Conheça os Componentes do ITSM

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 11 de março de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O termo Information Technology Service Management (ITSM) ou Gerenciamento de Serviços de TI é utilizado de maneiras diferentes pelas organizações, que buscam a governança e o aumento do nível de maturidade da sua TI, mas a definição oficial da ITIL® para ITSM é encontrada no volume de Service Design, que descreve como: “um conjunto especializado de recursos organizacionais que provê valor aos clientes sob a forma de serviços”.

O ITSM depende da utilização eficaz e eficiente dos quatro “P”, ou seja, Produtos, Pessoas, Processos e Parceiros, que representam as competências necessárias para o provedor de serviços entregar, planejar ou projetar um novo serviço ou modificar um serviço existente, pois na ausência de um deste, o gerenciamento de serviços ficará comprometido.

A combinação destes elementos fornecem as capacidades necessárias para uma organização de TI para entregar e suportar as necessidades do negócio e dos requisitos específicos.

# Processos: Precisam-se definir todos os processos de Gerenciamento de Serviços de TI, incluindo as atividades e etapas. Nesta perspectiva, refere-se à entrega de ponta a ponta do serviço baseado em fluxos de processo ou workflow.

#Produtos: Definem-se produtos como serviços, sistemas, tecnologias e principalmente as ferramentas, já que é necessário automatizar muitos dos processos. Sob a perspectiva de Produtos ou Tecnologia levam-se em conta os serviços de TI, hardware, software e orçamentos.

# Pessoas: Incluem-se os papéis e responsabilidades nos processos. Sob a ótica de pessoas, considera-se a equipe de TI, clientes e outros interessados Os profissionais devem ter as habilidades corretas e conhecimentos para desempenhar as suas funções.

# Parceiros: Entendem-se como parceiros todos os fornecedores, prestadores de serviços e vendedores de soluções, pois atualmente, devido os altos custos e complexidade dos ambientes, é essencial compô-los na cadeia produtiva dos serviços de TI. Sob esta perspectiva, leva-se em consideração a importância dos parceiros e as relações externas com os fornecedores e como eles contribuem para a Prestação de Serviços.

Obter qualidade de serviços de TI é buscar a garantia de que todas as quatro perspectivas são levadas em conta como parte da melhoria contínua da organização de TI.

Devendo ser o mesmo ao projetar novos serviços ou modificar serviços existentes, em que estas quatro perspectivas devem ser consideradas e atendidas a fim de permitir o sucesso do desenho, da transição e eventual aprovação pelos clientes.


Ficou interessado na certificação ITIL®? Veja aqui nosso material oficial preparatório para a certificação ITIL® Foundation


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X