Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Como Passar no Exame da ITIL 4 Foundation

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 16 de outubro de 2023

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Avançar na carreira e não ficar para trás é uma questão de aprimorar constantemente suas credenciais e conhecimentos. Nesse sentido, a aprovação no exame e a obtenção do certificado da ITIL 4 Foundation é uma das credenciais mais importantes que você pode ter em seu currículo – e se você não tiver, seus concorrentes terão.

Por isso, hoje você vai aprender tudo o que precisa para se certificar na ITIL 4 Foundation, desde as características do exame, passando por como adquiri-lo, seu conteúdo, como se preparar e como ter um bom resultado.

Características do Exame

  • A prova é online.
  • Tem 40 perguntas.
  • Para ser aprovado, você precisa acertar 65% das 40 questões.
  • O preço do exame é tabelado em dólar.
  • O preço do exame AUMENTARÁ substancialmente em 2023, podendo chegar a R$3 mil.
  • Não exige conhecimento prévio da ITIL v3.

Retake (fazer a prova de novo):

O retake é o processo de comprar uma segunda tentativa. A questão é que essa aquisição deve ser feita no momento da aquisição da prova. Portanto, é uma decisão que deve ser tomada antes da aprovação ou reprovação na primeira tentativa. O retake custa por volta de 25% do valor da primeira tentativa. Assim, adquiri-lo ou não é uma decisão que depende da autoconfiança do candidato.

Recertificação:

Todos que fizeram o exame até julho de 2019 vão ficar pendentes de recertificação no site da Axelos. Você não perderá seu certificado, mas essa pendência aparecerá no site caso alguém consulte o seu nome. A recertificação deverá ser feita a cada 3 anos.

O exame não é complexo:

São 4 questões de múltipla escolha, mas o estilo das questões variam: assinale a alternativa correta/incorreta, assinale a alternativa que apresenta os itens verdadeiros (dentre uma lista de afirmações), assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente etc.

Vários idiomas:

Dentre eles, o português, língua na qual os cursos brasileiros também são ministrados.

A prova é acompanhada por um supervisor que fala inglês:

Porém, há tradução simultânea para as informações que ele irá passar no chat. Se você não fala inglês (ou alguma das outras línguas disponíveis) não há problema, basta avisar no chat em português e as informações passadas pelo supervisor serão traduzidas automaticamente.

A prova é sem consulta:

Não pode usar anotações, não pode ter nada na mesa em que você fará a prova (à distância) e nem consultar nenhum tipo de material durante a prova. Não tente “colar”, qualquer movimento estranho, barulhos ou, até mesmo, olhar para os lados pode ser o suficiente para que a prova seja cancelada e você perca o dinheiro.

Preparando-se para o Exame

Fazer um Curso ou Estudar por Conta Própria?

Comprar um curso preparatório NÃO é obrigatório, mas essa decisão vem com alguns riscos.

Estudar por conta: quando estudamos por conta, é importante ter certeza de que o material e as fontes que estamos usando como base são confiáveis e atualizadas. Além disso, nosso cuidado com organização, planejamento e requisitos do exame devem ser redobrados, afinal, não temos o suporte de um instrutor.

Estudar em uma escola credenciada (ATO): que uma escola credenciada oferece é, acima de tudo, a facilitação do processo – a estrutura, a organização do conteúdo, o direcionamento para o que se deve estudar de forma mais efetiva, ou seja, a economia do seu tempo e da sua energia para encontrar seus próprios caminhos dentro de um conjunto desorganizado de conteúdo, muitas vezes sem tradução ou apresentado de forma pouco didática.

Com um ATO (Approved Training Organisation), você terá a tranquilidade de que o exame estará alinhado ao conteúdo que você estudou. Além disso, você também terá o suporte da escola credenciada: o professor será um Instrutor Credenciado (AT), que irá não apenas apresentar o conteúdo, mas te explicar, dar dicas e tirar dúvidas. Um ATO disponibiliza todo o material oficial do instituto, que normalmente pessoas físicas não têm acesso. Se você deseja buscar uma escola credenciada, por tanto, pode pesquisar, no site da Peoplecert, todas as empresas credenciadas no Brasil.

O Que Cai na Prova?

A abordagem das questões sobre o conteúdo segue a Taxonomia de Bloom. Segundo essa teoria da aprendizagem, o conhecimento pode ser classificado em níveis que vão do 1 ao 6, da seguinte forma:

  • Nível 1: Conhecimento – memorizar fatos e conceitos específicos.
  • Nível 2: Compreensão – entender e interpretar problemas e instruções.
  • Nível 3: Aplicação.
  • Nível 4: Análise.
  • Nível 5: Síntese.
  • Nível 6: Avaliação.

A prova da ITIL 4, por sua vez, se concentra nos níveis 1 e 2. Dessa forma, é importante que você não apenas memorize o conteúdo, como também compreenda-o com clareza.

Dicas para Passar

Estude de duas a três vezes todo o conteúdo:

Essa tática permite que você passe por todo o material, memorize-o com maior efetividade e tenha maior clareza sobre as partes que você domina e as partes que precisa estudar mais.

Leia o material complementar:

O material complementar contém o Syllabus, com uma visão geral do conteúdo, glossários, com a definição dos termos e conceitos, simulados, entre outros documentos de fundamental importância para a sua preparação.

Faça anotações:

Esse costume vai te ajudar não apenas a criar um resumo de partes importantes do conteúdo, mas também te ajudará a memorizar e, principalmente, a estudar de uma forma mais ativa, identificando as partes importantes e prestando mais atenção.

Identifique o que acertou no simulado:

Depois de fazer um simulado, nós temos tendência a corrigir e prestar atenção apenas às questões que erramos. Porém, muitas vezes, muitas vezes acertamos questões sem entendermos de verdade as perguntas, chutando ou acertando por uma associação incorreta de ideias. Portanto, certifique-se de que você compreendeu, também, a lógica das questões que você acertou.

Mapa mental:

Essa deve ser vista como uma ferramenta PESSOAL. O Mapa Mental é uma representação do que você entendeu e das conexões que observou no conteúdo. Se você gosta dessa ferramenta, não pegue o mapa mental de terceiros, faça o seu próprio.

Imagine o conteúdo aplicado à realidade:

Pense, por um momento, como aquele aprendizado pode ser transposto para o dia-a-dia da sua empresa ou das empresas pelas quais você passou, por exemplo. Tente imaginar quais seriam as implicações, etapas, processos, isso irá te ajudar a memorizar e a compreender melhor o conteúdo. Porém, é importante que esse exercício seja feito considerando a cultura do framework, sem pular etapas ou imaginar atalhos na vida real.

Algumas questões podem te ajudar a responder outras questões:

Muitas vezes, uma questão pode te ajudar a lembrar um termo ou um conceito que te ajudará a mudar sua resposta em uma questão anterior. Dessa forma, é interessante reler todas as questões e rever suas respostas antes da entrega do exame.

Entender é muito melhor do que decorar:

Algumas coisas sobre a prova da ITIL 4 você tem que lembrar, ou seja, memorizar termos e conceitos, outras você tem que descrever, o que demanda uma capacidade de compreensão e análise do conteúdo.

Simulados são essenciais, mas cuidado!

Se, por exemplo, todas as vezes que você faz um simulado novo, sua nota é baixa, e na segunda tentativa você gabarita, pode ser que você esteja, na verdade, decorando as respostas para a segunda tentativa. Busque verificar um crescimento do seu rendimento nas primeiras tentativas de cada simulado. Dessa forma, você estará verificando um ganho de rendimento real.

Cuidado com as traduções:

Erros de tradução acontecem, inclusive nos materiais oficiais. Assim, mesmo não conhecendo o inglês, conhecer o básico como, por exemplo, os termos principais em inglês, pode te ajudar a identificar problemas de tradução.

Cuidado com material da internet:

Muitas vezes, materiais que você encontra na internet podem estar desatualizados ou simplesmente errados. Uma forma de contornar esse risco é buscando escolas credenciadas (ATOs).

Estude no seu ritmo, mas se planeje!

Se organize levando em conta quanto tempo você tem até a prova e quanto tempo você tem disponível por dia ou por semana. Isso é mais fácil de fazer se você está estudando através de um curso e um instrutor credenciados.

Utilize glossários:

Essa é a forma mais direta de conhecer os principais termos e conceitos.

Leia o Syllabus:

Este é mais um material de apoio importante, que traz uma visão geral de tudo aquilo que será cobrado no seu exame.

Faça os simulados:

Exercitar e colocar à prova o que você aprendeu é muito importante.

Onde Adquirir o Exame?

Para adquirir seu exame, há duas opções:

  • Direto na Peoplecert: essa é a opção mais cara, sendo o pagamento feito em dólar e à vista.
  • Através dos ATOs: essa é a opção mais barata, mas nem todos os ATOs vendem exames.

Lembrando que, a partir de 2023, diversas taxas serão reajustadas e todos os preços vão aumentar significativamente.

Antes do exame

Faça os testes com a ferramenta ExamShield. Essa ferramenta vai ser usada para monitorar o seu exame. Portanto, é uma boa ideia testá-la para verificar sua conexão, webcam, antivírus, entre outros fatores, com antecedência.

Evite o estresse. Busque dormir bem um dia antes da sua prova e evite situações de estresse.

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e sem distrações para fazer o exame.

Durante o exame

Use o chat. O chat possui ferramenta de tradução simultânea, não tenha medo de escrever em português, apesar do seu monitor ser estrangeiro.

Mantenha a calma. Foque no exame, nesse momento, essa é a única coisa que importa.

Não faça nenhum movimento estranho. Mantenha os olhos na tela, não olhe para os lados ou para baixo, e, em hipótese alguma, cheque qualquer tipo de anotação. Sua prova pode ser cancelada e você perderá seu dinheiro ao menor indício de cola.

Depois da prova

Confira o resultado preliminar, MAS aguarde o resultado final para comemorar. O resultado final chegará, mais ou menos, em 2 dias.

Poste o seu certificado no LinkedIn. Certificado é para ser exibido, divulgue-o!

Boa Prova!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *