Impactos da Transformação Digital nas empresas

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 31 de março de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A popularidade da tecnologia digital na vida das pessoas fundou um novo conceito. Os impactos da Transformação Digital afetam os padrões de produção e consumo da sociedade.

O surgimento de novos métodos e técnicas também afeta profundamente a dinâmica social. 

Nas últimas décadas, a popularidade dos computadores domésticos tornou a Internet o principal meio de comunicação.

Como resultado, as empresas de todo o mundo tiveram que se adaptar à nova realidade que ela impôs.

Dessa forma, iremos explicar o conceito de Transformação Digital e mostrar os impactos positivos e negativos que ela traz.

O que é Transformação Digital?

O digital está se tornando cada vez mais importante nas empresas, levando a mudanças estruturais em diferentes modelos de negócios.

No contexto corporativo, a Transformação Digital refere-se a uma série de mudanças estruturais resultantes da implementação de tecnologias digitais para resolver problemas e levar os negócios à eficiência.

Assim, as ferramentas tecnológicas passam a desempenhar papéis determinantes no planejamento tributário, indo além dos investimentos esporádicos em TI.

A seguir, listamos os pilares da Transformação Digital, que incluem:

  • Experiência do usuário;
  • Dados;
  • Competitividade;
  • Valor;
  • Integração online e offline.

Continue a leitura para conhecer esses pontos.

  • Experiência do usuário

A internet é um meio de comunicação altamente informativo e personalizável. As pessoas tendem a preferir marcas que investem em comunicação mais próxima.

Em outras palavras, até vender decoração de apartamento na web tem a ver com personalização e intimidade.

Portanto, empresas extremamente sérias e distantes não têm lugar nesse contexto. Será mais gratificante se você tentar se comunicar igualmente com seus clientes.

  • Dados

Para desenvolver boas campanhas de divulgação você precisa ter os dados de contato da base de clientes.

Coletar e armazenar esses dados é um dos pilares mais importantes do Marketing Digital.

Uma das consequências é o aumento exponencial do volume de dados gerados diariamente na Internet.

Cabe às empresas investir em métodos como pesquisas públicas, para conhecê-los e poder atendê-los melhor, bem como processos de mineração e limpeza dessas informações, de modo que informações importantes para a tomada de decisão sejam utilizadas nos processos.

  • Competitividade

O mercado digital é tão ou mais competitivo que o mercado físico. Nesse contexto, as pessoas que trabalham com consumidores tendem a se destacar.

Como a Internet é um meio efêmero, atingir grandes públicos não é mais o objetivo principal nem mesmo de negócios do tipo escritórios de arquitetura, por exemplo!

Prova disso é que o Google valoriza mais a produção de conteúdo direcionado e especializado.

  • Valor

O público se impressiona mais com marcas que transmitem valores consistentes no dia a dia. 

Em outras palavras, as empresas devem demonstrar que realmente se importam com os clientes.

Essa distinção é essencial quando se trata de fidelizar novos clientes.

  • Integração online e offline

Outro aspecto importante da Transformação Digital é a possibilidade muito bem-vinda de integrar canais de vendas online e offline.

Por isso, muitas marcas populares de hoje têm modelos de jornada do cliente baseados nessa combinação de diferentes canais.

As pessoas podem ligar para entrega por meio de aplicativos móveis ou agendar uma compra online em uma loja de varejo e retirar os produtos na loja física.

Logo, as duas esferas devem estar profundamente sincronizadas para evitar mal entendido.

Conheça os impactos positivos da Transformação Digital

Não há como negar que a tecnologia se tornou a base para uma reformulação completa da produtividade, das operações e da gestão de negócios, movimentos intensificados pela Transformação Digital.

A cada nova startup disruptiva, a cada grande empresa conseguindo se reinventar, os benefícios de usar a TI para desenvolver novas estratégias de negócios se mostram maiores.

Veja alguns exemplos de como o uso da tecnologia afeta positivamente as relações profissionais e humanas.

Novo Mercado Digital

A transformação que as empresas de todos os setores estão vivenciando é resultado direto da influência da tecnologia na sociedade.

O público de hoje não apenas consome a marca de instalações elétricas prediais, mas tem a oportunidade de interagir com ela e participar do desenvolvimento dos produtos e serviços que estarão disponíveis no futuro.

A tecnologia apresenta, assim, novas oportunidades para os negócios.

Com canais de comunicação abertos e foco na experiência do cliente você pode usar ferramentas interativas para encontrar novos nichos e necessidades não atendidas e conquistar novos públicos.

Além disso, também é hora de se preparar para mudanças estratégicas rápidas e interações cada vez mais frequentes.

Dessa forma, com o surgimento de novas ideias e necessidades variáveis, a tecnologia é a base para uma empresa se reinventar de tempos em tempos.

Colaboração baseada na produtividade

Parte da capacidade de atender a novas necessidades e expandir nichos está na forma como os funcionários trabalham.

Assim como o uso da tecnologia está mudando a maneira como nos conectamos como sociedade, no local de trabalho, a colaboração pode se tornar um importante foco de produtividade.

Os sistemas em nuvem oferecem uma plataforma ideal para incluir todos os departamentos de uma empresa, seja de que nicho for. Por exemplo, uma assessoria de contabilidade tem como reunir todos os seus times de trabalho em um único ambiente.

O que se ganha com essa nova estrutura é o compartilhamento de ideias, discussões interdisciplinares e melhor tempo gasto na resolução de problemas.

Assim, tudo isso fará com que uma empresa que não investe em tecnologia fique obsoleta e não consiga competir no mesmo nível.

Gestão inteligente

Novos sistemas são utilizados não apenas para conectar pessoas, mas também para conectar dados e processos, incluindo inteligência na gestão da empresa. 

É aqui que a TI se torna uma área indispensável, talvez a mais influente e impactante para as empresas do futuro.

Usar tecnologia no trabalho é uma forma de coletar e analisar dados em uma escala sem precedentes, criando novas estratégias de negócios para impulsionar o crescimento sem o enorme custo de expansão.

Portanto, é hora dos gerentes de TI realizarem novos investimentos em infraestrutura de qualidade e serviços de tecnologia adicionais para os sistemas. É hora de investir na capacitação e educação continuada de todos os profissionais, inclusive – e principalmente – os gestores, para saberem lidar com toda essa evolução e adaptação do gerenciamento de serviços de TI.

A tecnologia está se tornando o caminho mais curto para consolidar eficiência, experiência e velocidade para satisfazer os desejos do público à procura de serviços básicos, desde uma manutenção em notebook a uma gestão de riscos.

Conheça os impactos negativos da transformação digital

Mas, não há planos, ferramentas ou estratégias que só tenham benefícios. Da mesma forma, sempre há pontos positivos e negativos na tecnologia.

A sua influência na sociedade é crescente e inevitável, mas por isso devemos estar atentos aos perigos que ela pode representar à privacidade e individualidade de todos.

As preocupações que temos como pessoas físicas também estão presentes nas empresas. O que um profissional de TI pode fazer é se preparar para mitigar possíveis efeitos negativos, conheça-os a seguir.

Segurança da informação

Essa é uma preocupação fundamental para as empresas que estão adentrando a esfera digital. O equívoco neste caso é acreditar que a migração dos documentos para a nuvem basta para manter a organização e os clientes mais seguros.

A verdade é que em breve essa não será mais uma opção. Uma empresa que não investe em dados não poderá competir de forma igualitária.

Por isso, é importante contar com fornecedores confiáveis ​​e o apoio de colaboradores especializados.

Só assim a TI pode se preparar para os riscos associados à tecnologia sem perder suas vantagens, contando com servidores dedicados para o armazenamento e tratativa de dados.

Leia também: Segurança Cibernética, uma solução de emergência.

Mais interação

Se por um lado a colaboração entre pessoas se torna completa em um sistema informatizado, o avanço da tecnologia reduz a interação pessoal.

Isso é crucial para se obter sucesso em até mesmo uma simples ação como um orçamento de obra!  São aquelas reuniões que só podem ser proveitosas quando a equipe conversa junto, no mesmo espaço (ainda que virtual).

Neste caso, o que a TI pode fazer é criar uma estrutura produtiva que possa abranger os dois momentos: reuniões abertas, em que as pessoas conversam entre si, remotamente ou presencialmente, e home office individual, para que suas equipes possam ser produtivas onde quer que estejam, cada um fazendo a sua parte, alinhados pelos processos, valores e objetivos.

Portanto, se essa lacuna é um problema humano em nossa sociedade, devemos agir ativamente para reduzir seus pontos negativos.

Inteligência Artificial como concorrente

Mesmo os profissionais mais otimistas não poderiam ter previsto um crescimento tão rápido da Inteligência Artificial no local de trabalho.

Hoje, a análise de Big Data e o uso de Machine Learning são a base do Business Intelligence.

Por mais difícil que pareça, na realidade, se você estiver preparado para implementar essas tecnologias em sua empresa e crescer com elas, você só tem a ganhar.

Aliás, quem se especializar nesta área será, em um futuro próximo, mais valorizado pelas corporações de todos os ramos.

Você pode usar essa capacidade para investir em uma estrutura e processo eficientes, promovendo o crescimento junto ao negócio.

Ou seja, seja você profissional de qualquer área, que precise desde um levantamento de preços de serviços de contabilidade a um Gerenciamento de Incidentes de TI, para ser referência no mercado de Transformação Digital, ou mesmo para encontrar novas oportunidades de trabalho que valorizem seu talento, a educação continuada deve ser o ponto de partida.

Conclusão

Levando tudo isso em conta, aceite os pontos positivos e negativos da tecnologia. Use os benefícios para crescer e se preparar para novos desafios e identifique aqueles que podem ser aperfeiçoados para melhorar seus processos.

Pense em como a sua empresa pode se encaixar nessa nova realidade que vem se desenhando nos últimos anos e identifique as oportunidades para se destacar e desenvolver.

(Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *