O que a sua equipe precisa saber sobre Segurança Cibernética

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 2 de setembro de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os ataques cibernéticos, inegavelmente, já são uma grande ameaça para as empresas. Todos os anos são investidos altos valores em segurança de dados para impedir que isso aconteça.

Por outro lado, muitas organizações têm percebido que investir em tecnologias não é suficiente. É preciso investir também em treinamento e educação para as pessoas em relação à Segurança Cibernética.

Então, eu faço a seguinte pergunta: você tem investido na capacidade dos seus funcionários sobre esse assunto? Sabe como eles agiriam, caso se deparassem com um ataque cibernético?

Neste artigo vou falar sobre como educar as pessoas em relação a esses ataques e também soltar algumas dicas para que você gerencie a sua equipe nesse sentido.

Pessoas trabalhando em um escritório na frente do computador.

O que é um ataque cibernético?

Um ataque cibernético é qualquer tentativa de obter acesso não autorizado a um computador, sistema de computação ou rede de computadores com a intenção de causar danos. 

Os ataques cibernéticos têm como objetivo desabilitar, interromper, destruir ou controlar sistemas de computador ou alterar, bloquear, excluir, manipular ou roubar os dados mantidos nesses sistemas.

Vítimas corporativas de ataques digitais sofrem perdas financeiras e de reputação, o que pode resultar em danos à sua imagem e possivelmente em uma queda no investimento.

Recentemente, aconteceu um dos maiores ataques virtuais da nossa história: dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo mortos) vazaram em grande escala. 

Entre os dados vazados temos caixa de previdência, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda, fotos etc. 

Como resultado, os cibercriminosos podem abrir contas bancárias e aplicar diferentes tipos de golpes.

Relembrando o que é Segurança Cibernética

A Segurança Cibernética é uma série de ações que buscam se proteger de ataques cibernéticos. Às vezes chamado de segurança digital ou segurança de TI, é um ramo da Segurança da Informação.

Em outras palavras, a Segurança Cibernética é uma área que opera no ambiente digital para prevenir, mitigar e restaurar ataques cibernéticos.

O que fazer?

Como mencionado neste artigo, além das tecnologias capazes de prevenir os ataques cibernéticos, minimizar os danos e encontrar responsáveis sobre os ataques, a educação das pessoas é outro ponto essencial.

Dessa maneira, os funcionários devem ser educados para se preocuparem com isso. 

É muito importante que as pessoas tomem cuidado com links suspeitos, arquivos desconhecidos e qualquer tipo de ameaça.

Dicas de Segurança Cibernética para evitar ataques 

Para fortalecer a segurança da informação em um ambiente empresarial, os funcionários devem ter acesso a uma mistura de soluções de segurança educacional e de TI. 

Aqui estão algumas dicas importantes para manter seus sistemas sempre seguros, e que ao mesmo tempo são questões básicas que você pode repassar a quem compõe a empresa.

1. Mantenha o software atualizado

Primeiramente, manter a atualização regular do software elimina vulnerabilidades que os hackers podem usar para lançar ataques de ransomware. 

A aplicação de patches em seu software e dispositivos impede que qualquer pessoa acesse seus sistemas sem sua permissão.

2. Instale um software anti-malware e antivírus

O software anti-malware e antivírus permitirá que você bloqueie malware e outros softwares maliciosos de infectar dispositivos escolares. 

Então, procure soluções com atualizações automatizadas, verificação de vírus e suporte anti-phishing para fortalecer suas defesas.

3. Escolha senhas fortes

A escolha de uma senha forte torna muito mais difícil para os criminosos cibernéticos invadirem contas e portais institucionais. 

Criar senhas com base em palavras que não fazem parte do dicionário com uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos reduzirá a probabilidade de uma tentativa de hacking bem-sucedida. Aliás, existem também ferramentas como o LastPass, um gerador e gerenciador de senhas complexas, que pode ajudar nesses casos.

Além disso, habilite a autenticação multifator para acesso remoto à sua rede também é muito importante.

4. Realize treinamento de conscientização de segurança

Os ataques cibernéticos estão em constante evolução e organizar o treinamento de conscientização de segurança e phishing para funcionários e professores os ajudará a desenvolver as habilidades necessárias para detectar tentativas de phishing e engenharia social.

Se você for uma instituição que conduz pesquisas, poderá estender o treinamento aos seus alunos.

5. Nomeie responsáveis internos de Segurança Cibernética

Nomeie vários responsáveis interessados ​​em Segurança Cibernética como embaixadores e implemente um programa de treinamento e orientação para desenvolver seus conhecimentos sobre ameaças e práticas recomendadas. 

Uma vez que esses participantes iniciais obtenham a certificação, monitore seu progresso para procurar áreas para melhorar.

Conclusão

É fundamental que as pessoas tenham o treinamento necessário para lidar com os problemas que os ataques cibernéticos trazem.

Com a revolução digital, pessoas mal-intencionadas são inevitáveis. O que devemos fazer , então, é nos preparar, entender os processos e evitar o máximo de danos possíveis.

Leia também: As consequências de uma guerra cibernética

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

O que é Big Data?

A expressão Big Data não é recente – é possível encontrá-la nos dicionários durante a última década e o seu conceito é ainda mais antigo:

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *