Tecnologia de segurança na nuvem versus no local

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 12 de dezembro de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A tecnologia de segurança é um mercado que tem crescido cada vez mais e não apenas em faturamento, mas também em importância, afinal de contas, segurança nunca é demais, principalmente quando falamos do universo digital.

Nos últimos tempos, diversas áreas receberam tecnologias surpreendentes que mudaram por completo o mundo. Desde a medicina até mesmo o transporte ganharam inovações que pareciam impossíveis 50 anos atrás.

O universo digital mudou tudo ao redor do mundo, a maneira como consumimos, nos comunicamos, trabalhamos e aprendemos, a internet e as redes sociais foram um boom que mudaram nossa rotina da água para o vinho em instantes.

Quem já entendia bem sobre configuração de servidor viu tudo o que aprendeu por tanto tempo finalmente ganhando forma e sendo aplicado no mundo. Enfim, não há como negar que a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para nossas vidas.

Entretanto, assim como tudo, ela também apresenta seus perigos e lados negativos. Por mais incrível que seja o universo digital, ele nem sempre traz a mesma segurança e proteção que estávamos acostumados a ver.

 É preciso saber lidar com os benefícios da Internet

A internet é um universo gigantesco e todos os dias precisamos lidar com a produção e o tratamento de milhares de informações. Seja como pessoa ou como empresas, na segunda opção, essa produção e tratamento é ainda maior.

Uma empresa precisa lidar com milhares e milhares de dados e informações diariamente. Sejam de seus clientes e colaboradores ou até mesmo de seus fornecedores ou parceiros, todos produzem e entregam dados que precisam ser tratados com cuidado.

Não é à toa que buscar por uma consultoria em TI  se tornou algo comum para a maioria das empresas, pois é um dos únicos serviços no mercado que ajudam as marcas a lidarem com tantos dados de maneira profissional e tranquila.

Entretanto, esses dados também precisam de segurança e proteção. Afinal de contas, se um dado importante vazar na internet e cair nas mãos de pessoas erradas, pode acarretar graves problemas para a empresa.

E é justamente dentro desse tipo de cenário que entra a tecnologia de segurança! E nos últimos tempos ganhou espaço tanto na nuvem quanto local. Neste artigo, iremos a fundo nesse conceito para te mostrar a importância da segurança de dados nos dias de hoje.

Conheça a segurança na nuvem

A segurança na nuvem pode ser entendida como um sistema digital onde é armazenado todos os dados e informações de uma pessoa ou empresa. E tem como objetivo principal a proteção contra ataques e possíveis vazamentos.

Esse tipo de serviço é encontrado facilmente na internet através de plataformas especializadas, mas o recomendado é que você busque por uma equipe de gestão de serviços TI para te ajudar a realizar esse procedimento de maneira correta e profissional.

Na era em que vivemos, todos os nossos dados estão na internet e nas redes sociais. Desde o nosso nome e endereço, até mesmo os dados para contato e cartões bancários com os quais fazemos compras em sites.

E esses dados são os que estão na mira de criminosos digitais, mais conhecidos como hackers. Eles vivem à procura de uma pequena falha no sistema para roubar os dados dessas pessoas e empresas e usá-los para cometer crimes.

Em 2020, o Brasil passou pelo maior vazamento de dados da história do país. Foram mais de 200 milhões de informações vazadas, até mesmo os dados de pessoas mortas estavam sendo usados para que criminosos fizessem coisas erradas.

Não é à toa que de lá para cá muitas empresas começaram a se preocupar bem mais com a locação de computadores de seus negócios, pois sabem que além de um sistema de segurança, também é preciso contar com um equipamento apropriado.

Por isso a segurança na nuvem auxilia na proteção dos dados de uma empresa e principalmente os de uma empresa, gerando mais tranquilidade nos processos, pois todos saberão que as informações estão bem armazenadas.

Entenda como funciona a segurança em nuvem

A segurança em nuvem funciona através de um sistema e ferramenta desenvolvida por uma empresa especializada nesse tipo de serviço. E é dentro dessa plataforma que deve-se tratar e armazenar todos os dados da sua empresa.

Dentro do espaço, os seus dados estarão seguros e com diversos benefícios que iremos nos aprofundar à frente. Mas até aqui o importante é entender que a segurança em nuvem funciona como uma espécie de cofre.

Isso significa que uma empresa de nobreak industrial, ao ter um sistema de segurança em nuvem, conta com um espaço protegido a sete chaves contra ataques de pessoas que podem tentar roubar os seus dados.

O sistema conta com diversos códigos de proteção da plataforma, o que torna o ambiente ainda mais seguro. E, caso alguém tente invadi-lo para roubar os dados, a empresa que cuida desse sistema recebe um recado imediatamente.

O funcionamento pode parecer simples, mas existe uma enorme equipe treinada e milhões de códigos por trás de um pequeno sistema que tem como objetivo principal armazenar com cuidado e segurança milhões de dados.

Sendo assim, a segurança em nuvem é muito mais do que apenas uma plataforma, mas um verdadeiro lugar onde os seus dados mais importantes e valiosos poderão se hospedar com segurança e tranquilidade.

Os benefícios da segurança em nuvem

A segurança em nuvem é uma das melhores opções para uma empresa que deseja armazenar os seus dados como segurança, praticidade e acessibilidade. E ela não se tornou uma das melhores à toa!

Ela traz diversos benefícios, tanto para a proteção de um software para gestão de franquias quanto para as milhares de informações produzidas diariamente dentro das empresas, como:

Mais segurança 

Por mais clichê que seja, precisamos sempre bater no ponto da segurança. Afinal de contas, todo cuidado é pouco quando falamos dos nossos dados, ainda mais dentro desse imenso universo que é a internet.

A segurança em nuvem traz mais proteção do que outras opções. Seu sistema conta com diversas barreiras de proteção até chegar no acesso aos dados. Isso dificulta ainda mais o processo de alguém que tenta invadi-lo.

Sem contar com o acionamento imediato que a plataforma faz da empresa responsável caso veja que alguém de fora da empresa está tentando acessar o espaço, ou seja, a nuvem traz mais segurança do que outras opções no mercado.

Mais suporte 

O suporte é uma parte essencial para quem está entrando na segurança da nuvem ou até mesmo aprendendo sobre um software para CLP Siemens, pois o suporte é a área que irá te ajudar com suas dúvidas e problemas.

E a segurança em nuvem é a que possui o melhor suporte, pois você pode contar com uma equipe de profissionais disponíveis 24 horas por dia e 7 dias da semana para te ajudar com qualquer problema ou dúvida.

Isso significa que você sempre poderá contar com pessoas que entendem bem sobre o assunto e estão dispostas a te ajudar com o que for necessário a qualquer momento, coisa que não vemos em outras opções de segurança de dados.

Mais acessibilidade

Por último, mas não menos importante, a acessibilidade também é uma característica essencial quando falamos da segurança em nuvem. Pois, trata-se de um sistema fácil, simples e otimizado, onde qualquer um que possua autorização consegue usar tranquilamente.

Claro que contar com um bom projeto de cabeamento estruturado de redes faz toda a diferença nesse processo, mas a segurança em nuvem traz mais acessibilidade para que cada um consiga utilizar a ferramenta do jeito que achar melhor.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios da segurança em nuvem, que se destaca no mercado não apenas por esses, mas por diversos outros que fazem dela uma das melhores opções para quem procura segurança e praticidade.

A diferença entre servidor na nuvem e servidor local

A segurança em nuvem, mesmo sendo uma das melhores opções no mercado, não é a única. Muitas pessoas ainda preferem contar com um servidor de segurança local, e iremos lhe explicar a diferença entre eles.

Como você entendeu durante o texto, a segurança na nuvem é feita através de um sistema digital onde se armazenam e protegem todos os dados dentro daquele site, ou seja, é tudo digital.

Já a segurança em um servidor local nada mais é do que a criação de um espaço físico dentro da empresa onde a pessoa terá acesso a computadores que contarão com todos os dados da empresa, como:

  • Valores de serviços;
  • Contatos de clientes;
  • Endereços;
  • Parceiros;
  • Contratos;
  • Gastos e faturamento.

A segurança em um servidor local possui seus lados positivos, como um acesso mais fácil e rápido. Mas também traz seus perigos, como maior chance de vazamento de dados e falta de suporte na hora de resolver algum problema.

Para escolher o melhor para a sua empresa, basta entender qual o seu objetivo com a segurança de dados e o volume de produção de informações diária dentro da sua empresa.

É imprescindível também ter um time devidamente treinado ao menos com o básico de segurança da informação.

Dessa maneira você contará com a melhor escolha para te ajudar a proteger os seus dados e o de todas as pessoas que trabalham com você, fazendo do seu negócio um espaço seguro para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *