4 qualidades que você precisa para ser um funcionário Google
Desde que Laszlo Bock assumiu o cargo de chefe de RH pelo Google, em 2006, ele ajudou a empresa a crescer de 3.000 para 53.000 funcionários.
Hoje, o Google recebe cerca de 2 milhões de pedidos de emprego por ano. E só contrata cerca de 4.000 pessoas, dando-lhe uma taxa de aceitação inferior a Yale ou Harvard.
Então, o que exatamente o Google procura nesses poucos sortudos?
O segredo
A saber, em seu livro e entrevistas, Bock revelou algumas dessas qualidades:
– “O Google quer “Googleyness”.
Bock descreve que o Google procura uma qualidade difícil, apelidada apenas como Googleyness.
Ele diz que “não é um perfil perfeitamente definido”, ou seja, Googleyness tem suas marcas registradas.
Desse modo, atributos como desfrutar de diversão (quem não tem), uma certa dose de humildade intelectual e uma forte medida de consciência (queremos proprietários, não empregados), são fatores muito relevantes.
Além disso, e não menos importantes: conforto com a ambiguidade (não sabemos como o nosso negócio vai evoluir, e ser funcionário Google requer lidar com um monte de dúvidas), e provas de que tenha tomados alguns caminhos corajosos e interessantes em sua vida.
Tudo isso junto, e você tem Googleyness.
– “O Google quer ‘conhecimentos relacionados com o contexto’ e não uma profunda especialização”.
Em seu livro “Work Rules”, Bock escreve que “de longe a coisa menos importante que buscamos em alguém é se realmente a pessoa sabe alguma coisa sobre o trabalho que vai assumir”.
Qual o motivo?
Pessoas que se tornam especialistas em resolver certos problemas em determinadas situações só vão replicar as mesmas soluções em situações inexploradas.
Para chegar a novas ideias, você precisa de um contexto mais amplo.
– “O Google quer pessoas com ‘liderança’ emergente”.
Bock diz, o Google não se importa se você foi o presidente de seu clube de xadrez na escola ou se se fez um caminho mais curto para se tornar um executivo de vendas.
A coisa mais importante é saber o “timing” para entender quando entrar em cena e mostrar liderança – ou dá um passo para trás quando você não deveria.
– “Google também quer ver humildade”.
Você precisa de “humildade intelectual” para ter sucesso no Google, diz Bock. “Sem humildade, você é incapaz de aprender.” Este é um problema comum entre os graduados das escola de elite.
O sucesso pode se tornar um obstáculo, Bock diz que, uma vez bem-sucedidas, as pessoas não costumam reconhecer falhas. Elas não sabem o que aprender com o fracasso.
Em vez de visualizar um oportunidade para aprender, eles culpam os outros.
Veja também: Sites para encontrar vagas de TI no mercado.
Dúvidas
Enfim, se você gostou do nosso texto “4 qualidades que você precisa para ser um funcionário Google”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.
Aliás, se sabe de algum caso profissional que possui relação com o Google e deseja compartilhar com a gente, fique à vontade. Um vez que, o tema aqui posto, é muito útil para o amantes e simpatizantes dessa empresa.
Mas, se acaso, estiver com alguma questão, não hesite em comentar. Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses