Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos
Search
Close this search box.

Como Construir um Catálogo de Serviços de TI

Picture of Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 11 de janeiro de 2024

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Catálogo de Serviços é um documento que contém todos os serviços oferecidos por uma organização. Nele, o cliente tem acesso a todos os serviços que pode solicitar, bem como as informações essenciais sobre os serviços. É um documento fundamental e, por isso, hoje vamos entender como montar um catálogo de serviços de TI.

A perspectiva do cliente sobre os serviços é fundamental para o catálogo, mas não é a única: a perspectiva técnica, ou da equipe de TI, sobre cada um dos serviços oferecidos também deve ser incluída no catálogo. Trata-se, portanto, de um documento fundamental para a consulta dos clientes e dos próprios colaboradores sobre aspectos importantes de cada um dos serviços.

Dessa forma, o Catálogo conta com duas diferentes seções que comportam a lista de serviços e suas descrições sob dois pontos de vista diferentes: a ótica do cliente e a ótica da TI.

A Perspectiva do Cliente

Imagine que a perspectiva do cliente, no catálogo de serviços, é como o menu de um restaurante. Esse menu deve descrever, para os clientes, os pratos com os nomes que eles reconheçam, com seus componentes (arroz, feijão, bife etc.) e o preço. Isso vale também para o catálogo, em que os serviços devem ser descritos em uma linguagem familiar e reconhecível para o cliente.

A Perspectiva Técnica (da TI)

Seguindo a metáfora do menu de restaurante, também é importante que a cozinha também tenha seu próprio menu, que descreve os mesmos serviços, mas dessa vez sob sua perspectiva: a preparação dos ingredientes, o cozimento dos ingredientes, o serviço de atendimento, o serviço de entrega etc. Além disso, depende-se, para a entrega desses serviços, do fornecimento: água, luz, gás, suprimentos, limpeza. Tudo isso deve estar descrito de acordo com os nomes e a linguagem da TI.

Tendo compreendido a estrutura fundamental do Catálogo de Serviços, vamos colocar a mão na massa.

Montando o Seu Catálogo de Serviços

O catálogo abaixo é um exemplo suficientemente completo de serviços e especificações que podem estar presentes no catálogo da sua organização. Leia com atenção cada um dos itens e considere-os dentro das necessidades da sua organização. Você perceberá a separação entre o catálogo de negócios, representando a perspectiva do cliente, e o catálogo de serviços de TI, representando a perspectiva técnica. Trata-se de duas seções do mesmo catálogo, e não dois catálogos diferentes. Lembre-se de que as informações contidas nas duas seções do catálogo devem representar a perspectiva e usar a linguagem de cada um dos diferentes públicos das seções.

Catálogo de Negócios
cliente Logística Cliente X
Nome Armazenamento de Arquivo Nome Y
SLA SLA W
Preço

 

Catálogo de Serviços de TI
Nome do Serviço Serviço de Suporte em Horário de Expediente Serviço de Suporte FORA do Horário de Expediente
Preço R$ 276,32 / por chamado aberto R$ 1.876,32 / por chamado aberto
Descrição Atendimento de 1º Nível etc Atendimento de Plantão
Tipo Suporte ao Cliente Suporte ao Cliente
Suporte ao Cliente O primeiro nível O segundo nível
Dono (s) do negócio? Huguinho, Zezinho e Luizinho Jorginho
Unidade(s) de Negócio Logística, RH, Marketing Logística, RH, Marketing
Impacto no Negócio Médio Baixo
Prioridade no Negócio Médio Baixo
Quando está disponível Das 8 às 18 FDS
SLA Tempo de resposta 30 minutos 2 horas
Contato do Negócio Telefone, e-mail Telefone, e-mail do Supervisor
Contato para escalação Coordenador de CS Gerente de TI, para o Dono do Negócio
Para quem emitir relatórios? Felipe Felipe
Faixa de segurança Alta Altíssima
Data da revisão do serviço Todo o último dia do Trimestre Todo o último dia do Trimestre

Todo o último dia do Trimestre

Porém, o catálogo envolve não apenas o Gerenciamento de Catálogo de Serviços, mas também o Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Acordo de Nível de Serviços e Gerenciamento de Mudanças. Qualquer tipo de mudança no catálogo de serviços deve ser feita através de uma Requisição de Mudanças (RDM), e o catálogo deve ser atualizado.

Além disso, os serviços descritos no catálogo devem estar amparados por acordos. Vamos a eles.

Acordo de Nível de Serviços (SLA)

É fundamental que os serviços prestados ao cliente estejam regidos por um contrato pré-estabelecido que definirá o nível, ou a qualidade mínima, em que esses serviços devem ser entregues.

Acordo de Nível Operacional (ANO)

Para os serviços sob a ótica técnica, ou da TI, o Acordo de Nível Operacional estabelece a mesma qualidade acordada sobre o serviço, porém, nesse caso, entre a própria equipe.

Contrato de Apoio (CA)

Tem a mesma função dos dois contratos acima, mas é um contrato formal, focado nos serviços de fornecimento à organização.

Conclusão

Ao construir seu catálogo de serviços, leve em conta as informações necessárias para descrever os serviços sob cada uma das duas óticas: a do cliente e a da TI. Lembre-se que, muitas vezes, até o nome do serviço é diferente dos colaboradores para os clientes. Assim, nomes, termos e linguagem também devem se adequar.

Não se esqueça que os serviços do catálogo devem ser sempre sustentados por acordos ligados a outros processos, como o Acordo de Nível de Serviços (SLA)Acordo de Nível Operacional (ANO), e Contratos de Apoio (CA).

E se for alterar alguma coisa no catálogo, já sabe: abra uma Requisição de Mudanças (RDM) e evite uma confusão!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *