Conheça os Artefatos do Scrum

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 26 de janeiro de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os Artefatos do Scrum desempenham um papel vital na construção de uma imagem do progresso da equipe Scrum.

Por isso, é essencial entender o que exatamente eles envolvem e por que são úteis. Existem três Artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog e Product Increment. Claro que a equipe usa outros pontos de referência para planejar o trabalho, mas esses três são os principais.

De toda forma, hoje você entenderá o que são os Artefatos e como eles se encaixam!

Aproveite para conferir as diferenças entre Scrum e Kanban.

O que são os Artefatos do Scrum?

O Scrum depende de pequenas equipes de membros multifuncionais que podem se auto-organizar para realizar o trabalho.

Nesse caso, para que isso aconteça, a equipe Scrum deve compartilhar um entendimento do trabalho a ser feito. E é aqui que entram os Artefatos do Scrum.

Logo, os Artefatos do Scrum mantêm todos os membros da equipe coordenados enquanto trabalham em direção ao objetivo do sprint. 

Mesmo quando acontecem mudanças importantes ou surgem de última hora, os Artefatos do Scrum evoluem para capturar as principais informações (por meio de reuniões Scrum e com o uso de ferramentas, como quadros Scrum, de que a equipe precisa em certos pontos de verificação para chegar à linha de chegada).

Em resumo, cada artefato do Scrum procura responder uma pergunta:

  • Product Backlog: No que trabalharemos na próxima sprint?
  • Sprint Backlog: No que trabalharemos na próxima sprint e como a equipe Scrum fará isso?
  • Product Increment: O que a equipe Scrum terá feito até o fim desta sprint e como eles saberão o que está “feito”?

Assim, visualizando o fluxo de trabalho do Scrum com o Artefatos em foco, será possível ver como a equipe rastreia possíveis alterações de software à medida que são planejadas, criadas e implementadas.

Os Artefatos do Scrum dividem o fluxo de trabalho das equipes, favorecendo uma melhor concentração em pequenas quantidades de trabalho importante.

Enfim, à medida que a equipe planeja o trabalho a ser “feito”, os Artefatos do Scrum servem como representações altamente visíveis do trabalho (ou valor) que:

  • Promovam a transparência das principais informações;
  • Ofereçam oportunidades para inspeção e adaptação;
  • Minimizem o trabalho desnecessário em andamento. 

Então, os Artefatos do Scrum evoluem a cada nova peça de inteligência da equipe, podendo ser desenvolvedores descobrindo problemas técnicos, assim como novas regulamentações ou mudanças no mercado.

Conheça os Artefatos do Scrum

Finalmente, veja abaixo como os três Artefatos do Scrum funcionam:

Product Backlog

O Product Backlog é, em sua essência, uma lista mestra de todas as alterações que podem ser realizadas em um produto, como recursos aprimorados, correções ou trabalho técnico necessário para manter o produto funcional e competitivo.

Ou seja, é uma lista priorizada de tudo o que pode ser incluído no produto, assim como pode indicar a manifestação da manifestação e do business case para o produto.

O backlog é constituído por itens, que podem ser qualquer coisa. Como dito acima,podem ser recursos, correções, até mesmo especificações, requisitos de mercado, casos de uso, entre outros.

Para a equipe Scrum, isso representa o trabalho que precisa ser feito. É claro que o número de possíveis alterações de software é praticamente ilimitado – o que é limitado, no entanto, é a capacidade da equipe de entregá-los.

Nesse sentido, o Product Backlog é um espaço onde a equipe pode coordenar uma carga de trabalho gerenciável e conducente a resultados positivos do produto.

Claro, manter um Product Backlog eficaz é um esforço de equipe, destilando inúmeras possibilidades de produtos em uma lista única, viável e ordenada que promove a transparência nas prioridades da organização.

Sprint Backlog

Agora, o segundo Artefato do Scrum é a Sprint Backlog. Podemos defini-lo como um subconjunto do Product Backlog, isto é, é uma lista com mais informações técnicas, incluindo os itens específicos do backlog que a equipe Scrum entregará durante a sprint atual e um plano de como entregá-los.

A equipe de desenvolvimento prevê a capacidade – quantos itens do backlog eles podem concluir durante a sprint – e estima um número adequado de itens altamente priorizados do Product Backlog.

A partir disso, a equipe divide tais itens em tarefas menores para que o trabalho possa começar.

Assim como acontece no primeiro Artefato, o Sprint Backlog é fluido, pois a equipe o ajusta conforme surgem problemas e há mudanças de prioridades. 

Porém, a diferença entre ambos é que enquanto o Product Backlog olha para o futuro, o Sprint Backlog fornece um instantâneo atual no progresso do que está sendo feito e do trabalho a ser feito.

Portanto, é uma ferramenta que ajuda a equipe a inspecionar, adaptar e planejar.

Product Increment

Por último, o Product Increment é a saída da sprint. Ele é uma versão utilizável e potencialmente liberável do produto.

Basicamente, ele é a soma dos itens do Product Backlog entregues em cada sprint.

É fundamental para o Scrum essa entrega do incremento a cada sprint, pois quando o trabalho é dividido em partes simples, ele pode ser terminado em iterações curtas.

Os incrementos são aditivos, o que significa que eles se baseiam em iterações anteriores do produto. Ao final de vários sprints, a equipe Scrum terá entregue vários incrementos, cada um melhorando o próximo na busca de atender às necessidades do usuário.

Leia também: Product Owner x Product Manager – Entenda quem é quem

Dúvidas sobre os Artefatos e outros assuntos relacionados ao Scrum? Deixe nos comentários!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

Ferramentas de Engenharia Social

A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Todos os cursos da PMG Prime, de R$ 4.400,00 por apenas R$69,90 / mês (Plano de Assinatura)  Assinar Agora

ESPERE!!!

Aulas de Cyber Security
AO VIVO E GRÁTIS

Conteúdo preparatório para Certificação Internacional de TI