Saiba em qual cidade concentra os melhores salários para profissionais de TI

PMG Academy

PMG Academy

em 6 de abril de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

São Paulo – A cidade de São Paulo é considerada o maior polo do mercado de tecnologia de informação no Brasil. Isso porque um levantamento realizado pela empresa de RH Kelly Services revela que o mercado de trabalho de TI em São Paulo cresceu três vezes mais em relação a outros setores.

A pesquisa feita entre os anos de 2010 e 2013 mostra que a capital paulista concentra 30% de todas as vagas do país nesse segmento.

A capital paulista hoje conta com 90 mil profissionais do setor, e a expectativa é de que em 2015 esse número chegue a 150 mil pessoas trabalhando em TI.

O cargo de engenheiro de TI, por exemplo, teve crescimento de 48% em vagas nesse período. Já as oportunidades para gerente de TI aumentaram 29%, e 28% para analistas de TI. Administradores de sistemas também apresentaram crescimento de 10%.

Outro destaque está na remuneração. Segundo o levantamento, São Paulo oferece os maiores salários do mercado. Em média, quem trabalha nessa área recebe 83 mil reais por ano, sendo que a média nacional é de 74 mil reais.

Entre as posições que mais ultrapassam a média nacional em remuneração estão o gerente de TI, com 170 mil reais contra 118 mil reais; e o engenheiro de TI – 158 mil contra 110 mil reais anuais.

O estudo também mostra que o campo de atuação para quem trabalha com TI é bem diverso, já que há dezenas de segmentos que empregam esses profissionais. A área de desenvolvimento de programas lidera a lista com 17%, seguida por bancos e finanças e consultorias de TI.

Mercado de TI deve ficar acima do PIB brasileiro

Um outro levantamento realizado pela IDC (International Data Corporation) ainda estima que o mercado de TI brasileiro deve ser o sexto com mais investimentos em 2015, podendo movimentar até 165,6 bilhões de dólares, 5% a mais que em 2014.

A previsão é de que a movimentação global no setor chegue aos 3,8 trilhões de dólares – mesmo número previsto pela consultoria Gartner Group.

No entanto, é preciso lembrar que junto com tantas oportunidades os profissionais da área também deverão adquirir novas competências para atender às demandas do mercado.

Segundo a DISYS, consultoria de recrutamento em TI, as empresas tem requisitado cada vez mais funcionários de tecnologia engajados e com habilidades que vão além de conhecimentos técnicos. Dessa forma, cada vez mais os candidatos deverão desenvolver novas competências para conseguir cargos estratégicos nas empresas, como gestão, negociação e boa comunicação.

Fonte: http://exame.abril.com.br/


Conheça agora os nosso cursos para Governança e Gestão de TI

Leia também: 3 certificações de TI para tirar ainda esse ano


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

  1. Michael

    Curitiba 50000 para consultant specialist.

  2. Bruno Brito

    90 mil pessoas na area de T.I ?

    Estamos falando de T.I como um todo? Incluindo desenvolvimento, infra… Esse informação me surpreende

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X