Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Squad – Entenda o que é e como são formados esses times no Scrum

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 3 de fevereiro de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A transformação digital acabou incentivando a reestruturação das empresas tradicionais, pois é necessário acompanhar os novos negócios digitais com uma visão de futuro.

Nesse caso, a solução Agile veio como método para essa reestruturação, que tem como capacidade proporcionar um trabalho mais rápido, mais produtivo e que não precise reformular os fluxos de trabalho (pelo menos não totalmente).

Claro, o que move qualquer empresa são os colaboradores. Cada um tem um papel crucial no desempenho da organização e no alcance do objetivo estabelecido. 

Assim, é sempre bom aplicar modelos de gerenciamento de equipes que ajudem nesse propósito. É por isso que surgiram os Squads.

A melhor maneira de ter sucesso com o framework Agile é resolver a composição da sua equipe Scrum. 

Aliás, você sabe quais são as diferenças entre Scrum e Kanban? Faça sua leitura.

O que é Squad?

De antemão, vamos focar no conceito de Squad dentro do Agile. 

O Squad – para o português se traduz como esquadrão – é a menor unidade na organização Agile. Esse modelo organizacional é formado por uma equipe multidisciplinar, que varia de 6 a 12 profissionais, cuja responsabilidade é desenvolver projetos de maneira autônoma.

Por isso, há uma comunicação eficaz, mais direta e com resultados eficazes.

Dentro de um Squad, podem existir pessoas de áreas distintas (como do marketing, do comercial, por exemplo). Mas, como time, elas precisam trabalhar naquela tarefa determinada e cumprir com ela. 

O Squad tem autonomia suficiente para decidir o caminho a seguir para que se consiga desenvolver o projeto em questão.

Afinal, os Squads no Agile prezam pela liberdade da equipe. Ou seja, cada Squad fica livre para selecionar a estrutura (Scrum, Kanban, etc.) que irá trabalhar a fim de permitir mais agilidade em seus processos produtivos.

Porém, é interessante que todo Squad tenha um líder para que as prioridades sejam definidas a respeito do projeto que está sendo desenvolvido.

Em suma, o Squad precisa que todos os integrantes sejam capazes de se comunicar e se manter alinhados pelo mesmo objetivo.

Melhor estrutura do Squad no Scrum

Dentro do Scrum, existem três papéis principais na equipe: Product Owner, Scrum Master e desenvolvedores. É claro que as partes interessadas e o negócio também estão envolvidos em graus diversos com a maioria dos projetos ágeis.

Já falando diretamente do Scrum, um Squad geralmente é composto por menos de 9 pessoas. Para grandes projetos corporativos, o tamanho ideal é de 7 pessoas, que seriam: Product Owner, Scrum Master e 5 desenvolvedores).

Equipes menores que isso não seriam tecnicamente Scrum, já que ocorreria sobrecarga de trabalho.

Membros do Squad do Scrum

  • Product Owner: 

O Product Owner se responsabiliza pela definição da direção de um projeto. Ele tem a compreensão clara do que o negócio e os usuários precisam do produto que está sendo desenvolvido e, a partir disso, comunica tais necessidades para a equipe Scrum.

Dessa forma, a intenção do Product Owner é garantir que o produto ofereça o máximo de valor para a empresa e usuários.

Scrum Master

Já o Scrum Master é a pessoa responsável em garantir que a equipe siga as práticas recomendadas do Agile, assim como em abordar e remover qualquer coisa que possa impedir a produtividade dos membros do Squad.

Basicamente, o Scrum Master é um líder de apoio, ajudando o Product Owner a definir o valor do produto, planejar o trabalho e gerenciar o backlog.

Além disso, ajuda também os desenvolvedores a se auto-organizarem e permanecerem produtivos.

Desenvolvedores

A equipe de desenvolvimento envolve as pessoas que possuem as habilidades necessárias para construir o produto conforme previsto pelo Product Owner. 

Nesta equipe, nem sempre são apenas desenvolvedores, mas também escritores, arquitetos, designers ou outras funções especializadas.

Os desenvolvedores determinam como realizar o trabalho para criar o produto e trabalham de maneira autônoma para gerenciar e concluí-lo.

Benefícios do Squad no Agile

Os Squads no Agile reduz a pressão dos profissionais por resultados, otimiza a qualidade da produção e maximiza a produtividade. Ainda, é capaz de manter a empresa adaptável a mudanças.

O Squad avalia seu próprio método de trabalho e combina alinhamento e independência para decidir o caminho para o objetivo estabelecido.

Vale mencionar que há mais agilidade na tomada de decisão, pois ela é feita por um líder focado na funcionalidade e responsabilidade do grupo.

Graças ao Squad, é possível obter colaboração e aprendizagem constantes, já que os profissionais não ficam presos em grupos fechados – eles se mantêm conectados e extraem conhecimento de todos os níveis.

E por último, há flexibilidade e escalabilidade: o Squad faz com que a empresa se torne adaptável a diferentes níveis de demanda, bem como proporciona um crescimento mais saudável e competitivo no mercado por meio de métodos mais inovadores e criativos.

A propósito, uma dica é manter a equipe simples e consistente. Nunca tente iniciar o primeiro projeto inventando novas funções ou adicionando membros temporários à equipe, pois isso só criará confusão em torno de expectativas e responsabilidades, o que poderá introduzir riscos.

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto de Squads no Scrum, comente abaixo. Não esqueça que o blog tem mais textos interessantes para leitura!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *