0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Por que ter um certificado de COBIT é importante?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 24 de novembro de 2020
Certificado COBIT

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que ter um certificado de COBIT é importante?

Não é de hoje que a área de TI ganhou muito mais relevância para otimizar a organização de pequenas, médias e grandes empresas. Essa mudança vem acontecendo principalmente por conta da evolução da tecnologia, que praticamente obrigou que todos os dispositivos de uma empresa estejam conectados à internet.

Portanto, investir em uma equipe capacitada de TI, que tenha certificado de COBIT, para a empresa é muito importante, porque além de os ativos serem aproveitados de forma eficiente, a equipe como um todo tem uma grande melhora na operação.

Não é à toa que um certificado de COBIT faz bastante diferença na vida de um profissional de TI, visto que uma certificação, por vezes, passou a ser algo fundamental para abrir portas no mercado de trabalho em locais diferentes.

Por outro lado, considerando que esse software é um framework de gestão e governança de TI extremamente utilizado, possuir o certificado de COBIT está se tornando cada vez mais obrigatório.

Você já deve saber que algumas inovações tecnológicas mudaram a forma como as empresas se relacionam e armazenam dados, não é mesmo?

Como principais exemplos, podemos citar as tecnologias do Big Data e da Internet das Coisas, o popular IoT.

Profissional de TI fazendo programação e usando método COBIT
Uma das estratégias mais utilizadas por boa parte do mercado é implantar as práticas do COBIT. Foto: Freepik

E o que essas tecnologias podem representar no futuro? Simples. Aumento de performance com eliminação de etapas, sem que o processo em si tenha sua qualidade afetada.

Sendo assim, é por isso que gestão e governanças de TI existem. Eles ajudam a orientar o trabalho de forma que haja cada vez mais organização e menos erros, o que consequentemente reduz os riscos de falhas operacionais dentro de uma empresa.

Nesse sentido, precisamos falar sobre o COBIT 5!

COBIT 5: como funciona essa tática estratégica?

COBIT é a sigla para Control Objectives for Information and Related Technology. Essa é a quinta versão de um framework existente no mercado há quase 30 anos, que surgiu com o propósito de otimizar os processos de gestão de TI.

O COBIT 5 apresenta algumas diferenças quando comparado ao ITIL como, por exemplo, foco operacional e tático (ITIL).

Em outras palavras, o foco do COBIT 5 é mais voltado ao alinhamento de estratégias de gestão de TI de uma empresa do que ao setor responsável pela administração dos recursos voltados à tecnologia.

Outro ponto importante sobre a sua atualização: as primeiras versões, como o COBIT 1, 2 e 3, tinham como essência principal fazer auditorias nos processos de TI.

Dessa forma, o framework ajudava uma empresa a entender quais pontos precisavam de reparos em sua gestão.

👉 PMG Academy INDICA:

Com o passar do tempo e as inovações do software acontecendo, o COBIT passou também a manter mais controle sobre a infraestrutura da empresa. E, aos poucos, também foi capaz de começar a abordar mais pontos estratégicos para a gestão de TI de uma empresa.

Para darmos um exemplo, de vinte anos para cá, o COBIT atualizou suas versões trazendo modelos como:

  • Risk IT;
  • Val IT;
  • Integração da ISO 15504;
  • E em sua última versão, o foco do COBIT 5 é alinhar pontos estratégicos às políticas internas da empresa.

Como uma empresa pode utilizar o COBIT 5 no dia a dia para melhorar a gestão de TI?

A tecnologia empregada nas empresas hoje em dia é completamente diferente de como era alguns anos atrás. Hoje, somos completamente dependentes dela.

E a tendência é que cada vez mais ela seja crucial no ambiente corporativo. Por isso, otimizar os processos internos e ter uma gestão inteligente e funcional é extremamente importante.

Homem fazendo programação e usando método COBIT
Como a tecnologia está integrada ao ambiente corporativo, manter uma rotina de gestão inteligente é muito importante. E o COBIT pode ajudar nessa prática. Foto: Freepik

Através do COBIT, o profissional responsável pela gestão e governança de TI dentro de uma empresa pode desempenhar um papel muito mais eficiente.

Isso porque o COBIT 5 traz em sua nova versão uma base para que os profissionais entendam como a própria infraestrutura de uma empresa pode ser utilizada para que todas as necessidades da empresa sejam atendidas.

Veja também: Gerenciamento de serviços em TI é estratégia em nuvem ideal para negócios

Colocando isso de uma forma diferente, o framework colabora para que o foco principal seja dado em metas e objetivos de longo prazo na empresa, e não apenas em cada atividade particular.

Todavia, implementar essa estratégia em uma empresa traz muitos benefícios, a começar pela drástica redução de riscos, o que melhora o desempenho de todos os integrantes de uma equipe.

Sem contar que a comunicação interna melhora muito, aumentando consideravelmente a comunicação interna sem que haja comprometimento nas bases e no setor financeiro da empresa.

Mas é claro, por outro lado, que todos os integrantes desse processo, tanto funcionários quanto gestores e colaboradores coloquem em prática no dia a dia os procedimentos sugeridos pelo framework.

Alguns dos principais benefícios diretos que o framework pode trazer são:

  • Identidade única na forma de comunicação entre diferentes setores da empresa, especialmente entre o setor de TI com outros setores;
  • Ampliação da visão que o gestor tem sobre a empresa e como ela pode ser otimizada cortando processos que não alteram a base;
  • Alinhar o padrão de organização proporcionalmente à qualidade;
  • Gerar uma rotina flexível através do uso dos recursos que a própria empresa pode oferecer.

Considerações finais sobre a certificação do COBIT 5

Gostou de saber sobre a nova atualização do COBIT 5 e como ele pode ser crucial para o bom desenvolvimento da sua empresa?

Se interessou por este conjunto de práticas considerado fundamental para garantir a governança de TI e assim, melhorar a sua gestão?

Então, venha bater um papo com a PMG Academy para entender quais outras mudanças o framework pode trazer para o seu dia a dia.

Estamos te esperando!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *