Segurança e Arquitetura da Informação

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 7 de maio de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A segurança da informação está intimamente relacionada com a arquitetura da informação. A arquitetura da informação é o processo que foca na organização de como será feita a prestação de informação dentro de uma empresa.

Essa prestação pode ser entendida também como o reporte, encaminhamento, distribuição, disponibilização das informações da companhia, conforme a Norma ISO/IEC 27002.

Como brevemente descrito, certas exigências são definidas para o fornecimento de informações. A segurança da informação pode ajudar a garantir que os requisitos são realizados na arquitetura de informação.

A Arquitetura da Informação é focada principalmente na realização da necessidade da informação da organização e da forma que esta pode ser organizada.

Já a Segurança da Informação poderá apoiar este processo, garantindo a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações.

Agora, um exemplo de problemas do tratamento da arquitetura da informação

O Novo Boeing 787 Dreamliner pode ter um sério problema de segurança. Segundo a American Federal Aviation Administration (FAA), teoricamente é possível os passageiros do avião fazerem logon no sistema de controle do avião. Parece que há uma conexão
física entre a rede de computadores que fornece aos passageiros, acesso à internet e a navegação do avião, comunicação e sistemas de controle.

Esta conexão física é um grande problema de segurança, pois dá aos hackers acesso potencial aos sistemas mais importantes do avião. Segundo a FAA, a melhor solução é remover completamente este conexão física.

A Boeing afirmou que a empresa já tinha conhecimento do relatório da FAA e que já estão trabalhando em uma solução. Segundo a Boeing, no entanto, a rede dos passageiros e o sistema do avião não se conectam completamente, não sendo possível comprometer o controle do sistema.

Especialistas de TI dizem que a utilização de um firewall de software apenas, não é o suficiente para proteger um sistema tão importante. Sendo necessário uma total separação dos sistemas de controle da aeronave.


Gostou? Agora visite:

Curso Oficial ISO/IEC 27002 Foundation

Simulados preparatórios para Certificações de TI

Lista de Frameworks sobre Governança e Gestão de TI


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X