Definição e Princípios do Val IT
Podemos definir objetivamente que o Val IT é um conjunto de princípios de governança e práticas comprovadas, processos, técnicas, guias e diretrizes de apoio – que ajudam o conselho, equipes de gerenciamento executivo e outros líderes empresariais – que otimizam a realização de valor dos investimentos em TI. Ou ainda, ele pode ser definido como uma estrutura ou um framework abrangente e pragmático. Ou seja, prático e objetivo.
Desse modo, o Val IT fornece suporte direto a executivos, em todos os níveis de gestão, em todos os negócios e organizações de TI. A partir do CEO e outros líderes, até gerentes e administradores diretamente envolvidos nos processos de realização da seleção, aquisição, desenvolvimento e implantação dos benefícios.
Assim, os processos e as práticas dentro de Val IT são apresentados, num primeiro momento, como uma estrutura de governança única e integrada, que fornece uma abordagem na tomada de decisões nos negócios e na TI, a fim de se criar valor concreto e mensurável ao negócio.
VAL IT – Princípios-chave
Existe no Val IT um conjunto de processos – o qual veremos mais adiante – que em conformidade com sete princípios, define um conjunto de práticas-chave de gerenciamento. Esses princípios, processos e práticas se relacionam entre si, fundamentando o framework do Val IT.
Essa relação se dará da seguinte forma: O Val IT tem um objetivo de criar valor ao negócio através dos investimentos nos habilitadores de TI. Então, para atingir este objetivo, dependerá destes princípios-chaves, que são orientadores. Dependerá também de processos que estão em conformidade com estes princípios, que, portanto, servirão de guia.
Estes processos e princípios serão executados quando houver uma relação de práticas de gerenciamento.
Há 7 princípios-chave, dentre os quais, quatro são para as práticas de entrega de valor que:
- Reconhecerão que há diferentes categorias de investimentos, logo, eles serão avaliados e gerenciados de forma diferente.
- Definirão e monitorarão indicadores-chave e irão responder rapidamente a quaisquer alterações ou desvios.
- Envolverão os interessados e atribuirão responsabilidades adequadas para a disponibilização de recursos e a realização de lucros empresariais.
- Serão continuamente monitoradas, avaliadas e melhoradas.
E três princípios para os investimentos em habilitadores de TI que:
- Serão geridos como um portfólio de investimentos.
- Incluirão o escopo completo de todas as atividades necessárias para atingir o valor de negócio.
- serão controlados e geridos através de seu ciclo de vida econômico.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais achou interessante ou uma dica extra que você deseja compartilhar conosco.
Quer seguir carreira em Governança de TI? Pois leia também: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI
Artigos Relacionados




2 respostas
Bom dia,
Eu gostaria de adquirir o e-book do Val IT mas não estou conseguindo efetivar a compra.
Como faço para comprar?
Att.,
Maximilian
Maixmilian. Entre em contato com o suporte: contato @ pmgacademy.com informando o ocorrido.