Papéis do Scrum Master, Product Owner e Equipes Scrum

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 16 de abril de 2020
Papéis do Scrum Master Product Owner e Equipes Scrum

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Papéis do Scrum Master, Product Owner e Equipes Scrum

Se você está lendo este artigo, provavelmente é por que está interessado em entender sobre as práticas do Agile Scrum, assim como, saber mais sobre os papéis de Scrum Master, Product Owner e das Equipes Scrum. Portanto, continue por aqui que logo você terá uma visão geral sobre este assunto!

Papéis do Scrum

Há 3 papéis principais relacionados com as práticas Agile e Scrum, listadas:

  • Scrum Master;
  • Product Owner;
  • Equipe

Dessa forma, é importante ater-se a estes papéis, e apenas estes, para evitar qualquer desentendimento ou criação de barreiras e silos dentro da cooperação e comunicação dos times Scrum.

Características do Time Scrum

Há 5 características que são extremamente importantes para Times Scrum, são elas:

  • Eles devem ser auto-organizáveis – Isso significa que todos os membros do time devem administrar seus esforços para completar a tarefa que foi dada. Como no Agile Scrum não há a figura do líder do time ou chefe, então todos devem estar comprometidos o suficiente para realizar suas próprias atividades e contribuir para o sucesso da equipe. Se um falhar, todos falham.
  • As equipes devem ser multifuncionais – Ou seja, todos os membros devem possuir os conhecimentos e habilidades necessários para fornecer um serviço ou produto que seja bem feito e esteja pronto para o uso. Desse modo, um especialista pode ser usado em casos necessários, mas apenas como um técnico que transfere o conhecimento para a equipe a fim de preencher uma lacuna específica.
  • Ser um Product Owner requer uma visão de negócios – Já que o Product Owner representa a voz do cliente e precisa traduzir suas necessidades para o Scrum Master e a equipe. Desse modo, normalmente este trabalho é feito em tempo integral.
  • O Scrum Master não é um chefe – Dessa forma, eles ajudam a fornecer o treinamento necessário para a equipe de desenvolvimento, assim como, ajudam a remover qualquer barreira enfrentada pela equipe.
  • Não mais que 9 membros da equipe – Tudo o que você precisa e todas as habilidades que são necessárias para entregar um produto ou serviço devem ser alcançados por apenas 9 membros de equipe. Porque o grupo deve ser pequeno o suficiente para colaborar entre eles e para colocar o produto ou serviço em produção.

O Product Owner

Uma coisa é certa: todo time DEVE ter um Product Owner para prover uma visão de negócios e requisitos para o serviço e/ou produto.  Dessa forma, imagine o resultado se apenas desenvolvêssemos serviços e/ou produtos baseados em requisitos técnicos sem considerar as necessidades dos clientes?

No início, provavelmente funcionaria, mas a longo prazo isso seria insustentável, porque as funcionalidades não atenderiam às necessidades dos clientes. Assim, quem pagaria a conta?

Desse modo, o Product Owner faz a ponte entre o Negócio e o Time Técnico, ou em outras palavras: o Time Scrum. Portanto, deve haver um Product Owner para cada produto ou serviço, e somente um. Ele representará a voz do cliente e ajudará maximizar o valor do projeto, produto ou serviço.

Competências do Product Owner

O papel do Product Owner não requer necessariamente conhecimento técnico, mas o Product Owner deve ser competente em várias outras áreas, como:

  • Gerenciamento de nível de serviço – O gerenciamento de datas-alvo e uma compreensão dos melhores métodos de abordagem ajudarão o Product Owner, pois será ele que irá realizar as negociações com os clientes.
  • Planejamento de produtos ou serviços – O gerenciamento do Product Backlog é uma habilidade básica que deve ser desenvolvida para quem deseja se tornar um Product Owner. É claro que o Scrum Master e a Equipe serão habilitados à participação no planejamento, mas a responsabilidade de manter o Product Backlog ainda pertence ao Product Owner.
  • Design de Arquitetura e Design de Aplicação – Essa habilidade não é tão importante como as outras nesta lista, mas eu sempre gosto de pensar que quando uma pessoa de negócios possui pelo menos um vago conhecimento técnico, isso ajuda a definir melhores requisitos e objetivos.

Outras:

  • Identificação das necessidades – O Product Owner será responsável por entender os requisitos para o produto e/ou serviço, bem como traduzir essas necessidades para o Scrum Master e a Equipe. Mais tarde isso se tornará parte do Product Backlog, assim como será transformado em Estória do Usuário. Desse modo, um bom Product Owner, definitivamente, precisa saber como identificar as necessidades de negócio.
  • Gerenciamento de Projetos e Portfólio – No Agile Scrum não há um papel de Gerente de Projeto, mas o Product Owner deve gerenciar o Product Backlog. Portanto, ele deve entender como gerenciar as funcionalidades que serão entregues na Estória do Usuário, que são parte do Product Backlog.
  • Gerenciamento de relacionamento – No Agile Scrum não há um chefe, porque equipes são auto-organizadas. Isso significa que estabelecer e gerenciar um relacionamento é muito importante para balancear melhor o modo como as tarefas são atribuídas, assim como gerenciar o relacionamento com o negócio e os clientes.
  • Gerenciamento de Mudança de Negócios – As mudanças no projeto são sempre bem-vindas na prática Agile Scrum. Entretanto, algumas vezes, mais do que o produto e/ou serviço, o próprio negócio e os stakeholders podem mudar. Por isso, o Product Owner deve estar pronto para gerenciar e realizar as alterações necessárias.

Responsabilidades do Product Owner

As principais responsabilidades do Product Owner são:

  • Desenvolver o caminho e a estratégia para os produtos e serviços, incluindo os objetivos de curto e longo prazo.
  • Fornecer e ter acesso ao conhecimento sobre os produtos ou os serviços;
  • Entender e explicar as necessidades do cliente para a equipe de desenvolvimento;
  • Reunir, priorizar e gerenciar os requisitos do produto ou serviço;
  • Assumir quaisquer responsabilidades relacionadas ao orçamento do produto ou serviço, incluindo sua lucratividade;
  • Determinar a data de lançamento das funcionalidades do produto ou serviço;
  • Trabalhar junto com a equipe de desenvolvimento diariamente para responder perguntas e tomar decisões;
  • Aceitar ou rejeitar funcionalidades concluídas das Sprints;
  • Mostrar as principais realizações da equipe ao final de cada Sprint;
  • Responsável pelo Product Backlog.

Papel do Scrum Master

O Scrum Master também desempenha um papel crucial dentro das práticas do Agile Scrum, pois é o responsável por gerenciar os processos Scrum. Dessa forma, ele é um líder que serve, sendo responsável por remover quaisquer barreiras ou impedimentos que surjam durante o projeto.

Além disso, quando for necessário, o Scrum Master também ajudará outras partes da organização (fora da equipe de desenvolvimento) a entender as práticas Agile Scrum – às vezes, isso pode ser muito útil, especialmente quando a organização está adotando essas práticas.

Então, por que o Scrum Master não gerencia a Equipe? Isso ocorre porque as Equipes devem ser auto-organizadas o suficiente para entregar o que está sendo exigido pela empresa. Assim, ele é responsável por orientar, mas não por gerenciar a equipe.

Às vezes, as organizações acreditam que profissionais técnicos podem se tornar grandes Scrum Masters. Isso não é nem verdadeiro, nem falso. Pois tornar-se um bom Scrum Master é ter as habilidades certas, o que é completamente independente do passado.

Habilidades do Scrum Master

Aqui estão algumas das habilidades importantes para um bom Scrum Master:

  • Projeto de arquitetura – A equipe de desenvolvimento deve ser guiada algumas vezes sobre como projetar soluções que atendam às necessidades do negócio do cliente. Portanto, é muito importante que o Scrum Master compreenda conceitos básicos relacionados a determinados assuntos.
  • Integração de componentes – Essa habilidade está intimamente relacionada ao projeto de arquitetura e a mesma explicação se aplica.
  • Teste – Nas práticas Agile Scrum os serviços e produtos devem ser entregues com qualidade e eficiência. Ou seja, os recursos devem ser completamente testados antes de serem liberados para o negócio/cliente. Assim, o Scrum Master pode guiar o Time de Desenvolvimento a decidir qual tipo de teste deve ser usado para um recurso específico e como fazê-lo.
  • Educação e Provisão de treinamento – O Scrum Master é responsável por treinar e orientar a Equipe de Desenvolvimento em torno das práticas do Agile Scrum, e adicionalmente (como descrito acima) outras partes das organizações.

Mais Algumas Habilidades Importantes Para o Scrum Master:

  • Desenvolvimento de Pessoal – Alguns indivíduos da equipe de desenvolvimento exigirão mais atenção do Scrum Master, alguns deles por serem completamente novos nas práticas do Scrum. Portanto, eles precisam ser treinados e desenvolvidos de maneira apropriada.
  • Gerenciamento de Projetos e Portfólio – O Scrum Master deve ter habilidades de Gerenciamento de Projetos a fim de facilitar o entendimento das equipes sobre como gerenciar as atividades necessárias para completar os Sprints.
  • Gerenciamento de riscos – Muitas decisões serão tomadas durante um projeto, incluindo como a equipe de desenvolvimento deve criar um recurso para o produto ou serviço. Desse modo, normalmente, o Scrum Master precisa entender os riscos de desenvolver um recurso de uma determinada maneira, ao invés de outra. Quando isso acontece, uma boa avaliação de risco ajudará a definir a maneira apropriada de construí-lo.
  • Melhoria de processos – Agile Scrum é sobre melhoria contínua, incluindo o processo. Dessa forma, durante as revisões no final da entrega, o Scrum Master pode orientar a equipe a buscar melhorias que ajudarão a facilitar o próximo desenvolvimento.

Responsabilidades do Scrum Master

As principais responsabilidades do Scrum Master são:

  • Atuar como coach, isto é, ajudar a equipe a seguir os valores e práticas do scrum;
  • Ajudar a remover impedimentos e proteger a equipe de interferências externas;
  • Promover uma boa cooperação entre a equipe e as partes interessadas;
  • Facilitar o senso comum dentro da equipe;
  • Proteger a equipe das distrações da organização;

Função da Equipe de Desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento é formada por 3 a 9 pessoas, que devem satisfazer todas as necessidades técnicas para entregar o produto ou o  serviço. Eles serão guiados diretamente pelo Scrum Master, mas não serão gerenciados diretamente. Pois os membros devem ser auto-organizados, versáteis e responsáveis ​​o suficiente para concluir todas as tarefas necessárias.

Quando uma nova equipe começa a trabalhar, leva tempo até que tenha afinidade suficiente para combinar seu conhecimento, e isso é completamente normal. Portanto, essa curva de aprendizado será, diariamente, facilitada pelo Scrum Master.

Logo, não é recomendado alterar os componentes da equipe com muita frequência, a fim de evitar qualquer tipo de redução de produtividade.

Responsabilidades das Equipes Scrum

As principais responsabilidades das equipes são:

  • Criar e entregar os produtos ou serviços;
  • Serem auto-organizadas e autogeridas. Ou seja, as equipes devem ser capazes de determinar suas próprias tarefas e como elas serão executadas;
  • Cross-funcionais. As equipes não são combinadas com uma única habilidade, mas com várias habilidades diferentes;
  • São dedicados para um produto ou serviço.
  • Recomendado para trabalhar no mesmo espaço de trabalho.

Bem espero que agora esses conceitos estejam claros na sua mente. Portanto, se você gostou do artigo, deixe seu comentário!

Leia também: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI.

Time ou Equipe?

Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque você está interessado em entender mais sobre práticas do Agile Scrum. Se você está procurando entender o significado de Ágil e Scrum, você pode encontrar uma descrição mais detalhada neste artigo.

Papéis do Scrum

Há 3 papéis principais relacionados com as práticas Agile e Scrum, listadas:

·        Scrum Master;

·        Product Owner;

·        Equipe.

É importante ater-se a estes papéis, e apenas estes, para evitar qualquer desentendimento ou criação de barreiras e silos dentro da cooperação e comunicação dos times Scrum.

Características do Time Scrum

Há 5 características importantes que são extremamente importantes para times Scrum.

·        Times devem ser auto organizáveis. Todos os membros do time devem administrar seus esforços para completar a tarefa que foi dada. E como no Agile Scrum não há a figura do líder do time ou chefe. Então todos devem estar comprometidos o suficiente para realizar suas próprias atividades e contribuir para o sucesso da equipe. Se um falhar, todo mundo falha.

·        As equipes devem ser multifuncionais. Todos os membros da equipe devem possuir todos os conhecimentos e habilidades necessários para fornecer um serviço ou produto que seja bem feito e esteja pronto para o uso. Um especialista pode ser usado em casos necessários, mas apenas como um técnico que transfere o conhecimento para a equipe para preencher uma lacuna específica.

·        Ser um Product Owner requer uma visão de negócios. O Product Owner representa a voz do cliente e precisa traduzir suas necessidades para o Scrum Master e a equipe. Normalmente este trabalho é feito em tempo integral.

·        O Scrum Master não é um chefe. Eles ajudam a fornecer o treinamento necessário para a equipe de desenvolvimento e também ajudam a remover qualquer barreira enfrentada pela equipe.

·        Não mais que 9 membros da equipe. Tudo o que você precisa e todas as habilidades que são necessárias para entregar um produto ou serviço devem ser alcançados por apenas 9 membros de equipe. O grupo deve ser pequeno o suficiente para colaborar entre eles e para colocar o produto ou serviço em produção.

Uma coisa é certa: todo time DEVE ter um Product Owner para prover uma visão de negócios e requisitos para o serviço e/ou produto.

Imagine o resultado se apenas desenvolvêssemos serviços e/ou produtos baseados em requisitos técnicos sem considerar as necessidades dos clientes?

No início, provavelmente funcionaria, mas em longo prazo isso é insustentável porque as funcionalidades não atendem às necessidades dos clientes. Quem pagará a conta?

O Product Owner faz a ponte entre o Negócio e o Time Técnico, ou em outras palavras, o Time Scrum. Deve haver um Product Owner para cada produto ou serviço, e somente um.

Ele(a) representará a voz do cliente, e ajudará maximizar o valor do projeto, produto ou serviço.

Competências do Product Owner

O papel do Product Owner não requer necessariamente conhecimento técnico, mas o Product Owner deve ser competente em várias outras áreas, como:

·         Gerenciamento de nível de serviço

Gerenciamento de datas-alvo e uma compreensão de melhores métodos de abordagem ajudarão o Product Owner. A equipe inteira é responsável por entregar as funcionalidades de acordo com a data-alvo. Mas é o Product Owner que irá realizar as negociações com os clientes.

·         Planejamento de produtos ou serviços

O gerenciamento do Product Backlog é uma habilidade básica que deve ser desenvolvida para quem deseja se tornar um Product Owner. É claro, o Scrum Master e a Equipe serão habilitados a avaliarem a participação do planejamento, mas a responsabilidade de manter o Product Backlog ainda pertence ao Product Owner.

·         Design de Arquitetura e Design de Aplicação

Esta habilidade não é tão importante como as outras nesta lista, mas eu sempre gosto de pensar que quando uma pessoa de negócios possui pelo menos um vago conhecimento técnico, isso ajuda a definir melhores requisitos e objetivos.

·         Identificação das necessidades

O Product Owner será responsável por entender os requisitos para o produto e/ou serviço, bem como traduzir essas necessidades para o Scrum Master e a Equipe. Mais tarde, isso se tornará parte do Product Backlog e transformado na história do usuário. Um bom Product Owner definitivamente precisa saber como identificar necessidades de negócio. Não há lugar para discussão sobre esse assunto.

·         Gerenciamento de Projetos e Portfólio

No Agile Scrum não há um papel de Gerente de Projeto, mas o Product Owner deve gerenciar o Product Backlog. Isso significa que ele ou ela deve entender como gerenciar as funcionalidades que serão entregues na Estória do Usuário como parte do Product Backlog.

·         Gerenciamento de relacionamento

No Agile Scrum não há um chefe, porque equipes são auto-organizadas. Isso significa que estabelecer e gerenciar um relacionamento é muito importante para balancear melhor o modo como as tarefas são atribuídas e também gerenciar o relacionamento com o negócio e os clientes.

·         Gerenciamento de Mudança de Negócios

As mudanças no projeto são sempre bem-vindas na prática Agile Scrum. Entretanto, mais que isso, algumas vezes os negócios podem mudar, e não apenas o produto e/ou serviço, mas também o próprio negócio e os stakeholders, e o Product Owner deve estar pronto para gerenciar e realizar as alterações necessárias.

Responsabilidades do Product Owner

As principais responsabilidades do Product Owner são:

·         Desenvolver o caminho e a estratégia para os produtos e serviços, incluindo os objetivos de curto e longo prazo.

·         Fornecer e ter acesso ao conhecimento sobre os produtos ou os serviços;

·         Entender e explicar as necessidades do cliente para a equipe de desenvolvimento;

·         Reunir, priorizar e gerenciar os requisitos do produto ou serviço;

·         Assumir quaisquer responsabilidades relacionadas ao orçamento do produto ou serviço, incluindo sua lucratividade;

·         Determinar a data de lançamento das funcionalidades do produto ou serviço;

·         Trabalhar junto com a equipe de desenvolvimento diariamente para responder perguntas e tomar decisões;

·         Aceitar ou rejeitar funcionalidades concluídas das Sprints;

·         Mostrar as principais realizações da equipe ao final de cada Sprint;

·         Responsável pelo Product Backlog.

Papel do Scrum Master

O Scrum Master desempenha um papel crucial dentro das práticas do Agile Scrum, ele ou ela será responsável por gerenciar os processos Scrum mas não a Equipe de Desenvolvimento.

O Scrum Master é um líder que serve, responsável por remover quaisquer barreiras ou impedimentos que surjam durante o projeto.

Além disso, quando for necessário, o Scrum Master também ajudará outras partes da organização (fora da equipe de desenvolvimento) a entender as práticas Agile Scrum – às vezes isso pode ser muito útil, especialmente quando a organização está adotando essas práticas.

Por que o Scrum Master não gerencia a Equipe? Isso ocorre porque as Equipes devem ser auto-organizadas o suficiente para entregar o que está sendo exigido para a empresa, portanto o Scrum Master é responsável por orientar a Equipe e treiná-las, mas não por ser seu gerente.

Às vezes, as organizações acreditam que profissionais técnicos podem se tornar grandes Scrum Masters, e isso não é nem verdadeiro nem falso.

Tornar-se um bom Scrum Master é ter as habilidades certas, o que é completamente independente do passado.

Habilidades do Scrum Master

Aqui estão algumas das habilidades que eu acredito serem importantes para um bom Scrum Master.

·         Projeto de arquitetura

A equipe de desenvolvimento deve ser guiada algumas vezes sobre como projetar soluções que atendam às necessidades do negócio do cliente. É muito importante que o Scrum Master compreenda conceitos básicos relacionados a determinados

·         Integração de componentes

Essa habilidade está intimamente relacionada ao projeto de arquitetura, e a mesma explicação se aplica.

·         Teste

Nas práticas Agile Scrum os serviços e produtos devem ser entregues com qualidade e eficiência. Isso significa que os recursos devem ser completamente testados antes de serem liberados para o negócio/cliente. O Scrum Master pode guiar o time de Desenvolvimento a decidir qual tipo de teste deve ser usado para um recurso específico e como fazê-lo

·         Educação e Provisão de treinamento

O Scrum Master é responsável por treinar e orientar a equipe de desenvolvimento em torno das práticas do Agile Scrum, e adicionalmente (como descrito acima) outras partes das organizações podem ser treinadas pelo Scrum Master. Esta habilidade garantirá que os Scrum Masters operem em um nível mais alto, podendo não apenas treinar, mas também treinar os membros da equipe nas práticas do Agile Scrum dentro da organização.

·         Desenvolvimento de Pessoal

Alguns componentes da equipe de desenvolvimento exigirão mais atenção do Scrum Master, alguns deles porque são completamente novos nas práticas do Scrum Ágil. Eles devem ser treinados e desenvolvidos para participar do desenvolvimento de maneira apropriada.

·         Gerenciamento de Projetos e Portfólio

O Scrum Master deve ter habilidades de Gerenciamento de Projetos para facilitar o entendimento das equipes sobre como gerenciar as atividades necessárias para completar os Sprints.

·         Gerenciamento de riscos

Muitas decisões serão tomadas durante um projeto, incluindo como a equipe de desenvolvimento deve criar um recurso para o produto ou serviço. Normalmente, o Scrum Master precisa entender os riscos de desenvolver um recurso de uma determinada maneira, em vez de outro. Quando isso acontece, uma boa avaliação de risco ajudará a definir a maneira apropriada de construir o recurso.

·         Melhoria de processos

Agile Scrum é sobre melhoria contínua, incluindo o processo. Isso significa que, durante as revisões no final da entrega, o Scrum Master pode orientar a equipe a buscar melhorias que ajudarão a facilitar o  próximo desenvolvimento.

Responsabilidades do Scrum Master

As principais responsabilidades do Scrum Master são:

·         Atuar como coach, ajudando a equipe a seguir os valores e práticas do scrum;

·         Ajudar a remover impedimentos e proteger a equipe de interferências externas;

·         Promover uma boa cooperação entre a equipe e as partes interessadas;

·         Facilitar o senso comum dentro da equipe;

·         Proteger a equipe das distrações da organização;

Função da Equipe de Desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento é formada por 3 a 9 pessoas que devem  satisfazer todas as necessidades técnicas para entregar o produto ou o  serviço.

Eles serão guiados diretamente pelo Scrum Master, mas não serão gerenciados diretamente. Eles devem ser auto-organizados, versáteis e responsáveis ​​o suficiente para concluir todas as tarefas necessárias.

Normalmente, quando uma nova equipe começa a trabalhar, leva tempo até que tenham afinidade suficiente para combinar seu conhecimento.

Isso é completamente normal e eles enfrentarão uma curva de aprendizado que será facilitada pelo Scrum Master diariamente. Não é recomendado alterar os componentes da equipe com muita frequência, a fim de evitar qualquer tipo de redução de produtividade devido a alterações pessoais.

Responsabilidades das Equipes Scrum

As principais responsabilidades das equipes são:

·         Criar e entregar os produtos ou serviços;

·         Serem auto-organizadas e autogeridas. As equipes devem ser capazes de determinar suas próprias tarefas e como elas serão executadas;

·         Cross-funcionais. As equipes não são combinadas com uma única habilidade, mas com várias habilidades diferentes;

·         São dedicados para um produto ou serviço.

·         Recomendado para trabalhar no mesmo espaço de trabalho.

Para uma compreensão maia aprofundada de todos estes temas, a PMG Academy conta com diversos cursos oficiais como:

Scrum Foundation

Scrum Master

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X