NA PRÁTICA: Biblioteca da BiSL – Business Information Services Library

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 20 de maio de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

BiSL é outro poderoso framework, porém voltado para informações de negócio. É uma abreviatura de Business Information Services Library. Essa biblioteca é constituída por publicações que descrevem a estrutura de processo para gerenciamento de informações de negócios com um grande número de boas práticas.

Imagine que a empresa necessite iniciar um projeto. Como ponto de partida, para a melhoria dos processos de negócios, recomenda-se utilizar as melhores práticas e adotar uma terminologia uniforme, além de alinhas à TI aos processos de negócio. Nesse caso, a solução é BiSL.

Com este framework, a empresa vai melhorar a possibilidade de antecipar mudanças na organização, os processos de negócio e do ambiente da organização, além de melhorar a gestão e controle dos fornecedores de TI.

E a melhor parte, o BiSL complementa facilmente o framework da ITIL. A abordagem da BiSL contribui para a profissionalização da organização e facilita de forma eficiente o trabalho realizado.

Um dos benefícios mais importantes do framework é que ele usa uma linguagem comum e de referência fornecida ao mercado, facilitando a compreensão e a comunicação entre as partes envolvidas.

Estrutura do BISL

O BiSL identifica processos nos seguintes níveis:

  • Operacional: Os processos de implementação, ou operacionais, que envolvem o uso diário de informações, determinando e efetuando mudanças;
  • Gerenciamento: Os processos de gerenciamento envolvem receitas, despesas, planejamento e o fornecimento de informações de qualidade e acordos com os fornecedores de TI;
  • Estratégico: Como parte dos processos de nível estratégico, a natureza do fornecimento de informação é determinada em longo prazo, juntamente com a forma com que a sua gestão deve ser estruturada.

Dentro desses três níveis, os vários processos são agrupados em sete grupos de processo, sendo três no nível operacional, um no nível gerencial e três no nível estratégico.

BiSL no Gerenciamento de TI

Como você já deve ter percebido, nos últimos anos houve uma conscientização para a importância de se ter um sistema de gerenciamento de informação eficiente na sua empresa. Você sabe as razões que levaram a essa conscientização?

Os processos de negócios e o fornecimento de informações estão cada vez mais interligados, pois este fornecimento de informação se tornou uma parte importante no gerenciamento de negócios.

Quando há terceirização de serviços de TI, a empresa precisa controlar muito bem esses serviços. A empresa precisa agir como qualquer cliente: estabelecer demandas, determinar um preço justo e definir um posicionamento de longo prazo para o fornecimento de informações.

Como os exemplos acima mostram, a gestão de sistemas de informação de negócio está se tornando cada vez mais importante. O framework do BiSL ajuda as organizações a colocarem nos eixos os seus processos de gestão de informação de negócios.

Gostou do conteúdo? Comente!

Veja também a Biblioteca Digital

Nossa lista de cursos online para Certificações de TI, como o COBIT, ITIL, CLOUD e outros

Até a Próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X