Conceitos da ITIL 4

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 10 de fevereiro de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desenvolveu-se a ITIL para agilizar o departamento de TI com o restante da empresa, afinal sabemos o quanto é importante evoluir em conjunto com os avanços tecnológicos e a necessidade de atualização ao longo do tempo para trazer sempre mais benefícios à organização.

Por isso, a versão conhecida como ITIL 4, trouxe muitas mudanças que a popularizaram ainda mais, tornando- se um framework eficaz no setor da Tecnologia da Informação.

O que se destaca na ITIL 4 são as soluções que facilitam os processos de transformação digital para a empresa, como a computação em nuvem e o blockchain, por exemplo.

Em resumo, a ITIL 4 se concentra em ajudar as organizações a criar uma abordagem mais holística aos processos organizacionais, onde os departamentos e equipes estão integrados, e para que trabalhem juntos para fornecer valor às partes interessadas.

Conceitos da ITIL 4

Existem alguns conceitos-chave da ITIL 4 que são críticos para indivíduos e empresas:

Foco em produtos e serviços, além de manter relações de serviço

Aqui, a mudança significativa aborda como os usuários definem o valor de um produto ou serviço que recebem. Anteriormente, eles eram simplesmente entregues, porém isso mudou com o tempo.

Agora, o valor não pode ser entregue diretamente ao usuário – ele precisa ser criado usando o feedback dos clientes. Esse feedback é levado em consideração no processo de desenvolvimento e, por causa do aumento da abordagem iterativa, pode facilmente ser implementado a cada iteração.

Geração valor para os stakeholders

A ITIL 4 reconhece que existem mais partes interessadas envolvidas em um produto ou serviço do que somente o usuário final e a empresa que os fornece.

Assim, por meio do framework, as organizações podem combinar todas as partes interessadas envolvidas, como usuários finais, TI, organizações, além de outros parceiros e fornecedores, para criar algo que possa gerar valor para todos.

Criação de um sistema de prestação de serviços eficaz

Outro conceito da ITIL 4 é a melhoria na maneira como o sistema de entrega de valor do serviço é gerenciado. 

Nesse caso, administramos tal sistema para criar o maior valor para todas as partes envolvidas.

A ITIL 4 é mais inclusiva, incluindo a melhoria de processos e a criação de melhores práticas para a entrega de produtos ou serviços.

Foco na melhoria da cadeia de valor do serviço

Por último, esse conceito é criar uma cadeia de valor de serviço útil, sendo que ela será composta por várias atividades, como as de engajamento com as partes interessadas envolvidas.

Além disso, haverá o planejamento e criação de uma visão para o produto ou serviço, a projeção do produto ou serviço real de uma forma que se concentre na criação de valor, a construção do serviço de uma maneira que seja facilmente acessível pelos usuários finais, bem como a criação de uma rede de suporte para o produto/serviço entregue.

Utilidade e garantia

Como saber que um serviço está entregando valor para o cliente e atendendo aos requisitos do provedor de serviço? Avaliando-se a utilidade e garantia.

A utilidade é a funcionalidade oferecida por um produto/serviço para atender a uma necessidade específica, talvez respondendo “o que o serviço faz” ou se um serviço é “adequado ao propósito”. Para ter utilidade, um serviço deve suportar o desempenho do consumidor e/ou remover restrições do cliente.

Por outro lado, a garantia aborda que um produto ou serviço atenderá aos requisitos acordados. A garantia responde “como o serviço funciona” ou se um serviço é “adequado para uso”.

Aliás, a garantia geralmente está associada a níveis de serviço alinhados às necessidades dos consumidores de serviços, como capacidade, segurança, disponibilidade e continuidade.

Aproveitando a pegada sobre serviços, você conhece o ciclo de vida do serviço de TI de acordo com a ITIL? Leia nosso artigo sobre isso!

Conclusão

O principal fator envolvido na implementação da ITIL 4 nas empresas é a mudança para uma abordagem iterativa. Se as empresas já estão trabalhando de forma ágil e implementaram algumas estratégias iterativas em suas operações, isso pode facilitar bastante a implementação da ITIL 4.

Uma certificação em ITIL 4 auxilia as organizações e profissionais no trabalho como indivíduos com seu trabalho.

Claro, profissionais podem se aprimorar e aprender sobre a implementação da ITIL nas empresas, para que sejam abertas portas para o avanço em suas carreiras.

Enfim, as organizações que implementarem a ITIL 4 irão se beneficiar, adaptando-se à mudança do mercado global e ao aumento de sua receita.

De toda forma, a ITIL 4 consegue proporcionar uma maneira mais adaptável, rápida e totalmente transparente em contextualizar e fornecer serviços.

Leia também: Diferenças entre Governança, Gestão e Gerenciamento

Não deixe de conferir os outros textos do blog!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.