O Manifesto Ágil!
Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então, para continuar nosso papo, vamos falar do Manifesto Ágil!
O Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Dessa forma, ele foi criado em fevereiro de 2001, onde se reuniram 17 profissionais que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, SCRUM, FDD e etc. Assim, durante essa reunião, um grande consenso sobre como deveriam ser os métodos de desenvolvimento de software foi criado. E foi batizado como O Manifesto do Desenvolvimento de Software Ágil, no qual chamamos de Manifesto Ágil.
Veja também: A importância do Business agility no ‘novo normal’ das empresas
Através desse trabalho, passaram a valorizar:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
- Responder a mudanças mais que seguir um plano


E os 12 princípios do Manifesto Ágil são:
- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
- Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
- Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
- Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
- O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
- Software funcional é a medida primária de progresso.
- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
- Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
- Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto organizáveis.
- Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
PMG Academy RECOMENDA:
Aprenda mais e GRÁTIS sobre agilidade no: Curso Online Agile Scrum Foundation Overivew
Conclusão
Desse modo, criou-se esse conjunto de princípios, que tem como objetivo nortear as práticas de gestão de projetos, sob um prisma diferente do que era feito até o momento. Portanto, O Manifesto Ágil foi e é uma verdadeira revolução, pois além de contradizer as principais premissas de desenvolvimento de sistemas e práticas na época pelos principais players do setor, este documento estabeleceu o alicerce para o nascimento de todas as técnicas e métodos ágeis contemporâneos.
E então, curtiu nosso post sobre o Manifesto Ágil? Viu como ele pode nos ajudar com seus princípios e valores em qualquer construção de produto em nossas organizações? Agora que todos já sabem o que é Agilidade e o Manifesto Ágil, vamos, portanto, entender no próximo post, um pouco do framework que sustenta a Transformação Digital em sua empresa, o Scrum!
Até mais!
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses