O que é Governança de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 2 de maio de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segunda a ITIL edição 2011, governança de TI: “Assegura que as políticas e as estratégias sejam realmente aplicadas, e que os processos necessários são corretamente seguidos.” Governança inclui definir papéis e responsabilidades, medição e elaboração de relatórios, e tomar medidas para resolver quaisquer problemas identificados.

A governança é a única área abrangente que amarra a TI junto ao negócio, e que os serviços prestados são a forma de garantir que a organização seja capaz de executar a governança.

Governança é o que define o direcionamento comum, a política e a regras que ambos, o negócio e a TI usam para conduzir os negócios da organização.

Muitas estratégias de ITSM falham porque tentam construir uma estrutura ou processos de acordo de como eles gostariam que a organização trabalhasse, ao invés de trabalhar dentro das estruturas existentes de governança.

Governança trabalha para aplicar uma abordagem consistente gerenciado em todos os níveis da organização – o primeiro, assegurando que uma clara estratégia está definida, então, definindo as políticas em que a estratégia será alcançada.

As políticas também definem os limites, ou o que a organização não pode fazer como parte de suas operações. A Governança precisa ser capaz de avaliar, dirigir e acompanhar a estratégia, políticas e planos.


Está gostando do artigo? Conheça também o Top 10 das Certificações de TI


Governança corporativa refere-se às regras, políticas, processos, e em alguns casos, as leis, pelo qual as empresas são operadas, reguladas e controladas. Estes são muitas vezes definidas pela diretoria ou acionistas, ou na constituição da organização, mas eles também podem ser definidos por legislação, regulamento ou grupos de consumidores.

O padrão de governança corporativa de TI é a ISO/IEC 38500. O objetivo desta norma é o de promover o uso eficaz, eficiente e aceitável de TI em todas as organizações. Exemplos típicos de regulamentos que têm impacto de TI incluem: financeiro, segurança, proteção de dados, privacidade, gerenciamento de ativos de software, gestão ambiental e de emissão de carbono.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente