Cloud Computing: da mobilidade ao aumento da produtividade

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 19 de novembro de 2020
Cloud Computing

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cloud Computing: da mobilidade ao aumento da produtividade

O salto tecnológico pelo qual a humanidade passou nas últimas décadas foi extremamente rápido e repleto de mudanças. Como resultado, o cloud computing traz mobilidade e aumento da produtividade.

Com isso, empresas e gestores buscam constantemente por soluções práticas para armazenamento de dados em massa e vantagem competitiva frente à concorrência.

Sendo assim, surgiu o cloud computing, uma tecnologia extremamente eficaz, aliada à mobilidade e aumento da produtividade.

Agora, preste atenção no prognóstico do cloud computing

De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos, há uma previsão de que até o final de 2020, haja uma quantidade aproximada de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo.

Isso significa que atualmente, por dia, são produzidos mais de 2 milhões de terabytes de dados por dia.

Sistema de cloud computing para dados

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite arquivar dados na internet através de um servidor online que está sempre disponível ao usuário. Foto: Freepik

Não é de se surpreender. Pois, cada vez que fazemos uma compra online, criamos um usuário em um portal de serviço ou falamos pelo celular, acabamos desenfreadamente gerando dados.

Mas para onde vão todos esses dados? Como eles são armazenados? Com um volume absurdamente grande gerado todos os dias, surgiu a necessidade de armazenamento através do cloud computing.

Cloud computing, Big Data e o futuro do armazenamento de dados no mundo

Cloud computing é algo bem mais complexo do que imaginamos. Esse sistema online de virtualização de dados e armazenamento é gerenciado por softwares muito poderosos e sofisticados.

Esses centros de armazenamento, também chamados de Data Centers, estão espalhados por todo mundo. Um dos maiores é o do Google, que graças à tecnologia implantada pela empresa, é possível fazer um tour virtual através de suas instalações.

👉 PMG Academy INDICA:

Embora o ano de 2020 tenha sido atípico para o mundo inteiro, por conta de uma pandemia mundial causada pelo Covid-19, a forma como nos relacionamos dentro e fora do ambiente de trabalho mudou.

Hoje, o número de funcionários que estão fazendo home office aumentou consideravelmente. E, obviamente, é necessário ter acesso aos dados de trabalho de uma empresa. Assim, é imprescindível que ela use a tecnologia do cloud computing.

Desse modo, toda e qualquer informação da empresa fica armazenada em segurança. Graças à sua mobilidade, um indivíduo pode ter acesso a qualquer informação de qualquer lugar, seja através de um notebook ou smartphone.

Mas quais os benefícios que o cloud computing traz?

Um dos maiores benefícios que o cloud computing trouxe para as empresas, além do armazenamento em massa de dados, é a possibilidade de atualização de informações em tempo real.

Isso significa que qualquer pessoa, colaborador ou gestor, pode adicionar, remover ou alterar uma informação diretamente na fonte, sem que para isso seja necessário transferir os arquivos.

Isso traz uma vantagem excepcional para empresas que precisam proteger dados e documentos, já que utilizar diferentes formas de transferência pode quebrar a segurança.

Mobilidade do cloud computing: como a tecnologia pode expandir a sua empresa?

A tecnologia de cloud computing exerce um papel fundamental na mobilidade e expansão de uma empresa.

Podemos começar pela redução do próprio espaço físico. Através dessa tecnologia, as únicas ferramentas de trabalho necessárias são dispositivos móveis, como smartphones ou notebooks.

Homem e mulher segurando nuvem do cloud computing

O cloud computing está cada vez mais integrado às rotinas de várias empresas, na qual se tornou uma solução popular nos últimos anos. Foto: Freepik

Dessa forma, o espaço físico vai aos poucos se tornando obsoleto, embora talvez ele ainda seja necessário para a gestão da empresa.

Isso se traduz em economia para a empresa, como energia elétrica, investimento em móveis e equipamentos, aluguel de espaço físico, etc.

E justamente por promover mobilidade à empresa, fatores como reuniões, conferências, treinamentos, entre outros, não precisam mais ser realizados necessariamente em espaços físicos. Eles podem ser feitos através de sistemas online de videoconferência.

E por que cloud computing e mobilidade se relacionam de forma tão íntima?

Cloud computing e mobilidade estão intimamente ligadas a partir do momento em que a experiência do usuário é enriquecida através do acesso a informações por meio de dispositivos de forma rápida, simples e remota.

A revolução que o cloud computing trouxe para profissionais de TI foi imensurável.

Com a inserção de dados em massa na nuvem, os profissionais têm um novo desafio: garantir que essa estratégia de armazenamento funcione sem falhas e com total segurança.

Veja também: Como será a segurança da nuvem em 3 anos?

Nos próximos meses, passaremos por um processo intenso de reestruturação das empresas por conta da pandemia.

E à medida que surgem novas oportunidades de flexibilização no ambiente de trabalho, mudanças demográficas e alterações da economia, cada vez mais a nuvem estará ligada ao Business Intelligence, proporcionando melhorias de forma cada vez mais rápida no operacional de uma empresa.

Quer saber mais sobre cloud computing?

Vem bater um papo com a PMG Academy, estamos esperando por vocês!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente