Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Produtividade x tecnologia: veja 10 fatores que mostram a relação entre as duas

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 14 de outubro de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O sucesso no mundo dos negócios depende muito da combinação entre produtividade e tecnologia. A junção destes dois conceitos e a aplicação de forma eficiente é o modo das empresas realizarem um bom trabalho e atenderem os clientes com qualidade.

Com o surgimento da modernidade, empresas de diversas áreas têm buscado maneiras de relacionar a tecnologia com a produção, algo que pode render excelentes resultados. 

Há gestores que pensam que o uso da tecnologia na produtividade pode ser uma distração para os colaboradores.

Contudo, com o uso de sistemas adequados para cada setor – e com um bom treinamento para a operação dos recursos tecnológicos – a empresa pode ter muitos benefícios, otimizando o tempo de serviço, além de permitir que os funcionários se dediquem a outras atividades, visto o acompanhamento mais claro das atividades.

Isto posto, dedicar tempo para entender como a tecnologia e produtividade é o caminho para o sucesso da empresa, promovendo um bom ambiente de trabalho para todos, algo que rende uma excelente produção e mercadorias de qualidade para os clientes.

De que forma a produtividade e tecnologia andam juntas nos negócios?

A tecnologia se tornou um recurso de grande valor nas empresas. Os empresários que investem parte do capital do negócio podem melhorar a rotina de serviços da empresa, desde que escolham um software adequado.

A tecnologia é algo que pode ser utilizado desde a produção até o gerenciamento financeiro da marca, bem como tantas outras questões da empresa. 

Aos iniciantes, por exemplo, ter ajuda de profissionais experientes e que conhecem os melhores recursos tecnológicos são maneiras de ter um bom desempenho para registrar todos os contatos com os clientes.

O cuidado com as finanças e questões tributárias é tarefa para a contabilidade em BH, por exemplo, com profissionais especializados nesta área, permitindo um acompanhamento mais claro, mesmo que remoto, dos fluxos de caixa. 

Neste caso, a tecnologia pode ser usada para tornar as atividades complexas de cálculo e do dia a dia das equipes mais simples, agilizando a folha de pagamento dos colaboradores, por exemplo.

A otimização das tarefas contábeis permite uma gestão mais eficiente, com resultados que podem ser aperfeiçoados, além de deixar os empresários satisfeitos e possibilitar que as equipes foquem as ações em outros tipos de atividades.

O processo de escolha dos sistemas e softwares que serão utilizados na empresa é algo que pode ser complexo, devido às diversas opções existentes. 

No entanto, ao identificar as necessidades do empreendimento, a escolha também se torna facilitada, pois diferentes aspectos da produtividade podem ser favorecidos com cada tipo de ferramenta.

Para ilustrar, um software de gestão integrada pode ser o suficiente para que os gestores cuidem dos fluxos financeiros e tenham decisões mais acertadas acerca de investimentos e da qualidade de cada setor, bem como as estratégias operacionais.

Fatores para quem alia tecnologia e produtividade

Toda empresa, independentemente do porte ou ramo, deseja ter um aumento de produtividade, pois esta condição leva ao aumento de clientes e, consequentemente, do desenvolvimento.

Desde uma fabricante de sacolas personalizadas, até um comércio varejista, todos podem utilizar recursos tecnológicos para alcançar mais produtividade.

Confira os principais benefícios de incluir as ferramentas de gestão e otimização nos fluxos do negócio:

Diferencial competitivo

As empresas que se informam das novidades do mercado de tecnologia conseguem saber o que há de mais moderno para ser integrado à produtividade. 

Este fator ajuda a aumentar a vantagem competitiva, algo que permite maior destaque perante os concorrentes.

Mais liberdade nas rotinas

Com a implementação da tecnologia, os colaboradores podem otimizar tempo em algumas tarefas e dedicar os seus esforços a outras atividades mais estratégicas. Além disso, melhoramos o desempenho de sucesso da companhia, além de ajudar na criatividade da equipe.

Simplicidade nas tarefas diárias

As atividades do dia a dia, por mais simples que sejam, podem tomar boa parte do tempo. Os gestores e colaboradores não se dão conta, mas o tempo demandando nestas tarefas pode incomodar e gerar certa insatisfação.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na otimização de tempo, tornando as atividades mais simples em automatizadas. 

Os investimentos tecnológicos, por exemplo, em uma distribuidora de produtos profissionais para cabeleireiros é um jeito de reduzir o estresse por parte dos funcionários, minimizando os esforços com tarefas diárias que podem ter o apoio de sistemas modernos para economizar tempo.

Aumento de eficiência

Os softwares e sistemas tecnológicos podem ajudar no cuidado com a administração da empresa, reunindo uma série de dados, reduzindo os índices de falha e retrabalho em várias áreas da companhia.

Gerenciamento de projetos mais eficiente

Uma boa gestão de projeto é muito importante para conseguir manter a equipe unida, trabalhando eficientemente, algo que ajuda no sucesso da empresa. 

A ferramenta permite que os responsáveis pelo setor saibam quem está trabalhando em cada área e função e quais ações estão desempenhando, melhorando a atividade e o fluxo.

Um ponto interessante destes sistemas é a possibilidade de ter acesso aos prazos, os gargalos do projeto e dependências das atividades. Isso permite que os responsáveis por chefiar o trabalho possam tomar decisões que ajudam a manter o alto nível de eficiência e produtividade.

Automação da gestão de tempo

Usar a tecnologia para o rastreamento de tempo nas atividades é crucial para identificar aquelas que demandam atenção. Consequentemente, podemos organizar o dia conforme o melhor desempenho e produtividade na rotina.

Além disso, o uso das plataformas possibilita reduzir os erros na execução do serviço, ou seja, permite um melhor cálculo de tempo em cada tarefa.

Esta questão do tempo é algo que tem impacto em todas as áreas e se reflete nos demais fluxos.

Assim, investir em um sistema que ajuda nos cálculos do tempo de trabalho, das atividades exercidas, de todo o planejamento e demais rotinas é fundamental.

Inclusive, para se ter uma ideia, essa é uma maneira de reduzir o uso de cartões e pontos físicos, além de ajudar o departamento de RH (Recursos Humanos) na contagem de horas, no caso da aplicação no departamento pessoal, evitando o processo de auditar os equipamentos manualmente.

Redução de custos

Um ponto positivo das ferramentas digitais é a praticidade no uso, visto a inclusão cada vez mais frequente nas rotinas e objetivo de facilitar os processos.

Com isso, existe também a popularidade da ferramenta, que reduz os custos de adesão e manutenção, algo que permite que uma empresa utilize a tecnologia tanto para a produtividade quanto para a parte de gerenciamento, sem que isso impacte consideravelmente no orçamento.

Além de custos mais flexíveis para investimento, há também uma redução perceptível de custos e tempo envolvidos nos processos rotineiros visto a redução de erros e melhora dos projetos, principalmente quando envolvem diferentes setores.

Melhora nas campanhas de marketing

O marketing é uma parte importante em qualquer negócio e merece uma atenção especial. 

O monitoramento de feedbacks, por exemplo, é imprescindível para gerar mais leads e fortalecer a imagem da empresa.

Ferramentas para automação do marketing, ou seja, que realize as publicações de forma automática conforme a programação, é uma maneira de aumentar a presença online.

O crescimento nas plataformas pode render um grande procura, por exemplo, no orçamento instalação de câmeras de segurança, ação que gera mais produção na empresa e consequentemente mais lucros.

Melhora na colaboração

O uso da tecnologia permite que os colaboradores possam se reunir para discutir novas ideias de projetos, encontrar soluções e elaborar novos planejamentos.

Uma das ferramentas que possibilita essas ações é o ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Com essa ferramenta, os colaboradores podem trabalhar a qualquer hora ou lugar, em conjunto, e assim aumentar a eficiência produtiva da empresa. Assim, podemos realizar reuniões com toda a equipe, independentemente de onde estejam reduzindo os custos.

Redução do arquivamento manual

O compartilhamento de arquivos é algo básico na rotina de trabalho de muitas pessoas. Usar softwares que permitem compartilhar os materiais para todos os envolvidos no projeto e assim evita a perda de tempo.

Empresas de consultoria ambiental, por exemplo, podem utilizar várias ferramentas que facilitam o processo produtivo, otimizando tempo na elaboração de relatórios e materiais, além de ajudar os funcionários em suas demandas de trabalho diariamente.

Vantagens da tecnologia na produtividade

Os investimentos da tecnologia nas empresas podem render muitos ganhos positivos, entre os quais é possível destacar:

  • Melhora no gerenciamento de processos;
  • Mais acessibilidade;
  • Automação das atividades;
  • Aumento da produção;
  • Fortalecimento das vendas;
  • Melhora na prestação de serviços;
  • Auxílio no gerenciamento de talentos;
  • Otimização da tomada de decisões;
  • Mais flexibilidade para os modelos de negócios;
  • Facilitação da comunicação interna.

Estes são apenas alguns dos diversos ganhos que os empresários podem usufruir ao investir na tecnologia para o controle da rotina e melhora da produtividade. 

Um ponto interessante é que os recursos tecnológicos ajudam diversas áreas, desde uma revisão de sistema de arrefecimento, por exemplo, até empresas do setor financeiro.

Conclusão

O uso da tecnologia no ambiente empresarial é muito importante para aumentar as possibilidades de sucesso. Além disso, a tecnologia melhora a produtividade, gera produtos e serviços de altíssima qualidade mais adequados, dentre outros fatores mencionados. 

Outro benefício interessante é a otimização de tempo e recursos durante a jornada de trabalho, algo que deixa a todos satisfeitos (colaboradores, empresários e gestores). Por fim, há a oportunidade de oferecer o melhor para o cliente e obter um bom faturamento.

Sendo assim, a junção de tecnologia e produtividade é algo que pode render ótimos resultados para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *