Cultura DevOps – O que é e quais os benefícios?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 30 de dezembro de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A digitalização vem revolucionando grande parte das indústrias e servindo para que elas inovem, experimentem e produzam habilidades com ainda mais rapidez.

Entretanto, o ato de querer aprimorar a velocidade não é apenas um querer das empresas: já se tornou algo necessário para a sobrevivência delas. Uma abordagem mais flexível e prática para a entrega de software deve ser adotada para reduzir obstáculos.

Por isso, a cultura DevOps é uma solução incrível. Você sabe o que isso significa? Entenda isso agora mesmo, juntamente com os benefícios desse método.

O que é cultura DevOps?

Em primeiro lugar, podemos definir o DevOps como uma combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que tem como objetivo aumentar a capacidade de uma organização em distribuir serviços e aplicativos em alta velocidade. 

Dessa forma, é possível otimizar e aprimorar os produtos em um ritmo ainda mais acelerado se formos comparar com empresas que ainda usam processos tradicionais de desenvolvimento de software e gestão de infraestrutura.

Assim, em sua essência, uma cultura DevOps envolve uma colaboração mais próxima e uma responsabilidade compartilhada entre o desenvolvimento e as operações para os produtos que eles criam a mantêm. 

Isso serve como auxílio para as empresas para que elas alinhem o pessoal, os processos e as ferramentas em direção a um foco mais unificado no cliente.

Além disso, a cultura DevOps envolve o cultivo de equipes multidisciplinares que se responsabilizam pelo ciclo de vida inteiro de um produto.

No centro da cultura DevOps está o aumento da transparência, da colaboração e comunicação entre as equipes. No entanto, é preciso que certas mudanças culturais aconteçam para aproximar tais equipes – e o DevOps enfatiza o aprendizado e melhorias contínuas, principalmente através da autonomia da equipe, empatia, feedback rápido e confiança entre as pessoas.

Por conta disso, as equipes de desenvolvimento e operações podem colaborar de forma eficaz quando tomam decisões e implementam mudanças sem passar por um processo de aprovação longo e complicado.

Portanto, com o DevOps essas equipes não ficam separadas e, às vezes, podem-se combinar em uma só.

Conheça também os 5 principais erros na prática DevOps e como evitá-los!

Benefícios da Cultura DevOps

Enfim, podemos citar alguns benefícios interessantes para as empresas que adotam uma cultura DevOps:

Melhor colaboração

Ao contrário das abordagens tradicionais que demoram para resolver conflitos entre departamentos, a adoção do DevOps promove um trabalho em uníssono entre as equipes, colaborando para que elas alcancem um objetivo comum.

Ainda, há um nível maior de confiança entre as equipes, o que permite mais experimentação e inovação.

Mais eficiência

Automação é uma parte integrante do método DevOps e toda a equipe se torna mais eficiente se usar essas ferramentas. Outra parte essencial do DevOps é liberar a equipe de tarefas repetitivas e redundantes.

Por meio da automação, até mesmo uma tarefa tediosa é possível tratar com relativa facilidade. Ela é muito mais eficiente do que outras abordagens porque possui na manga várias ferramentas diferentes que tornam o trabalho muito mais fácil.

Ou seja, a abordagem DevOps se concentra em um fluxo de trabalho de entrega contínua que auxilia no lançamento do software mais rápido do que antes.

Poucas falhas e erros

De acordo com relatórios, organizações que adotam a cultura DevOps têm 60 vezes menos falhas do que aquelas que não implementam esse método. 

Os desenvolvedores DevOps procuram erros enquanto ainda escrevem o código, eliminando-os assim que os encontram para economizar tempo e esforço. 

Portanto, essa abordagem garante menos tempo para implementação de novos recursos e software, ao mesmo tempo que tem mais rapidez na procura por quaisquer erros e falhas e reparos antes do lançamento da próxima versão do software.

Inovação mais rápida

As empresas que inovam rapidamente ficam à frente dos concorrentes.

Logo, a adoção da cultura DevOps permite que as organizações resolvam os problemas gradativamente e passo a passo, com ciclos de entrega mais curtos. Ao mesmo tempo, os novos recursos adicionais são adequados e livres de erros.

Tempo de recuperação também mais rápido

Com a abordagem DevOps, as equipes de desenvolvimento podem oferecer um número limitado de recursos em cada iteração. Caso ocorra uma falha ou erro, o culpado mais provável seria o conjunto de recursos mais recente.

Uma vez que a equipe sabe onde os erros são mais prováveis de serem encontrados, ela será capaz de corrigi-los com maior rapidez.

Com isso, os tempos de recuperação são muito mais ágeis, pois existe uma única equipe responsável pelo novo conjunto de recursos.

Saiba ainda a relação do DevOps com a segurança de sua empresa!

Independentemente do tamanho de sua empresa, cada uma tem muito a ganhar com a adoção de cultura DevOps. Não é um processo fácil – é desafiador mudar de um desenvolvimento de software tradicional para ele, mas quando realiza-se da maneira correta, as recompensas são altas e as mudanças são muito significativas. 

Leia os outros textos do blog para se inteirar em outros assuntos importantes para sua organização.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

Como aplicar DevOps na prática?

O DevOps vem sendo um assunto muito em alta no setor de Tecnologia da Informação. Analistas comentam com frequência sobre as virtudes dessa cultura e

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *