Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Na Real, o Que é o Framework Scrum?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 21 de setembro de 2020
scrum

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Na Real, o Que é o Framework Scrum?

A princípio, essa é a grande bala de prata quando falamos do Framework Scrum ou Scrum!  Hoje, vamos falar do Framework Scrum e seguir com uma série de posts sobre seus papéis, artefatos e técnicas, no blog da PMG Academy. E para iniciar a nossa jornada na real, primeiramente: todos sabem o que é o Scrum?

Antes de aprofundarmos no Framework, por que o nome Scrum?

Esse nome é inspirado em uma jogada do Rugby. Isso mesmo, RUGBY! Geralmente utilizada após alguma penalização para reinício do jogo. Não são todos os jogadores que podem formar um scrum, assim, somente oito jogadores de cada time são autorizados a participar, formando a jogada no exato lugar onde a penalização ocorreu. Desse modo, após uma reunião em torno da bola, a jogada tem o objetivo de retirar os obstáculos à frente do jogador que correrá com a bola, para que ele possa avançar o máximo possível no campo e marcar pontos.
O Framework Scrum é bem parecido com isso, todas as composições de reuniões e planejamentos são oriundos da jogada. E nos projetos não são diferentes. Pois devem ter um princípio, meio e fim, que também devem estar focado em gerar valor, através de entregas contínuas de software funcionando. Todavia, essas entregas são normalmente realizadas em ciclos com time-box definido.
O Guia Scrum fala exatamente os ritos, papéis e técnicas, de uma forma bem leve. Mas antes de entrar neste mundo do Scrum, temos que conhecer algumas informações.

PMG Academy INDICA:

Assim sendo, é importante você saber que o Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos, que contam com três famosos pilares no apoio a implementação de controle de processo empírico.

Os três pilares 

  • Inspeção; 
  • Adaptação; 
  • Transparência. 

E o Scrum pode ser

  • Leve; 
  • Fácil de compreender; 
  • Difícil de aplicar.
cumprimento_entre_pessoas_durante_reunião
O Scrum pode ser utilizado por qualquer equipe de uma organização que tenha um projeto a ser colocado em prática
O Mindset e o choque cultural das organizações estão eventualmente entre os principais obstáculos encontrados, a fim de haver a inserção do Scrum nas suas rotinas de trabalho…
Além disso, é bom ressaltar que este processo estrutural está sendo usado desde o início de 1990 para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos. Não apenas como uma simples técnica para construir produtos, como também um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.

Nesta sequência de posts referente ao Scrum, vamos passar: 

  • Papéis e Responsabilidades; 
  • Artefatos (cerimônias, ritos e qualquer outro nome que pode ser contemplado) 

Enfim, se você curtiu essa dica, compartilhe com seus amigos e nas redes sociais essa ferramenta tão utilizada na Transformação Digital das empresas.
Até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *