Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

3 dicas para evitar o fracasso do seu projeto de TI

Picture of Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 13 de dezembro de 2023
3 Dicas Para Evitar o Fracasso do seu Projeto de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

3 dicas para evitar o fracasso do seu projeto de TI

Existem, a princípio, vários fatores que podem influenciar o sucesso ou fracasso de qualquer projeto de TI.

E para a sua sorte, nós, da PMG Academy, vamos trazer algumas soluções para você não se complicar em momentos difíceis. Pois, nós temos certeza de que elas vão te ajudar.

Além do mais, de acordo com essas três dicas, vai acabar sendo fácil resolver problemas ligados à maioria das falhas e salvar a sua pele ou do seu Gerente de Projetos.

Assim sendo, te convido a seguir aqui comigo. Vamos lá?

1. Crie metas mensuráveis

Homem segurando laptop e mostrando resultados do projeto de TI

Uma das principais razões para o fracasso de projetos é, de fato, a incapacidade de medir o progresso e o resultado das tarefas.

Além disso, muitas metas se mantém em aberto, sem finalidade específica.

E por isso, gera aquele sentimento de ambiguidade, sem que ninguém saiba o que realmente se pretende atingir. Atenha-se ao básico!

Outra dica importante é desenvolver e mensurar os propósitos do seu projeto através dos princípios SMART:

  • Específico (Specific) – Mire uma área específica para a melhoria;
  • Mensurável (Measurable) – Quantificar ou pelo menos sugerir um indicador de progresso;
  • Atribuível (Assignable) – Especificar quem irá fazê-lo;
  • Realista (Realistic) – Configurar resultados que realmente acabam sendo alcançados, dado os recursos disponíveis;
  • Relacionar com o tempo (Time-related) – Especificar quando o(s) resultado(s) se torna alcançado(s).

Estamos nos referindo a indicadores específicos, mensuráveis ​​e realistas.

Conforme especificado em princípios de gerenciamento de projetos, as organizações devem gastar 80% do seu esforço no planejamento e análise do projeto.

2. Aprenda a dizer não

A maioria dos projetos no cenário empresarial moderno operam sob uma estrutura fraca. Os gerentes, normalmente têm muito menos energia e são guiados por empresários patrocinadores e gestores.

Forçados a trabalhar como coordenador com muito menos controle, mas geralmente acabam tendo que assumir todos os riscos associados com o fracasso das tarefas.

A maioria dos representantes das empresas têm muito pouco tempo de experiência ou quase nenhum conhecimento em gestão de projetos formais. Eles tendem a impor prazos irrealistas.

Desse modo, se torna responsabilidade do gerente de projeto destacar qualquer risco que possa dificultar a conclusão das metas do negócio.

Nesse sentido, force a configuração robusta dos processos na prática, a utilização efetiva de cronogramas realistas e registre os riscos que muitas vezes acabam sendo ignorados pelos administradores e gestores.

Assim, o seu argumento ao bater de frente com os impostos pela organização ficará mais forte, colocando o seu projeto em uma estrutura viável até o comprimento das metas.

3. Quebrando o projeto em fases gerenciáveis

Homem fazendo anotações e trabalhando em desktop com projetos

Sempre que possível, o projeto deve se dividir em um conjunto de resultados. A entrega é, um produto de trabalho verificável e quantificado.

Esta configuração pode ser referida como uma fase do projeto. As fase dos projeto podem ser concluídas com uma avaliação do trabalho realizado, que trabalho extra é ainda necessário, ou se a fase deve ser considerada fechada.

Dúvidas

Tem mais dicas? Então, compartilhe a sua experiência aqui conosco.

Por outro lado, se você gostou do nosso texto “3 dicas para evitar o fracasso do seu projeto de TI”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Aliás, mais um estudo tratado como objeto de base para o seu conhecimento. Uma vez que, sempre quando falamos em TI, a área se torna muito grande.

Mas, se acaso, você ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Dessa forma, comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *