Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Melhores certificações para Arquiteto de Soluções de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 27 de abril de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba quais são as melhores certificações para Arquiteto de Soluções de TI

Um arquiteto de soluções de TI é um profissional muito útil numa empresa, uma vez que é responsável por estruturá-la. Por isso, deve ser capaz de exercer algumas funções técnicas e outras mais estratégicas.

Dito isso, é importante pensar quais certificações atestam as melhores capacidades do profissional. Para saber quais são, leia até o final!

O que é um arquiteto de soluções de TI

Homem arquiteto de soluções de ti escrevendo em lousa branca
Pessoa apta a alinhar metas de uma empresa em termos de software, plataforma etc

O arquiteto de soluções de TI é um profissional que se destaca por ser capaz de alinhar as metas de um determinado negócio com relação à plataforma, à estrutura e ao software. Para isso, é claro, ele precisa ter habilidades específicas.

Neste caso, perceba que ser chamado de “arquiteto” não é à toa. Na verdade, há uma grande semelhança entre a profissão da arquitetura comum e o arquiteto de soluções de TI.

O arquiteto, no sentido mais tradicional, projeta ambientes enquanto otimiza recursos e preza pela utilidade do local. Com relação ao profissional análogo em TI, a lógica é de certa forma similar, só que no sistema da empresa, e não no ambiente físico.

Isto é, preza-se pela otimização dos recursos e pela funcionalidade das estruturas de TI. Para isso, é necessária uma visão geral, que permita entender sistemas operacionais e plataformas diversas.

Quais são as habilidades necessárias

Pois bem, como você deve ter percebido, o arquiteto de soluções de TI possui uma atuação bem específica dentro de um ambiente de trabalho. Neste caso, então, são necessárias algumas habilidades para que este trabalho seja bem feito.

1. Conhecimento sobre sistemas e plataformas

Em primeiro lugar, como já antecipei antes, este profissional precisa ter um bom conhecimento sobre sistemas operacionais e plataformas em geral. Somente assim conseguirá projetar as melhores soluções para aquela empresa.

2. Entendimento sobre a empresa

Outro ponto importante é entender, de fato, o que é aquela empresa para quem você está trabalhando, o que ela faz e quais são as suas necessidades. Não adianta tentar elaborar uma solução eficaz sem entender estes fatores.

3. Relacionamento e comunicação

Ser um profissional de TI não significa que você está alheio ao mundo. Pelo contrário, é necessário que você saiba ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Além disso, aspectos de comunicação ajudam a ensinar aos mais leigos o que os termos de TI querem dizer na prática.

4. Estar sempre atualizado

Por fim, uma quarta habilidade muito importante é a de ser proativo no sentido de buscar sempre estar atento ao que o mercado oferece. Somente quem está atualizado consegue aprender novas ferramentas e formas de exercer o seu trabalho.

Como atua dentro da empresa

Agora, dito isso, quais são as possíveis formas de trabalho de um arquiteto de soluções de TI dentro de uma empresa? Pois saiba que existem algumas funções específicas as quais este profissional pode exercer.

Inicialmente, há a chance de ocupar um cargo de Technical Architect, que é mais voltado à solução de problemas fundamentalmente sob um aspecto técnico, como sugere o nome. Aqui, há uma enorme necessidade de estar sempre atualizado em tecnologias.

Outro cargo, porém, é o de Enterprise Architect, que é um pouco menos técnico do que o anterior e tem uma função mais complexa. Ela exige conhecer também os aspectos estratégicos da organização, e requer boa capacidade comunicativa.

Leia também: Quer trabalhar com tecnologia? Conheça 10 opções de carreiras.

Por fim, o Solutions Architect é aquele que alia uma parte do conhecimento técnico à visão estratégica. Ele busca criar alternativas aos problemas existentes na empresa a partir deste foco especial.

Sendo assim, estes são os três principais cargos que um arquiteto de soluções de TI costuma ocupar dentro de uma empresa. Note que, de forma geral, cada um exige aquelas habilidades mencionadas antes.

As melhores certificações para arquitetura de TI

Dois homens e uma mulher arquiteto de soluções de ti analisando dados no laptop
Possuir algo que ateste as suas aptidões se torna relevante em geral para as empresas

Agora, então, é necessário falar um pouco mais sobre as certificações para arquiteto de soluções de TI. Elas testam o conhecimento do profissional, garantindo que ele é capacitado para desenvolver as estratégias de TI e alinhar as metas de negócio de TI às de uma empresa.

  • AWS Certified Solution Architect;
  • CISSP Information Systems Security Architecture Professional (CISSIP-ISSAP);
  • EC Council Certified Network Defense Architect (CNDA);
  • ITIL® 4 Foundation – Axelos;
  • Salesforce Certified Technical Architect (CTA);
  • The Open Group Certified Architect (Open CA);
  • Virtualization Council Master Infrastructure Architect certification;
  • Red Hat Certified Architect.

Estas certificações possuem valores distintos e características que mudam um pouco em cada. O ideal, é alinhar as suas necessidades àquele que mais oferece o que você precisa no momento. Em geral, todos são de alto nível.

Enfim, para se preparar, venha fazer cursos com a PMG Academy! Clique aqui para acessar nossa página de exames, cursos e simulados!

Mas e você, o que achou do nosso artigo sobre “Melhores certificações para Arquiteto de Soluções de TI”? Antes de tudo, deixe a sua opinião!

E se acaso ficou alguma questão, não hesite em comentar.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *