0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

A diferença entre Governança e Gerenciamento de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 5 de maio de 2020
Você Sabe a Diferença Entre Governança e Gerenciamento de TI?

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe qual é a diferença entre Governança e Gerenciamento de TI?

Neste artigo, eu vou apresentar uma visão geral sobre a diferença entre Governança e Gerenciamento de TI. Na verdade, são algumas diferenças e vale a pena ficar ligado para entendê-las. Dessa forma, é importante também que você saiba as definições descritas no guia de framework, como veremos a seguir.

O framework CobiT 5 faz uma clara distinção. Isto é, já que estas duas disciplinas abrangem tipos distintos de tarefas, elas exigem diferentes estruturas organizacionais e servem a propósitos opostos.

No entanto, é bom ficar claro o saber da versão do CobiT 5. Pois, ela trata de um modelo corporativo de negócios e gestão para a governança. Sua versão contempla a gestão do corporativo da TI. Além disso, ela registra cinco princípios e define os sete componentes que compõem o modelo.

Portanto, perceba o desenho e suas divisões. No topo, há a necessidade de negócios, como entrada para a Governança e para o Gerenciamento.

  • No domínio Governança há três práticas: Avaliar, Direcionar e Monitorar (EDM – Evaluate, Direct e Monitor).
  • Já no domínio do Gerenciamento, há as práticas de gestão. Tais como o Planejar – com o acrônimo APO de Align, Plan and Organise. O Construir – com o acrônimo BAI de Build, Acquire and Implement. O Executar – com as siglas DSS de Deliver, Service and Support. E o MEA de Monitor, Evaluate and Assess, que representa o Monitoramento.

O processo no CobiT 5

O framework do CobiT 5 faz uma clara e vital distinção entre a governança e o gerenciamento, através de um paralelo com o conteúdo que apresentei antes, da seguinte forma:

  • A Governança assegura que desejos, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas para determinar um equilíbrio de acordo com os objetivos a serem alcançados pela empresa. Definindo as direções, através das prioridades e tomadas de decisões, monitorando o desempenho, a conformidade e o progresso em relação ao direcionamento e aos objetivos acordados.
  • Já o Gerenciamento planeja, constrói, executa e monitora as atividades que estão alinhadas com a direção definida pelo Corpo Diretivo, no intuito de atingir os objetivos da empresa.

Então, lembre-se a partir de agora que os Facilitadores de Processos diferenciam cada atividade associada, tanto da Governança como do Gerenciamento.

Leia também:

E para finalizar, eu queria saber a sua opinião sobre esse artigo a fim de te entender.

Enfim, deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou. Ou, uma dica extra que deseja dividir conosco.

Se acaso ficou alguma questão, não passe em branco! Insira o seu ponto de vista. E nós, da PMG Academy, vamos te responder logo após o mais breve.

Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Uma resposta

  1. Muito interessante, estou aprendendo bastante desde o ITGSUMMIT, tenho encontrado grandes oportunidades de aprendizado, este artigo contribuiu para um melhor entendimento do assunto ao qual foi proposto a esclarecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MOF 4.0 Foundation
Gratuito!

Com direito ao certificado de conclusão!

Aproveite que é por tempo indeterminado. Acesso por 1 ano!

Edit
Forgotten your password? Click here to reset it.
Edit