6 tendências para o ITSM 2021. Confira!

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 11 de maio de 2021
Tendências para o ITSM

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

6 tendências para o ITSM 2021. Saiba o que cada uma pode oferecer!

O gerenciamento de serviços de TI evolui a cada ano e desta vez não é diferente. As tendências de ITSM 2021 irão refletir o mundo em que vivemos. Como sabemos, muita coisa mudou, especialmente em 2020.

Embora os componentes deste conjunto de recursos organizacionais seguem similares, é preciso saber o que tende a mudar, e como se adaptar. Para saber mais, então, sobre as tendências para o ITSM 2021, siga lendo!

1. Pensando na saúde do seu time

Se há algo que o ano de 2020 ensinou diz respeito à saúde – inclusive a mental. Assim, os desafios à saúde mental dos funcionários estão cada vez mais explícitos, em função do isolamento que a pandemia proporcionou.

Como resultado, percebe-se, cada vez mais, que é importante levá-la em consideração, uma vez que ela afeta diretamente na produtividade. Inclusive, muitos analistas sustentam que este será um diferencial para as organizações: levar em conta o aspecto mental dos funcionários.

2. Equilíbrio casa-trabalho no ITSM 2021

Mulher com seus colegas de trabalho em frente ao computador analisando tendências para o ITSM
Se adequar a novos modos de trabalho se tornou muito necessário para as pessoas

Outra questão importante que este ano trouxe, em função da covid-19, é o crescimento do trabalho home office. E isto deve continuar para os próximos anos, por uma série de motivos que vão desde a saúde (falta de vacina, por exemplo) até os benefícios que isto traz.

Neste sentido, as empresas e as equipes de TI devem buscar como tendência de ITSM 2021 se adequar à esta realidade. Ou seja, discutir questões de home office ou na sede da empresa.

Só que aqui um ponto importante é buscar um equilíbrio entre aquilo que pode/deve ser feito em casa e o que pode/deve ser feito no trabalho. Isto porque muitos serviços rendem mais presencialmente, enquanto outros não necessariamente.

3. A automatização tende a crescer

Quando falamos em gestão de TI, algo que sempre entra em nossa mente é a automatização dos processos. Pois saiba que isto é mais uma tendência de ITSM 2021, seguindo o que anos anteriores já vinham demonstrando.
No entanto, este cenário traz também desafios à sua equipe e à empresa. Isto porque é preciso saber readequar as funções dos funcionários, ao mesmo tempo em que mantém a confiança no time de TI.

4. O investimento nas pessoas é importante

Dois homens e uma mulher analisando as tendências para o ITSM
A rapidez com que a tecnologia muda influencia em nosso estilo de vida

Estas tendências todas, como da automatização em ITSM 2021, que acabei de mencionar, certamente são importantíssimas. Entretanto, é necessário compreender também que nem tudo se resume a isto – muito pelo contrário, aliás.

Isto porque a velocidade e o nível das mudanças tecnologias e no estilo de vida tem sido abrupto. Isto impacta muito as pessoas, sejam elas funcionários ou até mesmo o seu consumidor final.

Então, as organizações precisam investir cada vez mais em recursos humanos, buscando tornar sua força de trabalho resiliente. Para isso, invista e apoie a especialização, por exemplo com workshops e similares.

5. A tecnologia digital e as comunicações

Como falei antes, o trabalho home office nunca foi tão atual como agora. Isto coloca um peso particularmente elevado nas comunicações e, também, na tecnologia digital. Além disso, até mesmo a automatização crescente impacta.

Por isso, outra tendência de ITSM 2021 é de tentar ao máximo se adequar a este novo paradigma. Dessa forma, buscas por melhor conectividade e um monitoramento constante das atividades são necessários.

Em síntese, isto tudo pode gerar novos desafios e ruídos na gestão de TI, algo que deve ser combatido. Investir, portanto, em aspectos como a comunicação da sua equipe é primordial para evitar ineficiências.

6. Novas práticas de integração

De forma convencional, o gerenciamento de serviços de TI é visto como um espaço puramente operacional. Isto até é verdade em certo ponto, mas não é sempre dessa maneira.

O do desenvolvimento digital está crescendo, como se vê em microsserviços, da adoção de formas ágeis e complexas (como DevOps) e da busca constante por entrega e implantação.

Por isso, no ITSM 2021 você precisa se esforçar mais para estar por dentro de áreas inovadoras, ou você pode ficar para trás. Assim, é necessário se adaptar a equipes autogerenciadas e outras novidades no setor.

Isto tem melhorado com ITIL 4, por exemplo, em que se mostra que gerenciamento de TI é crucial para o sucesso da empresa. Então, busque modelos operacionais híbridos, deixando algumas equipes em modelos tradicionais e outras em mais novos.

Em resumo, estar atento às tendências é sempre fundamental para qualquer gestor de TI. Por esse motivo, fique atento às tendências de ITSM 2021 e saiba como atuar melhor no setor.

Gostou das dicas? Pensou em alguma outra? Deixe seus comentários e continue se atualizando em nosso blog! Além disso, se você se interessa no assunto, precisa escutar o episódio #24 do The Walking Tech. Nele, você confere uma entrevista com Janilton Luz, da M.Dias Branco, que conta como o ITSM tem se adaptado durante a pandemia. Para ouvir, clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *