Top 5 Melhores Certificações de Hardware

PMG Academy

PMG Academy

em 23 de abril de 2020
Top 5 Melhores Certificações de Hardware

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Top 5 Melhores Certificações de Hardware

Tornar-se um técnico de informática é um grande ponto de entrada para a área de TI. Dessa forma, as certificações de hardware ajudam a demonstrar o seu conhecimento e competência na manutenção de computadores, dispositivos móveis, impressoras e muito mais.

Assim estas top 5 certificações de hardware podem servir para você que está começando sua carreira de TI. Mas não se esqueça de que há um imenso leque de opções para você escolher. Uma dica é buscar nos sites de fornecedores de hardware, como HPDellCiscoJuniper, Fortinet.

Seguindo adiante, podemos dizer que há um equívoco ao nomear essas credenciais de “certificações de hardware”, pois se passa a ideia de que o hardware pode existir ou funcionar de forma independente do software (ou vice-versa).

Portanto, se você se aprofundar no currículo, para qualquer credencial de certificação específica, relacionada a hardware em qualquer nível – seja essa credencial incluída nesta lista ou em alguma outra oferta de certificação – você vai logo perceber que, em geral, software está no controle de hardware hoje em dia.

O software entra em jogo para a instalação, configuração, manutenção, solução de problemas e sobre quaisquer outras atividades que você pode realizar com o hardware.

Eu não quero deturpar o foco e a cobertura dessas certificações.  Por isso, é importante entender que o rótulo de hardware simplesmente indica que os dispositivos estão envolvidos. Mas não que o hardware é tudo o que está envolvido.

#1. CompTIA A +

A certificação CompTIA A + é a mais antiga e mais conhecida de todas as credenciais de hardware. Para quem quer levar a sério trabalhar com PCs, laptops, dispositivos móveis, etc, o A + deve estar no radar, se não no plano de jogo.

Desde que a primeira credencial A + foi concedida em março de 1993, o programa continua atraindo interesse e ativa participação. Com mais de 1 milhão de profissionais de TI certificados, esta credencial tornou-se um item importante na caixa de seleção para técnicos de PC e profissionais de suporte. Visto que ela também aparece muito anúncios de emprego.

O A + também é compatível com ISO 17024 e credenciado pela ANSI. Portanto, essa credencial deve ser renovada a cada três anos, de acordo com os requisitos concomitantes de educação continuada ou exames regulares para manter a moeda de certificação. São necessárias, ainda,  cerca de 20 unidades de educação continuada (CEUs) para renovação.

Ganhar um A + da CompTIA envolve passar em dois exames: 220-1001 e 220-1002. O Exame 220-1001 se concentra em: hardware, rede, dispositivos móveis, conectividade e solução de problemas. Já o Exame 220-1002, baseia-se no conhecimento da instalação e configuração de sistemas operacionais comuns. Ele também aborda questões relacionadas à computação em nuvem, segurança e procedimentos operacionais. Nele há uma variedade de formatos de perguntas, incluindo perguntas padrão de múltipla-escolha, de arrastar e soltar e baseadas no desempenho desses exames.

Os candidatos que obtêm o A + geralmente se encontram em cargos que incluem: especialista em suporte técnico, técnico de serviço de campo, técnico de suporte de TI, administrador de suporte de TI ou especialista em suporte de TI. O A + é reconhecido pelo Departamento de Defesa dos EUA (na Diretiva DoD 8140 / 8570.01-M). Além disso, empresas de tecnologia, como Ricoh, Nissan, Dell, HP e Intel, exigem que a equipe obtenha a certificação A + para preencher determinadas posições.

#2. ACMT: AppleCare Mac Technician

Dada a popularidade dos produtos e plataformas da Apple e o amplo uso de computadores Macintosh em residências e empresas de todos os tamanhos, há uma crescente demanda por técnicos com experiência em Mac.

A credencial AppleCare Mac Technician (ACMT) 2018 é a mais recente certificação ACMT relacionada à hardware da Apple.

Pela Apple, o ACMT 2018 “qualifica um técnico para reparar todos os produtos Mac cobertos por certificações anteriores da ACMT. Além de todos os outros produtos Mac que foram produzidos antes de abril de 2018.” Desse modo, técnicos com certificação ACMT que trabalhem em uma instalação de serviço autorizada pela Apple podem executar serviços e reparos.

Os dois exames obrigatórios da ACMT são os Fundamentos de serviço Apple e a Certificação de serviço Mac ACMT 2018. Os Fundamentos de Serviço concentram-se nas habilidades da experiência do cliente, ESD e segurança, solução de problemas e raciocínio dedutivo e conhecimento do produto. Já o exame do Mac Service abrange a solução de problemas e o reparo do hardware do Mac (principalmente os sistemas Apple iMac e MacBook Pro). Observe, portanto, que o exame Apple Service Fundamentals também é necessário para a certificação Apple Certified iOS Technician (ACiT) 2018.

O ACMT 2018 é uma credencial permanente e não requer recertificação anual. No entanto, à medida que novos produtos são adicionados ao portfólio da Apple, o AppleCare disponibilizará cursos associados. Desse modo, você deve concluir esses cursos para atender a novos produtos.

#3. CompTIA Server+

A CompTIA também oferece uma certificação relacionada ao servidor. Este exame passa de tópicos básicos de hardware, software e rede de PCs, para os recursos mais exigentes, poderosos e caros na mesma linha geralmente associada aos sistemas de servidor.

A credencial do CompTIA Server + vai além dos tópicos básicos, incluindo a cobertura de sistemas de armazenamento mais avançados, ambientes de TI, virtualização e recuperação de desastres e tópicos de continuidade de negócios. Ela também enfatiza as melhores práticas e procedimentos para diagnóstico e solução de problemas do servidor. Embora o Server + tenha cobertura neutra em relação ao fornecedor, organizações como HP, Dell, Intel, Microsoft, Xerox, Lenovo e HP usam técnicos credenciados no Server +.

Dessa forma, aqueles que trabalham ou desejam trabalhar em salas de servidores ou datacenters, encontrarão a credencial Server + que vale a pena estudar e ganhar. Também pode ser um ponto de partida para os programas de treinamento de técnicos de servidor específicos do fornecedor, em empresas como as mencionadas acima, ou com seus revendedores autorizados e parceiros de suporte.

Observe que o exame CompTIA Server + está listado no site da organização como vitalícia. Isso significa que não impõe uma exigência de renovação ou educação continuada aos seus titulares. O SK0-004 foi lançado em 31 de julho de 2015. Normalmente, os exames estão disponíveis por pelo menos dois anos. Mas se o histórico de revisões da CompTIA para o Server + for um guia para futuras atualizações e revisões, é provável que veremos um novo exame aparecendo em breve.

#4. Cisco Certified Technician (CCT)

As certificações da Cisco são valorizadas em todo o setor de tecnologia. A certificação Cisco Certified Technician, ou CCT, é uma credencial de nível de entrada que demonstra a capacidade de uma pessoa para suportar e manter dispositivos de rede da Cisco no local do cliente.

Desse modo, esta certificação de roteamento e comutação se encaixa bem em nossa lista de melhores certificações de hardware de computador.

Ela serve como base essencial para oferecer suporte a dispositivos e sistemas da Cisco em geral.

O CCT exige aprovação em um único exame. Os tópicos incluem:

  • A identificação do equipamento Cisco e do hardware relacionado, como switches e roteadores;
  • Conhecimento geral de rede e serviço;
  • Trabalhando com o Centro de Assistência Técnica da Cisco (TAC) e descrevendo os modos operacionais do software Cisco IOS.

Portanto, os candidatos também devem ter um conhecimento prático dos comandos da interface da linha de comandos da Cisco (CLI) para conectar e fazer a manutenção remota dos produtos da Cisco.

#5. BICSI Technician (TECH) 

A BICSI é uma associação profissional que oferece suporte ao setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), principalmente nas áreas de voz, dados, áudio e vídeo, segurança eletrônica e gerenciamento de projetos. O BICSI oferece treinamento, certificação e educação a seus mais de 23.000 membros, muitos dos quais são designers, instaladores e técnicos.

A BICSI oferece várias certificações destinadas a profissionais de TI, que lidam principalmente com cabeamento e tecnologias relacionadas. Mas aqui focaremos na BICSI Technician.

Portanto, esta certificação reconhece indivíduos que lideram um grupo ou equipe de instalação, realizam testes e solução de problemas avançados de instalações de cabos, avaliam requisitos de cabeamento, recomendam soluções baseadas em padrões e práticas recomendadas e implementam projetos novos e de modernização. Os técnicos devem ser bem versados ​​em cabos de cobre e fibra.

Desse modo, os candidatos precisam de bastante conhecimento sobre hardware, dispositivos de rede e equipamentos de comunicação aos quais conectam os cabos.

Então, para obter a credencial, os candidatos devem passar em um único exame de duas partes que consiste em uma avaliação prática e um exame escrito. Além disso, os candidatos devem possuir pelo menos três anos de experiência verificável em instalações da indústria de TI nos últimos cinco anos. As credenciais são válidas por três anos. Os detentores de certificação devem ganhar 18 horas de créditos de educação continuada (CECs) em cada ciclo de credenciamento de três anos e pagar as taxas de renovação atuais para manter essa credencial.

Além do Top 5 Certificações de Hardware

Existem muitas outras certificações orientadas a hardware disponíveis que você pode querer considerar. À medida que você entra na TI e começa a desenvolver um senso de seus próprios interesses e observa os sistemas e soluções de hardware, poderá aprofundar-se nessa área.

Você pode investigar todos os principais fornecedores de sistemas (incluindo HP, Dell, IBM e outros fabricantes de computadores e servidores), bem como empresas de redes e infra-estruturas (como Juniper e Fortinet) para encontrar treinamento e certificação relacionados a hardware para ocupá-lo durante um carreira longa e bem sucedida.

Esta também é uma área em que a mudança constante em ferramentas e tecnologia é a norma. Isso significa que um curso de aprendizagem ao longo da vida será essencial para ajudá-lo a se manter atualizado sobre o que está no seu mundo de trabalho hoje e provavelmente aparecerá no trabalho em breve.

Fonte: Business News Daily

Leia também:  Carreiras e Certificações de Segurança da Informação.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X