós, da PMG Academy, responderemos o mais breve possível.
Até mais!
Categorias
Artigos Relacionados
Como passar na prova da ITIL Foundation
Como passar na prova da ITIL Foundation. Veja as boas práticas que irão te ajudar!
Carreiras e certificações na área de Governança de TI
Carreiras e certificações na área de Governança de TI Neste artigo, vou fazer um breve