Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

A Mistura Perfeita: Entendendo Produtos e Serviços na ITIL 4

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 25 de janeiro de 2024

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Opa! Como estão as coisas no seu lado da tela? Hoje vamos falar sobre dois conceitos que, embora pareçam simples, podem gerar uma confusão danada: produtos e serviços na ITIL 4.

Produtos à Luz da ITIL 4

Imagine que você tem vários ingredientes na sua cozinha: leite, ovos, açúcar, baunilha. Sozinhos, eles não fazem muito sentido, não é? Mas, quando você combina esses recursos e aplica o seu know-how de mestre sorveteiro, boom! Surge o delicioso sorvete de baunilha!

É mais ou menos assim que funciona com os produtos na ITIL 4. Produtos são combinações de vários recursos que a sua organização controla, como pessoas, fluxos de valor, processos, informação e tecnologia. Quando você junta tudo isso da maneira certa, voilà, temos um produto que faz os olhos dos consumidores brilharem de desejo.

Serviços sob o Olhar da ITIL 4

Agora, vamos voltar ao nosso sorvete de baunilha. Imagine que, além do sorvete, você decidiu servir com uma calda de chocolate quente. Mas, em vez de apenas entregar a calda e o sorvete separados para o cliente, você oferece o serviço de preparar essa combinação para ele. Assim, o cliente pode desfrutar do sorvete com calda sem ter que se preocupar com a bagunça da cozinha ou se a calda vai ficar muito quente.

Na ITIL 4, os serviços são como essa calda de chocolate quente sobre o sorvete. Eles são uma forma de cocriar valor com o consumidor, facilitando seus objetivos sem que ele tenha que lidar com os custos e riscos. O serviço envolve não apenas o produto final (o sorvete com calda), mas todo o processo para chegar a esse resultado, desde a seleção dos ingredientes até a forma como a calda é derramada sobre o sorvete.

Produtos e Serviços: Juntos e Misturados

Agora que você já sabe o que são produtos e serviços na ITIL 4, o mais importante é entender que eles não funcionam sozinhos. Eles estão interligados. O produto é a base do serviço, é o sorvete que vai receber a calda. E o serviço é como a calda de chocolate, que adiciona valor ao produto e proporciona uma experiência completa ao cliente.

Então, a próxima vez que você estiver pensando em produtos e serviços na sua organização, lembre-se do nosso exemplo do sorvete. O mais importante não é saber se o sorvete vem antes da calda ou se a calda vem antes do sorvete, mas sim entender como esses elementos trabalham juntos para criar a melhor experiência possível para o cliente. E, claro, aproveite para saborear um bom sorvete de baunilha com calda de chocolate quente!

Espero que tenha gostado da nossa conversa de hoje. Se tiver dúvidas ou quiser trocar uma ideia, é só deixar nos comentários. E, até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *