0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Os objetivos em cascata do COBIT 5

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 14 de maio de 2020
Os Objetivos em Cascata do COBIT 5

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os objetivos em cascata do COBIT 5, entenda como funciona o framework!

O mercado, a indústria, a política e outras influências externas – assim como a cultura, a organização, o apetite ao risco e outras influências internas – são os fatores que diferenciam cada empresa, uma vez que o contexto pelas quais elas operam depende desses fatores. Além de requererem uma personalizada governança e um sistema de gerenciamento que faça a diferença.

Conheça o Curso Online CobiT 5 Foundation Overview

Portanto, as necessidades das partes interessadas devem ser transformadas em estratégias de uma empresa.

Mas o que isso quer dizer?

A princípio, os objetivos em cascata do COBIT 5 são mecanismos que traduzem as necessidades das partes interessadas, transformando-os em específicos, acionáveis e personalizados objetivos corporativos. Para depois, mostrarem objetivos relacionados a TI e aos objetivos do facilitador.

Faça o simulado GRÁTIS: CobiT 5 Foundation

Veja abaixo a imagem que exemplifica os objetivos em cascata do COBIT 5:

Objetivos em cascata exemplo COBIT 5 PMG Academy
Exemplo dos objetivos em cascata do COBIT 5

Todavia, essa tradução permite estabelecer metas específicas em todos os níveis e em todas as áreas da empresa, suportando os objetivos gerais e os  requisitos das partes interessadas. E, desse modo, suporta de forma efetiva a busca do alinhamento entre as necessidades da empresa e as soluções e os serviços de TI.


Veja também: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI


Dessa maneira, vale lembrar que o COBIT 5 possui integração de conteúdo com os principais frameworks publicados pelo ISACA, como:

  • COBIT 4.1;
  • Val IT;
  • Board Briefing on IT Governance;
  • Risk IT;
  • BMIS (Business Model for Information Security);
  • TGF (Taking Governance Forward);
  • ITAF (IT Assurance Framework).

Entenda quais são as principais mudanças no COBIT 5

Apesar de a nova versão do COBIT ser fundamentada anos de uso e execução da prática por empresas da área de tecnologia de todo o mundo, existem algumas condições substanciais para a realização de um desenvolvimento de sucesso desta prática.

Não basta apenas permitir que as partes interessadas interagem sobre a tecnologia e seus benefícios, riscos e custos, mas sim e também, assimilar quais são as prioridades que irão garantir os resultados tão esperados por todos.

Com isso, pode-se ficar muito mais no sucesso da organização com relação a subordinação de parceiros externos de TI e outros negócios. Assim como, lidar com a quantidade de informação que expande dia após dia desenfreadamente e poder administrar coerentemente a tecnologia da informação.

Como resultado, se faz necessário proteger o negócio, de modo que seja aparada qualquer aresta designada pelas funções de TI.

Conclusão sobre as novidades do framework

Fica claro que a principal novidade se dá pelo fato da distinção entre governança e gestão, uma vez que o COBIT 5 apresenta como meta uma governança corporativa de TI, com o intuito de aumentar o emprego corporativo da prática e colocando em evidência a função da administração nas tomadas de decisões.

Importante frisar, que este novo modelo possui cinco princípios de governança corporativa e um conjunto holístico de sete habilidades que aprimoram investimentos em TI, tudo isso objetivando melhores desempenhos e benefícios para as organizações e partes interessadas.

E agora que você já sabe mais sobre o COBIT 5, visite o nosso site pmgacademy.com.

Conheça os nossos cursos e aprenda com quem entende de verdade sobre todos os assuntos de tecnologia!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *