Valor: Uma das 5 Áreas da Governança de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 11 de março de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O ITGI (Information Technology Governance Institute), assim como a ISACA, através do Val IT e o CobiT 5, classificam a governança de TI em áreas foco, sendo que uma delas, a entrega de valor, é tratada como uma dessas áreas. Desta forma fica claro que a governança de TI não diz respeito apenas na entrega de valor, mas também às outras questões, conforme as outras quatro áreas, incluindo o alinhamento estratégico, gestão de riscos, gestão de recursos e avaliação de desempenho.

A entrega de valor depende das outras áreas de atuação na medida em que se exige alinhamento estratégico, habilitado por gestão de risco e gestão de recursos, e, juntamente com as outras áreas, além de ser monitorada através das medições de desempenho.

A seguir, uma breve descrição das cinco áreas da governança de TI, incluindo a Entrega de Valor, segundo o ITGI:

• Entrega de Valor

Garantir que a TI e o negócio cumpram com suas responsabilidades de gestão de valor. Os investimentos de TI nos negócios devem obter os benefícios como prometido e entregar valor de negócios tanto individual como coletivamente, em que as capacidades necessárias, as soluções e serviços sejam entregues no prazo e dentro do orçamento, e ainda, que serviços e outros ativos de TI continuem a contribuir para o valor do negócio.

• Alinhamento estratégico

Garantir que a TI suporte a realização dos objetivos de negócio através da integração de planos estratégicos de TI com os planos estratégicos de negócios e através do alinhamento dos serviços de TI com operações empresariais, otimizando os processos de negócios.

• Gestão de Risco

Certificar que níveis adequados existam e que estão alinhados com as normas pertinentes para identificar, avaliar, mitigar, controlar, comunicar e controlar os riscos relacionados a TI nos negócios, como parte integrante do ambiente de governança de uma empresa.

• Gestão de Recursos

Garantir que a TI tenha recursos suficientes, competentes e capazes para executar atuais e futuros objetivos estratégicos e manter as demandas de negócios, otimizando o investimento, o uso e alocação de ativos de TI.

• Medição de Desempenho

Certificar que a TI suporte os objetivos de negócio e que as metas e as medidas sejam estabelecidas em conjunto com os principais interessados e que as metas mensuráveis sejam definidas, acompanhadas e avaliadas.

Quer saber mais sobre Governança de TI? Matricule-se já no Curso Oficial do CobiT 5 Foundation.


Governança de TI: 3 certificações para conseguir um emprego ou aumentar seu salário


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X