A ISO/IEC 20000 fornece uma conduta que segue uma composta para gerenciar os processos de gestão de serviços de TI. A fim de que os resultados dos serviços de TI atendam às expectativas do cliente.
Neste post, iremos ver bem de perto, as vantagens e o propósito da ISO/IEC 20000. Então, fique ligado e acompanhe abaixo fatores relevantes que irão te auxiliar no seu dia a dia.
Sobre as vantagens
A implementação da ISO/IEC 20000 ajuda a economizar dinheiro e aumentar a eficácia e a eficiência dos processos de negócio. Já que, a maioria das empresas que obtiveram a certificação ISO/IEC 20000, também obtiveram processos mais hábeis, aumentaram a satisfação dos clientes e entregaram serviços de maior qualidade.
A ISO/IEC 20000 define requisitos para os prestadores de serviços de serviços de TI, que podem usufruir das boas práticas, da padronização e recomendações essenciais, mundialmente utilizadas. Ela é tida como um pré-requisito para estabelecer um relacionamento comercial com um novo provedor.
Para os clientes, a certificação dos fornecedores com os padrões ISO, significa a certeza de que o desenvolvimento e prestação de serviços são feitas de acordo com documentos de referência globalmente aceito.
A norma estabelece uma base de terminologia padrão para a gestão de Serviços de TI. Com isso, obtém ganhos na comunicação com os clientes e no pleno entendimento dos conceitos.
Ganhar acesso nos mercados globais através do amplo reconhecimento da ISO 20000 e alcançar cada vez mais novos clientes. Para a empresa é uma vantagem competitiva que demonstrará o seu compromisso com a qualidade.
Além disso, auxilia a entender todas as conformidades regulatórias.
Propósito da ISO/IEC 20000
Para entendermos qual é a finalidade das respectivas partes da ISO/IEC, devemos primeiro perceber qual é o perfil das empresas que utilizam a norma.
Ela é, em especial, importante para as empresas onde a qualidade do serviço de TI é essencial. Por exemplo, para uma instituição financeira, como um banco e, principalmente, para empresas que fornecem serviços de tecnologia.
Assim, as empresas que neste momento não estão buscando a certificação, podem ainda utilizar a norma como um guia de boas práticas.
O propósito maior da ISO/IEC 20000 é garantir a qualidade dos processos, mas não dos produtos, nem dos serviços e muito menos da organização.
Quando uma empresa ganha uma norma ISO, significa que, por exemplo, os processos de produção estão de acordo com o que foi documentado.
Porém, de forma alguma, a norma vai garantir a qualidade do produto ou serviço. Já que as perspectivas e os critérios de qualidade diferenciam-se de cliente a cliente. Por isso que a norma não é adequada na avaliação de produtos.
Enfim, se por ventura você ficou com alguma questão, deixe aqui o seu ponto de vista.
Em seguida, nós, da PMG Academy, iremos te responder o mais breve.
Até logo mais!
Artigos Relacionados