Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

A Importância da Metodologia Ágil para o Profissional de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 4 de agosto de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você bem sabe que presenciamos um ritmo acelerado de inovações no ramo de TI. Por isso, como uma maneira de se adequar à tendência de desenvolvimento ágil, buscou-se um novo tipo de metodologia para gerenciar processos.

Estes novos métodos, que apresentam uma abordagem incremental e que são destinados a satisfazer as necessidades dos clientes através da aplicação de uma nova mentalidade acerca do sistema, são chamados Métodos Ágeis.

Mas o que significa ser ágil? Ser ágil é conseguir criar saídas e responder às mudanças de forma rápida, buscando a opção mais eficaz em um ambiente turbulento, sendo assim capaz de balancear a flexibilidade e a estabilidade.

No caso da Metodologia Ágil, a melhor forma de aplicar este conceito é construir somente aquilo que o cliente valoriza.

De acordo com esta metodologia, o excesso de formalidade pode limitar o progresso do projeto, mas por outro lado, pode provocar o caos total, graças à falta de utilização dos processos que possam impedir o alcance de novos objetivos.

O uso do termo para se referir a esta metodologia, se deve ao fato de possuir uma abordagem simplificada. Porém, é preciso que você entenda que, neste caso, ser simples significa ser ágil; e, para ser ágil, é preciso muita disciplina e organização.

Existem várias opções para aplicar o conceito de ágil em seu projeto. Entre os métodos mundialmente mais conhecidos, destacam-se:

  • Crystal
  • FDD (Feature Drive Development)
  • DSDM (Dynamic System Development Method)
  • XP (eXtreme Programming)
  • AUP (Agile Unified Process)
  • Scrum

Cada um deles tem sua aplicação e suas particularidades, mas todos são constituídos por princípios ágeis. Além disso, se for necessário, você pode combinar dois ou mais métodos e aplicar ao seu projeto.

Fique ligado nas práticas ágeis, faça um Curso Online de Scrum Foundation da EXIN.


Veja o Top 3 certificações de TI para você tirar ainda esse ano


Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *