O Que é Agilidade?

Henrique Mata

Henrique Mata

em 17 de agosto de 2020
O que é agilidade

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que é Agilidade?

Quem nunca ouviu falar em Projetos Ágeis, Agilidade, Scrum, Kanban, Gestão Ágil de Produtos e outros termos que rodeiam a famosa Transformação Digital e Ágil nas empresas ?  

Pois bem, para explicar melhor os conceitos e como podemos utilizar cada uma dessas técnicas, decidimos criar uma linha de posts aqui na PMG Academy, que tem o objetivo de esclarecer o Como, Quando e Onde podemos inseri-los em nosso dia a dia. E, portanto, para darmos início a esse trabalho, vamos começar com o tema: O que é Agilidade? 

Bom, o nome Ágil – ou Agilidade – foi escolhido para representar um movimento que surgiu em meados dos anos 90, em resposta aos pesados métodos de gerenciamento de desenvolvimento de software que predominavam na época, que aqui chamamos de métodos tradicionais

O método tradicional mais conhecido para o desenvolvimento de software é o modelo em cascata, ou waterfall.  Os métodos tradicionais são fortemente prescritivos. De forma geral, se caracterizam pelo foco em planos detalhados, definidos no princípio do projeto, como: custo, escopo e um cronograma detalhado; em micro gerenciamento; no poder centralizado; em processos cada vez mais complicados e em extensa documentação.

Dessa forma, as Mudanças eram fortemente indesejadas. Pois, acreditava-se que, pelo uso desses métodos, seria possível tratar o desenvolvimento de software como um processo previsível. Que quanto mais falhassem, mais pesados e complexos se tornariam. 

Manifesto Ágil

Scrum e XP (Extreme Programming), por exemplo, são ágeis porque, assim como outros métodos, metodologias e frameworks, sua utilização deve seguir os princípios e valores do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de software. Esse Manifesto foi criado em fevereiro de 2001 em uma reunião com dezessete líderes representantes de ideias, metodologias e processos que, em contraste com as práticas predominantes na época, estavam trazendo valor para seus clientes por meio de abordagens leves e empíricas para projetos de desenvolvimento de software.

Nesse encontro histórico, não havia entre os participantes a intenção de unificar suas formas de trabalhar. A expectativa de se chegar a qualquer tipo de consenso era limitada e variada. No entanto, apesar das diferentes práticas defendidas, eles encontraram um conjunto de valores em comum e, ao final de três dias, estabeleceram o termo Ágil para representar o novo movimento. O Manifesto Ágil (http://agilemanifesto.org), como ficou conhecido, pode ser encontrado em diversas línguas, inclusive em português do Brasil. 

E aqui na PMG Academy, temos uma gama de cursos que introduz você que busca uma posição de agente de mudanças em sua empresa, como:

Dois cursos muito legais para você iniciar seus fundamentos no Scrum e com uma base introdutória na cultura ágil organizacional.  Ahh, aproveite que são cursos GRATUITOS  mas que geram um certificado de participação.

Já este  é um curso completo, preparatório para a Certificação Internacional do Instituto Exin.

Então corre lá e se inscreva, pois estaremos disseminando diversas dicas neste blog.

Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X