Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Saiba como DevOps pode estar relacionado à Segurança

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 3 de junho de 2021
DevOps relacionado à Segurança

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Rugged e DevSecOps: saiba como DevOps pode estar relacionado à Segurança. E veja as suas diferenças!

Nos últimos dez anos, com o avanço da tecnologia, surgiram as nuvens públicas, contêineres e o modelo de micro serviços. Como consequência desse movimento, surge também a cultura DevOps, na qual os desenvolvedores podem dimensionar e fornecer a infraestrutura necessária.

Até então, a segurança era responsabilidade de uma equipe específica que atuava apenas no processo final do desenvolvimento. Quando os ciclos de desenvolvimento duravam meses ou anos, não haviam problemas.

Mas, as entregas rápidas sugeridas pelas práticas DevOps resultaram numa incapacidade das equipes de segurança tradicionais em relação à proteção desses novos ambientes dinâmicos.

Em síntese, para solucionar essa demanda e oferecer soluções tão modernas quanto a nova cultura, o DevOps se expandiu para outros tipos de práticas específicas que combinam medidas. Como por exemplo, o Rugged DevOps e o DevSecOps.

E para expor cada um deles e mostrar as funções, eu te convido a ficar aqui comigo. Explorar mais à fundo essas culturas vai ser muito bacana. Desse modo, saiba que a partir de agora, vamos ver como DevOps pode estar relacionado à Segurança. Vamos lá?

DevOps robusto

Dois homens analisando códigos DeVops relacionados à segurança
Essa prática se trata dos profissionais de TI de uma empresa que criam e conservam a infraestrutura da mesma

Áspero DevOps, no português DevOps “robusto”, se trata de uma conduta para o desenvolvimento de software. Isto é, a prioridade é certificar que o código seja seguro em todas as fases do seu ciclo de vida.

A palavra Rugged tem a ver com “destruir” seu código antes da produção para garantir que ele resista a ameaças externas assim que entrar nesse estágio. Ou seja, ser tão cruel com seu código quanto os invasores faz com que ele seja resiliente contra ataques.

Leia também: DevOps: cultura de colaboração entre desenvolvedores e operações de TI.

Utilizada no geral para ambientes em nuvem, essa vertente mistura noções de DevOps e Segurança da Informação para garantir que a segurança não seja levada em consideração apenas depois do desenvolvimento.

Essa abordagem requer que não só os profissionais de Desenvolvimento, bem como os profissionais de Operação dentro de uma equipe, tenham um alto nível de consciência sobre segurança. Isso, ao mesmo tempo que tenham a habilidade de automatizar os testes durante o ciclo de vida.

[activecampaign form=3 css=1]

 

7 hábitos do Rugged DevOps:

  1. Aumenta a confiança e transparência entre Dev, Sec e Ops;
  2. Entende a probabilidade e o impacto de riscos específicos;
  3. Descarta mapas detalhados de segurança em favor de melhorias incrementais;
  4. Uso do pipeline de entrega contínua para melhorar as práticas de segurança;
  5. Padroniza o uso de softwares de terceiros e mantê-los atualizados;
  6. Gerenciamento através de trilhas de auditoria automatizadas;
  7. Preparação para testes com jogos de segurança da informação.

DevSecOps

A proposta de DevSecOps se dá por incorporar o setor da segurança desde o princípio do desenvolvimento, de maneira contínua. Dentro do DevSecOps, a solução encontrada é automatizar algumas portas de segurança, para evitar que o fluxo de trabalho dessa prática seja afetado e que ocorram instabilidades danosas ao processo.

Verificações de segurança manuais no pipeline podem ser muito demoradas para serem realizadas pelos humanos. Essa prática permite integrar de modo total os testes de segurança nos pipelines de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD).

Gerenciamento de configuração, seleção de contêineres aprovados e uso de servidores imutáveis representam algumas das técnicas utilizadas para lidar com os desafios de segurança enfrentados pelas equipes de Operações.

No entanto, isso também ajuda a eliminar certas classes de ataques. Por exemplo, servidores imutáveis em uma zona de segurança que bloqueiam a porta 22 podem impedir que hackers e administradores façam login.

Uma das táticas positivas de DevSecOps é definir a tolerância a riscos e conduzir uma análise de riscos e benefícios. Outro passo solene pode ser aplicar um treinamento de segurança para a equipe.

Dessa forma, surge a garantia da autonomia necessária para corrigir falhas de segurança sem recorrer a recursos externos.

Diferenças entre DevSecOps e Rugged DevOps

DevSecOps trata da introdução da segurança no desenvolvimento de aplicativos de ponta a ponta. Ele minimiza vulnerabilidades e aproxima a segurança dos objetivos de TI e de negócios.

Adicionar o termo “robusto” ao DevOps significa adicionar mais confiança, transparência e uma compreensão mais clara das possibilidades de risco possíveis dentro do código.

Em suma, uma abordagem acelerada em que os parâmetros de segurança acabam sendo praticados no início do projeto e os testes de invasão utilizados ao longo do ciclo de desenvolvimento.

Veja! Os projetos de aprendizado de máquina mais comuns.

No ambiente DevSecOps, o teste automatizado se torna executável em todo o ciclo de desenvolvimento. A ferramenta mais significativa dos processos nessa vertente é tornar a segurança a maior prioridade.

Enfim, quer saber mais sobre esse tema? Então, fique de olho no que vamos lançar e assine a nossa newsletter!

Além disso, comente aqui o que você achou do nosso texto: “Saiba como DevOps pode estar relacionado à Segurança”.

Se acaso ficou com alguma questão, não hesite e nos diga o seu ponto de vista.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *