0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Teste de invasão: o que é por que é benéfico?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 13 de abril de 2021
Teste de invasão

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Teste de invasão: o que é por que é benéfico? E saiba como ele ajuda as empresas

Você já ouviu falar sobre o teste de invasão? Este procedimento serve para avaliar se um sistema ou uma rede de computadores está segura ou não, de acordo com alguns métodos.

Dessa forma, os testes de invasão costumam simular ataques que poderiam ser feitos por fontes maliciosas. Mas, além disso, o que você sabe sobre este assunto? Acompanhe para aprender mais!

O que é teste de invasão

Homem digitando seu login e senha em laptop para fazer teste de invasão
Teste de invasão coleta dados, mapeia redes, busca fragilidades, entre outros

Um teste de invasão pode ser chamado de diferentes formas. Em português, ele pode também ser chamado de teste de penetração, teste de intrusão ou até mesmo de pentest, dependendo da fonte.

Estes testes servem sempre para atingir um grande objetivo, que é o de avaliar a segurança do sistema ou da rede. Para atingir esta finalidade, são feitas formas seguras de tentar explorar possíveis brechas e vulnerabilidades na infraestrutura de TI.

Estas brechas e vulnerabilidades podem estar em uma série de locais. Assim, podem estar entre os seguintes exemplos:

  • Na forma de configurações equivocadas;
  • Em comportamentos de risco pelo operador do sistema ou rede;
  • Nos sistemas operacionais ou softwares utilizados.

Além disso, de forma complementar, um teste de invasão verifica se os mecanismos de defesa estão funcionando como deveriam. Ele atesta também se o usuário final está ou não utilizando as políticas de segurança recomendadas pela empresa.

Este tipo de teste, então, são profissionais devidamente qualificados que o realizam, que saibam conduzi-los. Assim, você garante que toda operação seja realizada de forma segura, evitando ainda mais danos.

Por que realizar um teste de penetração?

Quem realiza o teste de vulnerabilidade se chama de pentester ou de penetration tester. Neste caso, estes profissionais avaliam os sistemas potencialmente comprometidos, e assim visualizam também vulnerabilidades em outros recursos relacionados.

Dessa maneira, estes testes auxiliam a elevar o nível de segurança em todos os graus do sistema, e de forma completa. Desse modo, se tona possível entender quais pontos específicos houveram problemas e acabaram sendo melhorados.

É interessante ressaltar, da mesma forma, que nestes testes são definidas prioridades. Entende-se que nem sempre tudo pode ser protegido 100%, então é necessário priorizar aquilo que é mais importante.

Para resumir, então, estes testes de penetração avaliam se o sistema está apto ou não para o usuário final. Em caso de uma resposta negativa, deve-se verificar quais são os erros encontrados e como consertá-los.

Dessa maneira, este tipo de procedimento pode, na verdade, trazer grandes melhorias ao usuário final e à empresa, de forma geral. Isto porque gera uma melhora em desempenho e evita perdas que podem ocasionar até mesmo na diminuição dos ativos do negócio.

Benefícios dos testes de invasão

Desenho de um cadeado fechando uma fenda para teste de invasão
Com os dados em mãos, descobre-se a empresa utiliza VPN e coleta endereços dos servidores DNS

Uma vez que você já entendeu o que é um teste de invasão, é hora de aprofundarmos um pouco mais nas vantagens destes testes. Afinal, não é à toa que muitas organizações recorrem a este tipo de solução.

Neste caso, as vantagens acabam sendo resumidas em algumas principais. Veja:

Ajuda na recuperação do sistema

Caso o seu sistema sofra violação, se faz necessário tanto recuperá-lo quanto evitar que isto ocorra novamente. Estes testes de penetração auxiliam nestes esforços, reduzindo os riscos de novas violações de forma proativa.

Evita danos à imagem da empresa

Uma empresa que sofre com violações no seu sistema demonstra fragilidade. Como resultado, pode perder muito na sua imagem com os clientes e, também, na sua valorização diante do mercado.

Mantém padrões elevados de segurança de TI

Ter altos padrões de segurança em TI é essencial, e o teste de invasão ajuda nisso. Hoje em dia, se criou leis neste sentido, como as de proteção de dados na Europa e no Brasil.

Permite otimizar o sistema

Um sistema falho, está vulnerável de diversas formas. Ao melhorá-lo, você garante a sua própria segurança e, da mesma maneira, a do usuário final, garantindo um melhor desempenho.

Determina a probabilidade de um ataque

Um bom teste de penetração ajuda a organização a ter uma ideia mais precisa de qual é a possibilidade de ela ser alvo de um ciberataque. Assim, ela consegue executar políticas de proteção mais eficazes.

Gostou de saber o que é um teste de invasão e quais são os benefícios de fazê-lo? Então acesse nosso blog para mais conteúdos destes!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *