Quando falamos em certificações para hacker ético, o exame da certificação EXIN Ethical Hacking é sempre um dos mais populares. Isto porque ele é, de fato, um dos melhores existentes.
Este certificado eleva as qualificações do profissional de TI e demonstra o quanto de conhecimento técnico ele possui para atuar nesta área. Para saber os principais fatos sobre a certificação EXIN Ethical Hacking Foundation, continue lendo!
1. EXIN fornece um dos melhores certificados
Primeiramente, se você está procurando por certificação Ethical Hacking e chegou ao EXIN, saiba que este é um exame de excelência. Aliás, esta empresa de certificação para profissionais de TI é uma das melhores também em outras áreas.
Por isso, o padrão de qualidade EXIN diz muito no mercado. Assim, ter uma certificação destas significa que você possui capacidade de exercer os requisitos exigidos na profissão, e as empresas veem isso com bons olhos na hora de contratá-lo.
2. O que o programa Ethical Hacking pede
Afinal, o que pede a certificação Ethical Hacking emitida pela EXIN? Ela tem alguns conhecimentos específicos, em áreas consideradas cruciais para quem deseja trabalhar como hacker ético.
Lembre-se de que o hacker ético é aquele que atua como oposição ao attacker malicioso. Ou seja, a sua função na profissão é proteger as empresas, de preferência de modo proativo, antevendo as possibilidades de invasão por meio das vulnerabilidades.
Ou seja, o que se tira dessa rápida introdução do que faz um hacker ético já demonstra o que deve ser exigido destes profissionais. E é exatamente para prepará-lo para estas situações no dia a dia que o exame da EXIN tem seu programa.
Então, o que a certificação EXIN Ethical Hacking Foundation oferece é o conhecimento nestas áreas e abordagens:
- Penetração de sistemas;
- Espionagem na rede;
- Hacking baseado na web;
- Cracking de senhas;
- Quebra de códigos de redes;
- Invasão básicas em sistemas de computadores;
- Invasões de arquivos remotos (RFI);
- Scripts cruzados entre sites (XSS);
- Varredura na rede em busca de brechas.
3. O teste exige alguns requisitos técnicos simples
De fato, este exame de certificação ethical hacking tem alguns requisitos técnicos, uma vez que o realizamos por meio do computador. Inclusive, esta preparação deve ser feita também com relação ao ambiente.
Isto porque você deve estar sozinho, sem a presença de um acompanhante no local – nem que por um breve momento. Além disso, o local deve estar bem iluminado, não deve ter papéis sobre a mesa nem nada escrito nas paredes.
É proibido também o uso de tradutores. Eles, na verdade, sequer são necessários, visto que este exame para profissionais de TI também é feito na língua portuguesa, além do inglês.
Outros requisitos, de caráter mais técnico e relacionados ao seu computador, também são existentes. Veja:
- Adobe Flash Player v11 ou superior;
- Webcam que possa ser virada 360º para filmagem do ambiente (pode ser do notebook);
- Microfone;
- Conexão à Internet Banda Larga com no mínimo de velocidade de 1 MB;
- Portas do Firewall liberadas: 80 (http), 443 (https) e 1935 (RTMP).
Além disso, no momento da prova haverá solicitação de permissão para acesso do microfone e da webcam. Isto é feito pelo sistema flash, o qual é utilizado pelo sistema do exame EXIN Ethical Hacking Foundation.
Leia também: Segurança Cibernética: uma questão de sobrevivência
4. Qual é o público-alvo da certificação Ethical Hacking?
Antes de realizar a certificação, é bom saber o público-alvo, não é verdade? Este exame serve, em geral, para os seguintes públicos:
- Administradores de rede;
- Arquitetos de rede;
- Agentes de segurança de TI;
- Profissionais que atuam na segurança de TI.
5. Existem cursos preparatórios de qualidade
O valor deste exame para hacker ético, assim como outras certificações de TI, não é algo que você queira desperdiçar. Portanto, eu indico realizar tanto cursos preparatórios quanto simulados.
A PMG Academy, parceira oficial do EXIN, oferece este curso que você pode acessar clicando aqui. Nele, há cinco módulos de conteúdo seguidos de um sexto, que é onde você encontra os simulados especialmente preparados.
Então, veja como os cinco módulos estão alinhados com o que pede o exame:
- Introdução ao Ethical Hacking;
- Detecção de Rede;
- Hackeamento de Redes sem Fio;
- Invasão no Sistema;
- Hackeamento Baseado na Web.
Em síntese, portanto, a certificação EXIN Ethical Hacking Foundation é ideal para quem quer trabalhar sendo um “hacker do bem”. No entanto, saber alguns fatos especiais ajuda a prepará-lo para o dia do exame.
Por fim, agora que você já sabe sobre ele, aproveite para ler mais posts sobre hacker ético no nosso blog!
Artigos Relacionados