Na prática: biblioteca da BiSL – Business Information Services Library

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 20 de maio de 2015
Na prática: biblioteca da BiSL

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Na prática: biblioteca da BiSL – Business Information Services Library

A fim de saber, BiSL é outro poderoso framework, porém voltado para informações de negócio. É uma abreviatura de Business Information Services Library.

Essa biblioteca é formada por publicações que descrevem a estrutura de processo para a gestão de dados de negócios com um grande número de boas práticas. De fato, muito legal, não é mesmo?

Agora, antes de tudo, imagine que a empresa necessite iniciar um projeto. Como ponto de partida, para a melhoria dos processos de negócios, recomenda-se usar as melhores práticas.

Além disso, adotar uma terminologia uniforme, além de alinhas à TI aos processos de negócio. Nesse sentido, a solução é BiSL.

Com este framework, a empresa vai melhorar conforme a possibilidade de antecipar as suas mudanças. Em suma, também melhora os processos de negócio e do ambiente, a gestão e controle dos fornecedores de TI.

E a melhor parte ainda está por vir! O BiSL complementa facilmente o framework da ITIL. Isto é, a conduta da BiSL contribui para tornar a empresa mais profissional e facilita de forma eficaz o trabalho realizado.

Um dos benefícios mais importantes do framework é o uso da linguagem comum e de referência fornecida ao mercado. Ou seja, ele facilita a compreensão e a comunicação entre as partes envolvidas.

Homem e mulher acessando computador e usando a biblioteca da BiSL

Estrutura do BISL

O BiSL identifica processos nos seguintes níveis. Veja:

  • Operacional: os processos de implementação, ou operacionais, que envolvem o uso diário de dados, determinando e efetuando mudanças;
  • Gerenciamento: os processos de gerenciamento envolvem receitas, despesas, planejamento e o fornecimento de dados de qualidade e acordos com os fornecedores de TI;
  • Estratégico: como parte dos processos de nível estratégico, a natureza do fornecimento de dados é posto em longo prazo. Em outras palavras, juntamente com a forma com que a sua gestão deve ser estruturada.

Desse modo, dentro desses três níveis, os vários processos são agrupados em sete grupos de processo, sendo três no nível operacional, um no nível gerencial e três no nível estratégico.

BiSL no Gerenciamento de TI

Como você já deve ter percebido, nos últimos anos houve uma conscientização para a importância de se ter um sistema de gerenciamento de informação eficiente na sua empresa.

Mas, você sabe as razões que levaram a essa conscientização?

Bom, os processos de negócios e o fornecimento de dados estão cada vez mais interligados, pois esta oferta de informação se tornou uma parte importante no gestão de negócios.

Assim sendo, quando há terceirização de serviços de TI, a empresa precisa controlar muito bem esses serviços.

De tal forma que, a empresa, opere de modo natural com qualquer cliente: estabelecer demandas, determinar um preço justo e definir um posicionamento de longo prazo para o fornecimento de informações.

Como os exemplos acima mostram, a gestão de sistemas de informação de negócio está se tornando cada vez mais importante.

Portanto, o framework do BiSL ajuda as empresas a colocarem nos eixos os seus processos de gestão de informação de negócios.

Confira! Acesse a nossa lista de cursos online para Certificações de TI, como o CobiT, ITIL, Cloud e muito mais.

Enfim, comente aí se você gostou do nosso texto “Na prática: biblioteca da BiSL”. Pois, nós queremos saber o que pensa. É bom entender o seu ponto vista.

Mas, se acaso ficou com alguma questão, não hesite em nos perguntar. Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

O que é Big Data?

A expressão Big Data não é recente – é possível encontrá-la nos dicionários durante a última década e o seu conceito é ainda mais antigo:

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *